Nada coloca um amortecedor no dia mais rápido do que um zangão que não descola. Já saí em alguns dos lugares mais bonitos do mundo e o meu zangão simplesmente não descola. Por exemplo, uma vez estive na Ilha Lord Howe e a esgrima Geo impediu-me simplesmente de descolar. Outra vez, o meu sistema de posicionamento visual precisava de calibração – todos eles são igualmente frustrantes.
Fixar um drone que não descola inclui verificar as baterias, hélices, permitir que o drone aqueça, lidar com quaisquer avisos no ecrã, e certificar-se de que não se encontra numa área geo-fechada. A verificação da existência de danos e a calibração de todos os sensores também ajudará a resolver quaisquer problemas.
Este artigo irá rever tudo o que precisa de verificar e como consertar um zangão que não descola. Ficará surpreendido com a simplicidade de algumas destas verificações – mas por vezes, pela minha experiência, são as questões mais simples que o atrasam.
Comecemos com as coisas simples mas fáceis de verificar.
Table of Contents
Coisas simples a verificar
Por vezes, dar um passo atrás e simplesmente verificar todos os componentes fundamentais de um drone resolve o problema de um drone que não descola. Pode ser tão simples como não carregar a bateria, não verificar duas vezes a ligação ao drone, uma actualização de aplicação ou actualização de firmware que requer a sua atenção, ou muito simplesmente que está numa área geo-fechada.
Bateria
Sem bateria, o zangão não vai literalmente a lado nenhum.
Fui certamente apanhado quando as minhas baterias foram deixadas para fora durante alguns dias e não tenho a quantidade de energia que espero ter no início do meu voo. Isto porque muitas das baterias inteligentes que alimentam os zangões modernos esgotam lentamente a energia para proteger o composto de polímero de lítio durante o armazenamento.
Se quiser verificar o estado da sua bateria DJI pode simplesmente abrir a aplicação GO4 e verificar as baterias quando ligado ao drone. Se quiser um resumo completo sobre como verificar o estado da bateria do seu DJI vá ver o meu outro artigo – clique aqui para o resumo completo.
Propulsores e motores
Quando a maioria dos zangões arranca pela primeira vez, eles fazem uma variedade de verificações. O meu ar DJI Mavic gira as hélices lentamente em passos a fim de verificar o seu movimento e resposta assim que arranca.
Likewise, se tiver qualquer obstrução que tenha funcionado no motor, como areia, sujidade, relva ou longos fios de cabelo, isto também pode fazer com que o zangão registe um erro e se proteja, não descolando.
Tambem, recomendo vivamente que antes de ligar o seu zangão verifique se existem fissuras e lascas nas hélices que possam causar uma falha estrutural. Pode fazê-lo simplesmente passando as pastilhas do polegar e o dedo sobre toda a lâmina e também usando a unha para verificar a existência de lascas no bordo de ataque da lâmina.
Aquecimento do drone
Quando se liga pela primeira vez alguns tipos de zangões, eles dir-lhe-ão que estão a aquecer.
Os pilotos de voo tendem a ser um grupo relativamente hospitalar, pois sabemos que não queremos desperdiçar os preciosos minutos de tempo de voo simplesmente drenando a bateria no solo.
Drones que estão a aquecer terão frequentemente um aviso ou notificação na aplicação. Durante este tempo estão a passar por algumas verificações de segurança e fases de calibração muito importantes que irão manter o seu drone a voar em segurança durante todo o seu voo – é provavelmente melhor esperar até que o drone lhe diga que está feliz por descolar.
Carga de controlo remoto
Todos os nossos focos quando se pilota um zangão tendem a ser no próprio zangão. Há outro componente igualmente importante mas que muitas vezes é ignorado – o controlo remoto do zangão.
O telecomando do drone é a única ligação que o piloto tem duas do drone enquanto este está em voo. Muito frequentemente, estes comandos à distância de aeronaves vêm com baterias recarregáveis que duram aproximadamente seis ou sete voos. Porque não é necessário carregá-los tão frequentemente como as baterias do zangão, por vezes pode ser muito fácil de esquecer.
