Quando se pilota um zangão, quer-se que ele permaneça no ar o máximo de tempo possível. Os fabricantes de um zangão irão citar um certo número de minutos que o zangão deverá ser capaz de voar durante. Muitas vezes é apenas a quantidade de tempo que o zangão pode pairar num ambiente sem mentes. No entanto, a bateria do drone pode estar a morrer muito mais depressa do que o habitual por uma série de outras razões, e iremos agora rever estas razões em pormenor!
Por que é que a bateria do meu zangão morre tão depressa? – estas são as razões.
A sua bateria de zangão pode estar a morrer mais depressa do que o habitual devido ao seu estilo de voo. Pode estar a voar de forma mais agressiva do que o utilizador médio ou num modo desportivo em que o drone visa a aceleração máxima. Outros factores incluem voar com ventos fortes, levantar peso extra ou a sua bateria pode estar perto do fim da sua vida útil. Estes factores podem informar o seu estilo de voo e também dizer-lhe se está ou não na altura de comprar uma nova bateria. Seja como for, há muitas opções para prolongar o tempo de voo do seu drone.
Verifica o meu vídeo no YouTube para uma análise rápida das razões pelas quais as baterias do teu zangão podem estar a morrer mais depressa do que esperas:
Aqui, vamos rever todos os problemas que o seu zangão possa estar a enfrentar e que podem estar a limitar o seu tempo de voo e a causar a morte da sua bateria tão rapidamente. A maioria dos problemas são facilmente resolvidos e podem ser rectificados com um pouco de tentativa e erro!
Table of Contents
Por que razão a sua bateria de zangões pode estar a morrer mais depressa do que o habitual
É muito frustrante ter o seu drone pronto para um voo, depois preparar todas as baterias e acessórios de que necessita apenas para conseguir uma fracção do tempo de voo que normalmente consegue ou que nunca consegue o que acha que deveria conseguir.
Antes de entrarmos nas opções, quero que reconheçam que voar de drone é um processo realmente intensivo em termos energéticos. Se tiver um brinquedo ou um zangão principiante com uma bateria muito pequena não pode esperar que o zangão lhe proporcione um tempo de voo superior a alguns minutos. No entanto, se tiver um zangão de médio alcance com tecnologia de bateria inteligente, deve verificar qual é o tempo de voo máximo indicado pelo fabricante e depois remover cerca de 20 – 25% para compensar a deslocação e o combate a condições ambientais como rajadas de vento.
Se ainda estiver um pouco perdido quanto à razão pela qual a bateria do seu drone está a morrer mais depressa do que a média, então aqui estão algumas questões comuns que poderiam causar tempos de voo mais curtos.
Vôo agressivo
Penso que todos caíram vítimas de voar o mais rápido que podem e de fazer movimentos rápidos enquanto voam pelo ar. Bem, se for um voador agressivo, está a esgotar rapidamente a energia das baterias! Uma carga de energia é utilizada quando se faz curvas rápidas e mudanças de direcção. O zangão tem de acelerar CONTRA o seu próprio impulso, o que faz com que a bateria se esgote muito energia. Sempre que o drone está a trabalhar contra si próprio, está a roubar minutos preciosos no ar. Aqui estão algumas formas de reduzir os voos agressivos:
- Frouxar o acelerador e os paus – enquanto voam tomar uma decisão consciente de mover os paus lentamente enquanto voam. Isto irá parar qualquer aceleração contra o impulso do zangão. Pode levar um pouco de tempo para ajustar o seu estilo de voo, mas o tempo de voo extra valerá a pena.
- Utilizar um modo cinematográfico – alguns drones vêm com características de voo avançadas como ‘ modo cinematográfico’. Este modo suaviza quaisquer movimentos rápidos para que os seus disparos pareçam estáveis e uniformes. Esta é uma forma à prova de falhas para garantir que o seu zangão voa suavemente – afinal, está a deixar o zangão fazer todo o trabalho árduo por si!
- Utilizar um modo iniciante – alguns zangões vêm com a opção de ligar um modo iniciante. Um modo principiante limitará uma gama de capacidades de voo como aceleração de velocidade máxima e capacidade de resposta do drone aos movimentos no controlador. Este modo limitará a sua agressividade enquanto voa da melhor maneira possível.
