Está a pensar em comprar um zangão? Há um monte de perguntas sobre as razões pelas quais um drone vale tanto o investimento E tantas razões pelas quais um drone NÃO vale mesmo nada! Tudo depende do porquê de estar a comprar um zangão e de se certificar de que compra um zangão que combine COMO o vai usar! Será que os zangões valem a pena? Bem, depende…
Os zangões valem a pena? SIM e NÃO – se um zangão vale a pena resume-se ao porquê de querer comprar um zangão e à forma como o vai usar! Não vale a pena comprar um zangão se só queres um, porque parece ser uma engenhoca fixe. Mas vale 100 por cento se for fotógrafo e quiser expandir o número de ferramentas à sua disposição. Tire um momento para considerar o que gostaria de fazer com um zangão e se houver um zangão no mercado que lhe permita fazer exactamente isso!
Queria mesmo comprar um zangão! Eu estava há mais de um ano no meu desafio de vlogging auto-imposto. Produzia um vlogging todos os dias da semana durante um ano. Tinha-me tornado bom a falar com a câmara. Tirava imagens interessantes de b-roll e editava todas as minhas filmagens juntas na Premiere Pro. Estava pronto para adicionar essa próxima dinâmica aos meus vídeos – filmagens de drone.
Tinha procurado inspiração em vloggers famosos, como Casey Neistat, e houve sempre um aspecto importante que me fez sentar em pavor – a sua capacidade de contar uma história e a incrível cinematografia que utilizavam. As filmagens de drone eram uma parte importante do processo narrativo.
Antes de me lançar na compra do drone precisava de saber exactamente o que precisava na compra do meu drone para ter a certeza de que valia a pena. Precisava de um zangão que fosse:
- Portátil – Eu usava como parte do meu vlogging diário, por isso precisava de caber numa mochila e viajar comigo para todo o lado – mesmo na minha bicicleta.
- Fácil de voar – eu queria um zangão que tivesse GPS e regressasse a casa. Eu não queria uma enorme curva de aprendizagem que me fizesse perder tempo a usá-lo todos os dias!
- Filmes HD gravados – para que correspondessem às minhas outras câmaras.
- Fóruns e comunidade – descobri que quaisquer problemas com a tecnologia podem normalmente ser resolvidos quando existe uma boa comunidade. Alguém terá tido quase de certeza o mesmo problema que você que o colocou num fórum – tipicamente esse problema é resolvido!
Por isso sugiro que escreva as características que pretende num zangão e procure um zangão que corresponda ao seu caso de uso! Depois de o ter feito, verifique as minhas 10 razões pelas quais os zangões valem tanto a pena como não valem!
Aqui está o meu vídeo no YouTube a dar-vos as minhas melhores dicas!
Table of Contents
Drones valem a pena se:
Você quer sair para a natureza
Quando comprei o meu zangão pela primeira vez fui muito inflexível em acrescentar algo à minha vida. Gostei muito da fotografia do zangão que vi online. Adorava a paisagem natural de cima e queria emular isso também para mim! Definimos a divertida tarefa de escolher um parque nacional ou praia diferente para pilotar o zangão.
Nos últimos anos, fomos a lugares onde nunca pensei ir – mesmo na zona local – e levámos-me a lugares que não queria ir mas que adorei quando mandei o zangão para cima. Entrei nas florestas nacionais com o meu fiel Mavic Air na minha mochila.
Um zangão vale absolutamente a pena se o usar como motivação para sair e voar em alguns pontos novos e fixes!
Você escolhe um zangão no seu orçamento
Não há dúvida de que os zangões podem ser caros! O mais recente no mercado pode custar quase $2000! O problema é que quase de certeza não precisa do melhor drone do mercado ou do mais caro!
Drones podem ser encontrados em toda uma série de pontos de preços diferentes. Além disso, nunca esquecer o mercado dos drones em segunda mão. É aqui que se pode apanhar uma pechincha desde que se saiba o que se está à procura. Apanhei um zangão com apenas 4 horas de voo a uma fracção do preço de um zangão novinho em folha. Além disso, conheci uma pessoa encantadora que ficou feliz por me falar sobre todos os aspectos do meu novo brinquedo divertido!