Se tiver de ligar o seu telefone ao comando à distância para um visor de cabeça para cima, alguns comandos à distância irão retirar energia do telefone – isto também limita significativamente a duração da bateria do seu telefone.
Como apólice de seguro, levo frequentemente o meu carregador externo e portátil para lidar com qualquer potencial problema de carga de controlo remoto.
erro de aplicação
Software que funciona com uma tonelada de dispositivos diferentes pode muitas vezes tornar-se nocivo.
Aplicações Drone foram concebidas e criadas para funcionar com uma variedade de dispositivos diferentes. Os principais dispositivos em que trabalham frequentemente são os sistemas operativos androide e Apple. Contudo, dentro de cada um destes ecossistemas, existem actualizações de firmware e patches de segurança que são lançados numa base constante. Há também uma gama de diferentes versões do software e, muito simplesmente, os fabricantes de andróides estão sempre a jogar um jogo de apanhar com a última versão.
Pode ter actualizado recentemente o firmware no seu dispositivo inteligente ou a aplicação foi actualizada sem o seu conhecimento e não funciona bem com o seu firmware antigo.
Esta simples falha de comunicação entre as características de controlo muito importantes da aplicação e o dispositivo inteligente que está a utilizar pode, por vezes, fazer com que o drone não descolue.
Área vedada
Geo vedações utilizam GPS e sinais de satélite de navegação para impedir automaticamente que os drones sobrevoem áreas sensíveis como edifícios governamentais, centrais nucleares, aeroportos, eventos de alto perfil e mais.
Isto significa que um drone simplesmente não será capaz de descolar em zonas de geoferência restrita. Isto é tipicamente implementado pelo sistema seguro de voo do DJI que tem um sistema escalonado de requisitos regulamentares. Por vezes, como na Ilha Lord Howe, é possível desbloquear a área e, noutras circunstâncias, não se pode descolar a menos que se tenham seguido as medidas regulamentares adequadas, como a apresentação do plano de voo e se tenha conseguido uma certa licença.
Os tipos de zonas no sistema seguro de voo do DJI incluem:
- zonas restritas – Nestas Zonas, que aparecem a vermelho na aplicação DJI GO, os utilizadores serão alertados com um aviso e o voo é impedido. Se acredita ter autorização para operar numa Zona Restrita, contacte [email protected] ou Online Unlocking.
- altitude zones – As zonas de altitude aparecerão em cinzento no mapa. Os utilizadores recebem avisos em DJI GO, ou DJI GO 4 e a altitude de voo é limitada.
- authorisation zones – Nestas Zonas, que aparecem a azul no mapa DJI GO, os utilizadores serão alertados com um aviso e o voo é limitado por defeito. Zonas de autorização podem ser desbloqueadas por utilizadores autorizados utilizando uma conta verificada DJI.
- zonas de aviso – Nestas Zonas, que podem não aparecer necessariamente no mapa DJI GO, os utilizadores serão avisados com uma mensagem de aviso. Exemplo de Zona de Advertência: Espaço aéreo classe E
- zonas de aviso melhoradas – Nestas Zonas, será solicitado pelo GEO no momento do voo para desbloquear a zona utilizando os mesmos passos que numa Zona de Autorização, mas não é necessária uma conta verificada ou uma ligação à Internet no momento do voo.
- Zonas restritas regulamentares – Devido aos regulamentos e políticas locais, os voos são proibidos no âmbito de algumas áreas especiais como as prisões.
- Zona de voo recomendada – Esta área é mostrada a verde no mapa. Recomenda-se a escolha destas áreas para a organização de voos.
Existem várias formas diferentes de desligar as vedações geográficas e o bio drone que não têm estas restrições. Desligar as suas restrições de Geo vedações ou comprar um zangão que não as tenha vem com alguns riscos. Como contornar a Geoenceence e os riscos associados a ela são discutidos no meu outro artigo – os melhores drones sem Geoence – clique aqui para ser levado ao artigo.