Recalibrar os sticks para uma aceleração mais lenta – Uma forma, mais avançada, de reduzir a agressividade do seu voo é ajustar as curvas de aceleração e resposta do movimento aos movimentos dos joysticks. A maioria das aplicações de drone têm esta capacidade e tornam mais fácil armazenar as suas preferências de resposta.
Obviamente, não há nada de errado em assobiar o mais rápido possível se é isso que se quer de um voo! Mas limitar a sua agressividade e trabalhar com o impulso do zangão ajudará se a sua bateria de zangão estiver a morrer rapidamente.
Modo desportivo
Drones vêm frequentemente com uma carga de configurações de voo e na série DJI Mavic, eles tornam realmente fácil ligar o modo desportivo. Isto é tão simples como carregar num pequeno interruptor na parte da frente do controlador. Durante o transporte, liguei regularmente o modo desportivo acidentalmente e só a meio do meu voo é que me apercebi que o zangão tem vindo a acelerar o mais forte que pode!
Tirar um momento para verificar se o seu zangão não está num modo desportivo ou extremo antes de descolar. Pode ser uma configuração de hardware ou software que necessite de ser ajustada. Mas uma vez desligado – verá uma enorme melhoria na duração dos seus tempos de voo.
Ventos fortes
Voar com ventos fortes em algum momento inevitável com um zangão. Por muito bom que seja o seu planeamento, por vezes basta aparecer quando o vento está a levantar e decidir-se a tentar! Desde que o seu zangão consiga lidar com ele não é uma questão de segurança – ele apenas drena as suas baterias rapidamente!
Sai muitas vezes por cima de um penhasco para obter alguns golfinhos espectaculares e as ondas e a corrente de ar da face do penhasco atiraram o zangão um pouco desprevenido! Portanto, a fonte do vento pode por vezes vir como uma pequena surpresa. Se estiver a voar com ventos fortes, certifique-se apenas de que a sua parte externa do voo está no vento – isso significa que não terá de combater o vento no caminho de volta. Se tiver de combater o vento, uma vez que a energia da bateria está a esgotar-se rapidamente, talvez não consiga regressar!
Se vai voar com ventos fortes, verá que a bateria morre muito mais depressa do que o habitual!
Gravação ou outras actividades com fome de energia
Como uma questão de processo – registo quase todas as partes do meu voo. Por alguma razão, esta parece ser a melhor maneira de eu captar as melhores imagens, e depois não perco nenhuma parte fresca inesperada do meu voo. Esta decisão está certamente a custar-me um tempo de voo valioso!
Quantos mais processos eléctricos estiverem a ocorrer no zangão em qualquer altura – mais energia é consumida. Se tiver luzes e outros sensores activos no seu zangão – utilizará mais energia do que se não os tivesse activos.
Se quiser prolongar o seu tempo de voo, então pode optar por desligar toda a luz que o seu drone usou, quaisquer sensores e também parar e começar a gravar conforme necessário, em vez de a manter sempre ligada.
Extra peso
Talvez esteja a fazer algo um pouco mais especial com o seu zangão? Algo como a pesca com zangão ou a utilização do zangão para levantar coisas pesadas – todo este peso extra pode fazer com que a bateria do zangão se esgote mais rapidamente. Provavelmente, não será surpresa para si que quanto mais pesado for o zangão, mais energia é necessária para levantar coisas pesadas no céu. Portanto, retire quaisquer adições de terceiros ao seu zangão e retire qualquer coisa que tenha colocado no zangão – o seu voo irá durar muito mais tempo!
Bateria pode não ser boa
A última razão pela qual deve considerar porque é que a bateria do seu zangão morre tão depressa é que o seu zangão pode estar a chegar ao fim da sua vida! Um dos primeiros sintomas de uma bateria fraca é que drena muito rapidamente – especialmente sob carga (quando a está a utilizar). Há uma maneira fácil de verificar a saúde da sua bateria na maioria das aplicações do zangão.
Baterias registam quantas vezes foram carregadas e descarregadas. Na aplicação DJI GO4, introduza as definições (três pontos no canto superior direito) > seleccione o separador Bateria >clique em detalhes aí encontrará quantas vezes a bateria no drone foi carregada.
Pode também verificar a duração da bateria restante na série DJI Mavic, fazendo os seguintes passos do manual. Pode haver uma função semelhante no drone que tem..