Não ser sugado pelos vídeos promocionais de fantasia ou pelas fotos técnicas brilhantes. Escreva uma lista de todas as características de que necessita, bem como o orçamento que tem para o seu drone. Estou certo de que encontrará um drone (em segunda mão ou de outra forma) que lhe permitirá fazer tudo o que precisa de fazer!
Isso leva muito bem ao ponto seguinte:
Você escolhe um zangão que tenha as características de que necessita
Você precisa de se fazer uma pergunta muito importante…
‘Porque quero um zangão?
A resposta a esta pergunta revelará exactamente que drone precisa para comprar. O facto é que o mercado de zangões é tão variado e cheio de diferentes tipos de zangões que nenhum zangão será capaz de fazer tudo. Quer fazer corridas de zangões? Quer tirar algumas fotografias e vídeos fantásticos? Há alguma coisa específica que queira fazer com o seu zangão?
Comprar um zangão não valerá a pena se não se conseguir o que se quer com ele! Por outro lado, se escolher um zangão que lhe proporcione uma nova capacidade para o seu passatempo actual, valerá muito a pena!
Você quer descobrir um novo passatempo
Talvez esteja a pensar comprar um drone por causa da oportunidade que se abrirá como um novo passatempo. Na verdade, nunca pensei que me interessaria tanto por fotografia como sou – tudo o que foi preciso foi um zangão! Há tantas coisas fantásticas que se pode fazer com um zangão que se pode encontrar um grupo de entusiastas onde quer que se esteja – tenho a certeza disso!
Existem tantas pessoas fantásticas que partilharão alegremente consigo o que gostam! Se quiser conectar-se com outros amantes de zangões, consulte meetup.com e digite drone para ver o que aparece.
Todos nós precisamos de um equilíbrio de coisas que adoramos fazer e que libertem a criatividade e nos dêem algo novo para aprender. Os zangões são uma forma fantástica de encontrar esse equilíbrio! Eu sei que adorei cada segundo!
Voa realmente a maldita coisa!
Este não será uma surpresa. Um zangão só valerá a pena se realmente voar a maldita coisa! Todas as dicas acima referidas assegurar-se-ão de que escolhe um zangão que vai querer voar. Não tenho dúvidas de que as pessoas que dizem que os zangões são uma moda – de ter um zangão sentado no seu armário a apanhar pó – compraram um porque acharam que era fixe, mas não perceberam porque é que estavam a conseguir um!
Todos os dias levei o meu drone para fora durante mais de um ano e a minha confiança cresceu a cada voo. Aprendi coisas novas, superei novas questões, e apreciei o feedback sobre o meu vlog. Fiz novos amigos e intrigados transeuntes com o meu ruidoso aparelho voador. Também me levou a iniciar este blogue!
Para mim, um zangão tem sido uma ferramenta que abriu oportunidades de aprendizagem e de ligação com as pessoas. Tenho a certeza de que pode fazer o mesmo por si – basta levar o seu tempo no processo de selecção!
Agora, vamos ver porque é que a compra de um zangão NÃO valeria a pena!
Drones NÃO valem a pena se:
Você não sabe porque quer um
Como discutimos acima, um único zangão não pode ser tudo para a comunidade de zangões. Mesmo dentro da gama de drones de câmara, alguns são mais adequados a outras tarefas do que outros. Por exemplo, veja o meu outro artigo sobre que câmara comprar se estiver a filmar vida selvagem.
Se está a pensar comprar um zangão por medo de perder ou se acha que é fixe possuir um zangão, pode ficar bastante desapontado com aquilo com que acaba! É por isso que muitos querem comprar um zangão:
- <
- Para tirar algumas fotografias fantásticas de zangões
- Para filmar filmagens de zangões
- Para correr (vista em primeira pessoa)
- Para inclinar como construir um zangão (através de um kit ou construir um zangão personalizado)
Cada uma destas razões de compra de zangões requer um nível diferente de investigação sobre o que funcionará melhor para a sua razão. Basta levar o tempo.
Vives num país onde as leis são demasiado restritivas
Quando os zangões caem nas mãos erradas – e as pessoas ficam tontas com eles – os zangões ganham um mau nome. Nos últimos dois anos, os zangões tornaram-se uma tecnologia de consumo amplamente acessível. E com isso surge o potencial para as pessoas utilizarem mal essa tecnologia.