Em avisos no ecrã
Drones são bestas muito complicadas e a forma como comunicam connosco é através dos seus avisos no ecrã. Por vezes, um zangão não descola por causa de um destes avisos.
Tipicamente, a interface do utilizador é óbvia e apresenta estes avisos em vermelho vivo. Por exemplo, o meu ar DJI Mavic simplesmente não descola se precisar da sua bússola calibrada. Mostrar-me-á um aviso e também me dará um indicador de não poder descolar na barra superior.
Toma atenção a todos os diferentes avisos no ecrã para lidar com todos e cada um dos problemas que o impedem de descolar.
Depois de ter examinado estas razões básicas para um zangão que não o descolará na próxima necessidade de passar para o nível seguinte de reparação complicada.
Próximas coisas a verificar
As próximas coisas que deve verificar incluem a calibração de componentes importantes. Na maioria dos drones comerciais é possível fazê-lo a partir da aplicação dos fabricantes sem ter de ligar o drone a um computador. No entanto, para algumas coisas é necessário ligar o drone através de um cabo USB a um portátil ou computador.
Calibração
Você deve calibrar o seu drone tantas vezes quantas as necessárias para o manter a voar em segurança. Calibrar um zangão não é apenas para quando ele não descola, deve fazê-lo se notar uma série de sintomas diferentes. Isto inclui, desvios significativos, problemas com a localização GPS, um tempo significativo em trânsito ou armazenamento, e depois de cada aterragem ou impacto significativo.
Aqui estão os aspectos importantes que deve considerar calibrar se o seu zangão se recusar a descolar.
Acelerómetros
Acelerómetros estão presentes em cada drone e desempenham um papel muito importante na determinação da estabilidade do voo do drone.
Acelerómetros medem a taxa de mudança de movimento. Assim, se mantiver o drone imóvel, o sensor não captará quaisquer alterações de movimento, independentemente da localização do drone.
Cada drone é calibrado de forma ligeiramente diferente devido às diferenças de software bem como ao hardware que cada drone contém mas todos eles seguem os simples passos básicos enquanto calibram o acelerómetro.
- Certifique-se de que o drone é mantido na mesma orientação indicada pelo software que está a utilizar para calibrar o acelerómetro.
- Coloque o drone numa superfície plana e estável e não se está a mover.
- Inicie o procedimento de calibração do software para o seu drone.
- alguns requerem que o drone seja desligado e ligado novamente. Siga todas as instruções do software.
Aqui estão alguns modelos de zangões comuns com uma ligação aos melhores métodos de calibração que encontrei.
Há também muitos grupos de investigação científica que estão a procurar tornar a calibração do acelerómetro de drone mais precisa. Um desses estudos, publicado em 2018, mostra que eles são capazes de aumentar a precisão do acelerómetro simplesmente correndo os dados de calibração através de uma série diferente de filtros matemáticos. Portanto, isto enche-me de esperança de que a calibração do acelerómetro se torne mais fácil, mais rápida e mais precisa num futuro próximo.
Compass
A bússola é um componente que é muito importante para o seu zangão. É a única coisa que me impede regularmente de descolar quando quero e falei sobre isso no meu vídeo do YouTube, abaixo.
A bússola é o drone de campo à prova de falhas que regressa a casa se algo correr mal durante o voo. Se a sua bússola for Miss calibrada, o seu drone pode muito facilmente explodir na direcção errada e pode ter o seu primeiro flyaway.
Há muitas coisas e objectos que podem afectar a calibração de uma bússola de zangões. Pode realmente ver a interferência na aplicação DJI, indo a settings> advanced>compass e olhar para o indicador de interferência.
Na minha experiência há algumas coisas que podem causar uma quantidade significativa de interferência da bússola. O meu arqui-inimigo é o betão armado. O betão parece um lugar realmente seguro e estável para lançar o seu zangão, mas o reforço metálico interno pode causar estragos com a bússola.
