Aconteceu a quase todos os panfletos de zangões em algum momento. Está a desfrutar de algumas boas fotografias panorâmicas e alguns pontos pretos aparecem no seu monitor. No início, é irritante que algo esteja a arruinar o seu disparo perfeito, mas depois apercebe-se que um enxame de abelhas está a atacar o seu zangão! Quando me aconteceu pela primeira vez, fiquei preocupado com o facto de poder exterminar uma colmeia inteira. Mas também que eles iriam enxamear o meu zangão em tão grande número que o derrubariam facilmente! Vamos ver porque é que as abelhas atacam os zangões e o que se pode fazer em relação a isso!
Drones são regularmente atacados por abelhas e a razão é a identidade equivocada. As abelhas são atraídas por zangões devido ao zumbido de baixa frequência que é gerado pelas suas hélices cortando através do ar. Isto atrai as abelhas para olharem mais de perto. É aqui que começam os problemas – o downdraft causado pelas hélices pode agitar as abelhas e também sugar a abelha para dentro das lâminas – matando rapidamente a abelha. Quando uma abelha morre, liberta uma feromona (um sinal químico) encorajando outras abelhas a atacar o zangão – é um ciclo vicioso até que se possa aterrar o zangão.
Anyone que voa é um zangão regularmente notará que outros animais também são atraídos pelo zangão. O meu zangão já foi abalroado por pássaros, abelhas, e outros insectos. Há até alguns estudos sobre a forma como os elefantes respondem aos zangões!
Por que são as abelhas atraídas por zangões?
As abelhas são um insecto inquisitivo. As abelhas voam normalmente dentro do intervalo de 1 e 6 km, mas por vezes vão até 13,5 km. Algumas abelhas podem mesmo viajar até 20 km da sua colmeia.
Durante as suas viagens estão à nossa procura de todo o tipo de coisas, incluindo flores, ameaças e água. Claro que um zangão se tornaria uma coisa bastante interessante para investigar porque emite alguns dos sons mais interessantes para uma abelha – vibrações de baixa frequência.
Em alguns dos mais respeitados livros de apicultura estas são as coisas que depois causam o ataque de uma abelha:
Vais notar que o zangão faz tic-tac a dois deles – vibrações e cores escuras. Assim que a primeira abelha é cortada em pedaços pelas lâminas, as feromonas são libertadas e as abelhas não conseguem ajudar-se a si próprias!
Há também algumas provas que sugerem que a radiação electromagnética dos zangões também pode causar danos às abelhas. Os zangões emitem uma grande quantidade de radiação electromagnética para comunicar com o controlador. A radiação pode interferir com as bússolas naturais das abelhas, tornando-lhes difícil viajar de forma precisa e segura.
A situação é tão má para as abelhas como é para nós – acelera os danos à paisagem agrícola e ao abastecimento alimentar.
O que acontece quando uma abelha ataca um zangão?
A partir do momento em que uma abelha de mel tenha decidido atacar, ela tomará uma posição (se estiver de pé) e sobressairá o seu ferrão. Neste momento, a abelha liberta a sua primeira feromona – a feromona de alarme. Isto diz às outras abelhas da zona que algo perigoso está presente e que elas devem aproximar-se da ameaça.
A partir do momento em que a abelha tenha identificado o zangão como uma ameaça, ela orientará o seu ferrão para o zangão e lançará um ataque.
Atacando o been, admite-se um zumbido de grande intensidade. Infelizmente para a abelha, nesta altura não tem qualquer hipótese contra as pás de plástico ou fibra de carbono da hélice de um zangão. Se quiser saber quanto dano um zangão pode causar a um dedo humano – veja o meu outro post no blogue aqui.
Para as abelhas que escapam às lâminas administrarão o ferrão ao zangão e passarão os minutos finais de morte a voar à volta do zangão (tentando distraí-lo como a abelha o faria para um predador).
Quanto tempo dura o ataque da abelha?
É improvável que as abelhas bonitas perseguam um zangão a longas distâncias. Se o zangão estiver longe de si – voar de volta para o seu local pode ser suficiente para parar a carnificina.
Se no entanto, o zangão estiver acima de si enquanto é atacado – é provavelmente seguro aterrar. Se ainda houver abelhas à volta do zangão, espere até que elas tenham deixado o zangão após a aterragem – elas também podem facilmente picá-lo!
Facto interessante: Se o seu zangão está a ser atacado por abelhas africanas, pode perseguir o seu zangão durante centenas de metros.
Como é um ataque de abelhas?
Aqui estão alguns exemplos de vídeos de toda a rede onde os zangões foram atacados por abelhas durante o seu voo.
Têm sido relatados vários vídeos para ataques de abelhas e também pessoas que as utilizam para remover ninhos de vespas. Acho que usar o poder de corte das lâminas a seu favor pode ser uma coisa boa para os insectos e pragas de que se quer ver livre – provavelmente não é a forma limpa de o fazer!
Drones soam como abelhas – óptimo para a conservação de elefantes…
A ciência tem demonstrado que os sons das abelhas são semelhantes aos das abelhas!
A maior parte do tempo isto é realmente uma coisa terrível, pois pode atrair abelhas, como já discutimos acima. Mas há algumas coisas boas que podem vir dela – não para as abelhas – mas para os elefantes.
Investigadores da Universidade Duke levaram um zangão ao Parque Nacional Wonga Wongue para monitorizar o movimento dos elefantes.
Os investigadores descobriram que, dos zangões que testaram, o DJI Phantom soava mais como abelhas. Os elefantes foram vistos a atirar pó para o ar – tal como estavam a tentar afastar as abelhas.
Esta informação poderia ser utilizada para afastar os elefantes do perigo e mantê-los em áreas designadas de um parque de conservação onde estariam a salvo de caçadores furtivos e outras ameaças.
Se estiver interessado em drones para fotografia de vida selvagem – veja os melhores drones neste outro post.
Como limpar o seu zangão após um ataque de abelhas
Após um ataque de abelhas, o seu zangão provavelmente acabará por parecer bastante arrependido! Este vlog no meu canal YouTube é a última vez que matei um bando de abelhas que atacaram o zangão!
Limpar o seu zangão após um ataque de abelhas é um processo bastante simples – só tem de se ter um pouco de cuidado e luz com o sabão e a água, mas o interior do zangão sai com bastante facilidade. Este é o processo que eu utilizo:
- Remover as hélices.
- Limpar as hélices com água e sabão.
- Cheque as hélices para qualquer dano significativo (particularmente para o bordo de ataque da lâmina.
- Utilizar um pano ligeiramente húmido com sabão e água para remover quaisquer restos de abelha do corpo do zangão.
- Passar especial atenção às aberturas do zangão – onde este aspira ar.
- Utilizar um palito para recolher os restos de abelha da borda das aberturas (ter cuidado para não a empurrar de novo para dentro)
- Deixe o zangão secar durante algumas horas.
- Reunir o zangão e levá-lo para um voo de ensaio.
Se qualquer parte significativa de insecto entrasse nos motores poderia causar um pouco de instabilidade – reserve algum tempo para verificar a estabilidade antes do seu próximo grande voo!