Não há nada mais frustrante do que carregar as baterias fazendo as verificações prévias à descolagem e depois descobrir que não se pode tirar imagens claras! Então o que pode fazer se as suas fotografias de drone se tornarem desfocadas? Aqui estão 7 verificações simples que deve fazer antes de contactar o fabricante.
Porquê as suas fotografias de zangão estão desfocadas? Estas são as verificações rápidas que deve fazer antes de fazer algo demasiado drástico:
- Verifica se estás a olhar para a imagem HD
- Realizar as impressões digitais na lente
- Verifica a humidade na tampa da lente
- Reajustar a velocidade do obturador
- Ajustar as definições de exposição
- Ajustar a focagem automática do drone
- Recalibrar todas as definições vitais do drone
Aqui está um resumo de vídeo do nosso canal YouTube:
Table of Contents
Está a receber a imagem do cartão SD?
Uma das primeiras coisas que deve verificar é que está a descarregar a imagem guardada no cartão SD do drone.
NÃO o que foi transmitido para o seu dispositivo.
O fluxo ao vivo e a foto guardada no seu telefone terá muitos artefactos de compressão que tornarão a imagem granulada e desfocada. A imagem ao vivo no seu ecrã ou telefone é uma imagem em tempo real que é enviada para o seu telefone e pode incluir artefactos de sinal mau/borrão. que é introduzida na imagem para que a imagem lhe chegue mais rapidamente.
Para ultrapassar este problema, ligue a sua câmara ao seu computador e aceda ao ficheiro guardado no cartão SD. Ligue o drone ao seu computador utilizando um cabo USB e navegue até ao ficheiro onde o seu drone guarda as imagens.
O cartão recomendado para uso em HD e fotos 4K são:
- Sandisk 16GB UHS-1 Micro SDHC
- Samsung 16G UHS-I Micro SDHC
- Samsung 32G UHS-I Micro SDHC
- Samsung 64G UHS-I Micro SDXC
Sandisk 32GB UHS-1 Micro SDHC
Sandisk 64GB UHS-1 Micro SDXC
Kinston 16GB UHS-1 Micro SDHC
Kinston 32GB UHS- 1 Micro SDHC
Kinston 64GB UHS-1 Micro SDXC
Aqui deverá encontrar a fotografia na qualidade que disse ao seu zangão para guardar a imagem como. Se ainda tiver imagens granulosas e desfocadas, terá de verificar os próximos itens da lista, mas espero que isto resolva o problema por si!
Imprimir as impressões digitais na lente
Parece tolice, mas lidamos muito com os nossos zangões e isso pode levar a problemas.
Retirar do saco ou da mala de transporte, retirar a tampa da lente, desdobrar as pernas, prender a bateria. Todo este conjunto de zangões é muito manual! Não admira então que se possa tocar acidentalmente na lente da câmara.
Tirar o tempo necessário para verificar a tampa da lente ou o filtro de densidade neutra na câmara em busca de manchas e impressões digitais.
Vocês devem, por uma questão de manutenção, limpar regularmente a lente. Qualquer pano macio de algodão ou microfibra serve. Humedecer um pouco uma pequena parte, se necessário. Também pode usar o pano dos seus óculos ou estojo de óculos de sol para limpar a lente.
Existe também uma pequena engenhoca chamada caneta de lentes – vejam aqui. É uma caneta que pode ser usada para limpar a lente do seu zangão.
Verifica a humidade na tampa da lente
Uma questão comum com os zangões é que a humidade pode entrar atrás da tampa da lente das câmaras de zangão.
Drones são voados em todo o tipo de condições e mesmo que não se tenha voado com chuva ou qualquer outra condição de humidade – a condensação ainda pode ficar atrás da tampa da lente.
Esta questão pode tornar-se um problema particular se estiver a pilotar o seu zangão regularmente em condições de frio e de nevoeiro.
Existem algumas coisas que pode fazer para ultrapassar os problemas:
- Colocar os pacotes de sílica (os que dizem que não se deve comê-los) que vêm regularmente com produtos com o seu zangão no seu estojo. Se forem velhos – coloque-os no forno a 70 graus durante uma hora, deixe-os arrefecer e depois utilize-os. Isto livra-se da água já contida neles e do que costumava fazer no laboratório de química.
- Colocar a câmara numa sala quente durante cerca de uma semana para ter a certeza de que toda a condensação funcionou bem e depois passar ao passo 3, abaixo.