IMU
A unidade de medição inercial é um dispositivo incorporado no seu drone e contém uma carga de diferentes sensores para manter o drone a funcionar correctamente. Especificamente, mede a força, altitude, e velocidade angular da aeronave durante o seu voo. Estes são medidos através de uma série de diferentes sensores que se combinam para uma unidade muito potente.
Os sensores que inclui são o acelerómetro, o giroscópio, o barómetro e o termómetro.
O giroscópio é um sensor que detectará os movimentos dos drones em relação ao nível do horizonte e será responsável por manter a estabilidade de modo a obter uns disparos incrivelmente suaves que não sairão desfocados. O barómetro é utilizado para detectar as alterações na altura do zangão. E penso que todos sabem o que é um termómetro – mede a temperatura do zangão para garantir que as baterias não sobreaqueçam e iniciem um incêndio.
Os fabricantes de discos estão a tornar a unidade de medição por inércia incrivelmente fácil de calibrar. Deverá demorar apenas cerca de cinco minutos a fazer uma calibração completa. Tudo o que precisa é de uma área que esteja nivelada e estacionária enquanto estiver a calibrar o IMU.
Dê uma olhada no manual do seu fabricante e no manual do seu modelo específico de drone para saber como calibrar todos estes componentes.
Outros
Porque cada zangão tem uma variedade de componentes diferentes que podem incluir uma gama de sensores e backups diferentes de que necessita para se familiarizar com os tipos de calibrações de modo a que o zangão possa descolar em segurança.
Se, chegou a esta fase do artigo e implementou todas as verificações no seu drone ainda está para descolar aqui estão algumas tentativas de última hora que lhe podem permitir descolar rapidamente.
Outras coisas a verificar
Se as simples verificações não funcionassem e passar por todas as calibrações que poderia eventualmente passar, não trabalhar aqui são as coisas finais a verificar.
Danos
Danos aos componentes internos do zangão podem não ser óbvios. Os danos podem incluir fissuras e rupturas das placas de circuitos electrónicos internos devido à aterragem dura, bem como danos causados pela água.
A casca externa do zangão é tipicamente de plástico ou um composto de plástico e é relativamente fácil de partir porque é fabricado para ser tão leve quanto possível. Não oferece a melhor protecção contra impactos.
Se houver danos óbvios no exterior do drone em termos de uma estrutura rachada ou fracturas no braço e corpo do drone, há uma grande probabilidade de que os componentes internos do drone também sejam afectados.
Enviar o seu drone para reparação e avaliação profissional dos danos será a única coisa que poderá fazer para recuperar o seu drone se este for um drone de câmara disponível comercialmente. Em alternativa, se o seu drone for um drone de corrida em primeira pessoa, poderá estar você próprio a trocar os componentes.
Verificar a localização das hélices
Se o seu zangão está a estragar-se mas simplesmente não o consegue descolar, deve verificar se as hélices estão nos locais certos. Isto porque alguns dos motores giram no sentido horário enquanto outros giram no sentido anti-horário, isto dá-lhe a capacidade de se mover no ar e proporcionar estabilidade através do voo do drone.
A fim de manter o drone estável no ar, as hélices têm esmolas específicas em que precisam de ser instaladas. Muitas vezes os zangões têm marcadores que se alinham com os motores como guia. Alguns certificam-se de que os zangões estão nos locais apropriados das hélices.
Sumário
Neste artigo, revemos como consertar um zangão que não descola. Por vezes são apenas as coisas muito simples e tontas que podem impedir a descolagem e o voo do seu zangão.
Vocalizar que o seu zangão está totalmente calibrado e que abordou todos os avisos que apareceram na aplicação permitir-lhe-ão voar rapidamente. No entanto, existem apenas algumas coisas que não podem ser ultrapassadas, tais como os danos de uma aterragem dura ou queda, bem como os danos causados pela água.