As drones tornam-se comuns, mais países estão a tomar as medidas para criar leis para proteger o público. As leis normalmente incluem:
- Estar a uma certa distância de pessoas e carros (30 m na Austrália)
- Voar sob uma certa altura (200 m na Austrália no momento em que escrevo)
- Ficar afastado dos aeroportos
- Ficar afastado dos parques nacionais
- Não voar acima de pessoas
- Não tirar fotografias de pessoas sem a sua permissão
- Pagar atenção ao não zonas de voo
- Fazer treino ou aulas de voo
- Obter licenças para certas actividades com zangões.
Como se pode ver – há uma carga de regulamentos diferentes que um país pode escolher para criar leis em torno. Um dos aspectos mais irritantes é que todas estas leis e regulamentos podem ser alterados a qualquer momento sem aviso prévio. No Reino Unido, é necessário pagar por uma licença e renová-la todos os anos. Na Austrália, é livre de pilotar um zangão com menos de 250 gramas. Qualquer coisa por cima disso e precisa de fazer um teste e pagar algum dinheiro.
Leis e regulamentos semelhantes estão a surgir em todo o mundo – por isso certifique-se de que compreende as suas obrigações antes de comprar um zangão. Caso contrário, a compra de um zangão pode não valer a pena!
Você não pode pagar um
Este é pessoal e diferente para todos. Os zangões podem ficar bastante caros e não se deve colocar sob qualquer pressão financeira em nome de um novo gadget.
Há muitos passatempos que não requerem imediatamente o dispêndio de uma carga de dinheiro ou bens. Quando se adquire um drone pela primeira vez, é um kit muito excitante, mas a novidade pode passar muito rapidamente. Essa novidade pode passar de uma forma muito mais sinistra se então se tiver colocado numa situação financeira precária.
Verifica a minha lista de zangões principiantes e verás que não precisas de quebrar o banco para pagar este novo passatempo. Também pode apanhar zangões em segunda mão – eu apanhei e não me arrependo! Há também algumas empresas que alugam zangões. Poderá ver como gosta da experiência e experimentar um par de modelos antes de se lançar numa compra. Pode ser apenas a coisa de que precisa para parar de gastar esses dólares duramente ganhos!
Você aborrece-se facilmente com as coisas
Oh a pressa! A pressa de voar com o seu zangão pela primeira vez. Uma mistura de ansiedade e excitação ao ver o seu ‘portátil com asas’ a desaparecer à distância. Essa excitação pode desaparecer rapidamente se não tiver uma razão para voar com o seu zangão.
Drones são uma tecnologia muito fixe e adoro voar a minha, mas a verdade honesta é que não é tão excitante como costumava ser. Continuo a pilotar o meu drone para gravar filmagens para clientes ou adicionar um pouco de bondade drone aos meus vídeos e vlogs do YouTube. Se é o tipo de pessoa que se aborrece com coisas novas rapidamente – talvez considere se a compra de um zangão valerá realmente a pena!
Você não gosta de aprender
Comprar e pilotar um zangão (comercial ou feito à medida) vem com toda uma gama de coisas que precisa de aprender. Software, aplicações e calibrações, para citar apenas algumas. Poderá também precisar de aprender a programar se estiver a construir o seu próprio zangão. Contudo, os drones comerciais contornam este problema e tornam a pilotagem de um drone uma experiência realmente simples.
Comprar um zangão não valerá a pena se não quiser aprender toda uma nova gama de habilidades e desenvolver uma compreensão de como melhor usar o seu brinquedo! Gosto muito de aprender e por isso tem sido um prazer aprender enquanto vou!
A palavra final
Então há 10 pontos a considerar se não tiver a certeza se um zangão valerá a pena para si? Lembre-se de responder às perguntas mais importantes colocadas neste artigo antes de saltar para a compra.
Existem muitos fóruns que contêm uma riqueza de informação e uma comunidade que poderá responder rapidamente a quaisquer perguntas que tenha sobre zangões! Não se meta em qualquer tipo de dificuldade financeira por causa de pilotar um drone – há sempre opções mais baratas se o preço for um factor importante para saber se um drone vale a pena para si.