- Tirar o tempo para aclimatar o drone à temperatura exterior antes de o lançar. Coloque o drone, no seu saco exterior, na temperatura em que vai voar para dentro. O objectivo aqui é introduzir estas mudanças de temperatura e humidade lentamente.
Isto foi notado em alguns modelos diferentes de zangões e deve verificar com o fabricante se o problema persiste. Alguns utilizadores em fóruns afirmaram que o fabricante substituiu unidades que têm este problema continuamente.
Velocidade de obturação
Velocidade de disparo numa câmara, drone ou não, determina quanto tempo a câmara está a capturar uma imagem. Tem um efeito maciço sobre os resultados das suas imagens e pode ser a razão pela qual a sua foto de zangão está desfocada.
O maior efeito para as filmagens do drone é MOTION BLUR.
Se tiver uma velocidade de obturação longa, o objecto do qual está a tirar uma imagem será azulado no seu movimento de direcção. Ou se a sua câmara está em movimento (como a forma como um zangão se corrige em relação ao vento e outros factores) pode fazer com que a imagem fique desfocada na direcção em que o seu zangão está em movimento.
Velocidades de obturação também podem compensar ajustes de luz baixos. Pergunte-se: é a sua fotografia de uma situação de pouca luz?
Se usar velocidades de obturação longas, o sensor no seu sensor do drone reúne muita luz, e a foto será muito mais brilhante. O inverso também é verdade. Ao usar velocidades de obturação rápidas, o sensor é exposto a menos luz, resultando numa foto mais escura.
Pode sempre ligar as definições automáticas do seu drone para ver se isso resulta numa imagem menos desfocada. Ou pode reduzir manualmente a velocidade do obturador – mas isto será feito à custa da luminosidade da imagem.
A velocidade de obturação recomendada para vídeos é o dobro da velocidade de fotogramas.
velocidades de obturação mais elevadas ‘congelarão’ o movimento, fazendo com que o vídeo/imagem pareça um pouco antinatural. Mas para cenas de acção – como no desporto onde há muito movimento – pode usar velocidades de obturação mais altas para enfatizar alguns movimentos e adicionar um borrão natural.
Configurações de exposição
É muito fácil obter uma imagem demasiado escura ou demasiado brilhante quando não está no modo Automático.
Por exemplo, alguns pilotos de drone podem usar o modo Manual e definir uma velocidade de obturação lenta para captar alguma fotografia nocturna fixe. O problema é que pode esquecer-se de reiniciar a câmara para fotografar em condições de iluminação diurna, onde provavelmente acabará com uma imagem branca sólida.
Veja este vídeo sobre como obter sempre grandes tiros de zangão!
TOP TIP: Ligar o histograma ao definir a exposição manualmente porque o ecrã do telefone não reflecte com precisão o que é capturado no cartão SD.
Lembrar que pode sempre escolher a exposição automática se tudo o que foi dito acima for um pouco incómodo. O lado negativo disto é que o software da câmara do drone pode fazer ajustes de exposição durante a captura das suas filmagens que não parecem naturais para o espectador – pode editar esses segmentos mais tarde.
Auto foco – definir em!
Nada de magia sobre este – precisa de verificar se está realmente focado na parte certa da imagem!
Se ainda estiver a receber imagens desfocadas depois de tocar no ecrã para focar a sua imagem precisa de mudar para focagem automática (AF em alguns zangões). Por vezes, quando está escuro e a focagem automática não está a funcionar, terá de mudar para o modo de focagem manual!
Em resumo – verificar auto-foco é ON!
Cheque todas as suas configurações de calibração do drone
Uma câmara de drone não funciona isoladamente. A capacidade de tirar grandes fotografias depende de cada aspecto do zangão a trabalhar em conjunto.
Das hélices para as lentes de cardan e da câmara fotográfica – tudo deve funcionar em conjunto para produzir a fotografia perfeita.
Tirar o tempo para calibrar os seus drones gimbal e configurações avançadas. Na aplicação DJI Go 4 parece assim:
Configurações gerais > calibre o seu gimble > cabeça para as definições principais do controlador > clique em definições avançadas > role até encontrar o ícone dos sensores >calibre a sua IMU/compass.
Seguir todas as instruções no ecrã para o seu zangão e recalibrar se sentir que há algo que ainda não parece certo. Pode efectuar os passos de calibração com a frequência necessária para se certificar de que as suas fotos e vídeo são tão claros quanto possível!