Uma bateria bem cuidada deve durar muitas centenas de horas. Se a bateria tiver sido recarregada mais de cerca de 300 vezes, consideraria a possibilidade de obter uma nova bateria para o drone. Fazer uma bateria nova durar mais tempo enquanto voa exige que se cuide bem dela e a guarde adequadamente para que quando estiver pronta para a usar tenha o melhor desempenho possível – isto é particularmente importante para uma bateria inteligente!
Agora vou passar por algumas formas de cuidar da sua massa para garantir que ela dure mais tempo durante o voo E que dure mais tempo aos estagiários do número de ciclos que ela pode passar.
Como posso fazer a minha bateria de zangão durar mais tempo?
Esta questão pode ser interpretada de duas maneiras:
- Como posso fazer com que os meus tempos de voo durem mais tempo, e
- Como posso fazer com que a minha bateria dure mais ciclos (mais voos/ciclos de carga)
A resposta a estes dois aspectos da pergunta depende de manter as suas baterias nas melhores condições possíveis durante o maior tempo possível. Não há truques ou hacks secretos com esta. Apenas uma boa manutenção e cuidado à moda antiga! Aqui vamos analisar os principais aspectos que deve considerar ao armazenar e cuidar da sua bateria! Para compreender realmente porque é que as baterias precisam de ser cuidadas, precisamos de compreender de que são feitas as baterias e como diferem de outras baterias recarregáveis.
Que tipo de baterias usam os zangões?
As baterias de polímero de lítio são baterias de polímero de lítio e precisam de ter uma rotina de manutenção e armazenamento mais rigorosa do que outras baterias recarregáveis. As baterias de polímero de lítio são a única inovação que permite que os zangões desempenhem tão bem como o fazem! Estas baterias são a melhor combinação de luz e potência – exactamente o que uma engenhoca voadora precisa!
Todas as baterias LiPo são constituídas por células individuais – entre uma e oito delas. Cada uma destas células é sempre classificada a 3,7 V e está totalmente carregada a 4,2 V. Se deixar a bateria cair abaixo dos 3,7 V, irá danificar permanentemente a bateria – por isso é que precisa de tomar cuidado especial com elas!
Aqui estão as bases para manter as suas baterias saudáveis para que possam durar o máximo de tempo possível.
Cerve-os limpos e secos
Armazene as suas baterias numa área limpa e seca. Evite o contacto com a humidade e o excesso de pó. Se a bateria entrar em contacto com a humidade pode enferrujar e corroer os contactos. Se quiser, pode limpar os contactos metálicos com álcool isopropílico (IPA) se precisar de limpar alguma sujidade que se tenha acumulado,
Deixe as suas baterias arrefecer antes de carregar
Se for como eu – estará ansioso por voltar ao ar assim que aterrar o seu zangão. No entanto, carregar a bateria do seu drone assim que aterrar não é uma grande ideia! Durante o voo as baterias descarregam-se a uma velocidade rápida e todo este movimento de electrões pode causar um pouco de aquecimento. A bateria não deve ficar muito quente, mas vai aquecer um pouco.
Espere 20 minutos antes de carregar novamente – isto irá proteger a bateria do sobreaquecimento, uma vez que carregar as baterias também pode fazer com que a bateria aqueça.
Loja a 50% de carga
Nunca deixe as baterias do seu drone completamente carregadas se armazenar durante longos períodos de tempo – como mais de um mês. É melhor deixar as suas baterias a 3,9 volts por célula se não estiver a planear utilizá-las dentro de uma semana. As baterias LiPo com 100 % de carga são muito mais instáveis do que quando a 50 % – aumentando a mentira de um curto-circuito.
algumas das baterias inteligentes também se descarregarão a si próprias de modo a atingirem cerca de 3,9 V por célula. Aqui estão algumas regras básicas se quiser armazenar as suas baterias de zangão durante vários períodos de tempo:
- Armazenamento a longo prazo – As baterias devem ser descarregadas entre 60 e 80% se não forem utilizadas durante um a dez dias.
- Armazenamento a longo prazo – Se armazenar durante mais de dez dias, armazenar a bateria entre 40 e 60%. As baterias não devem ser deixadas durante mais de três meses sem serem carregadas, pois a duração da bateria será reduzida.
Cicla as baterias LiPo para a primeira utilização
Se tiver adquirido uma bateria nova, pode fazer um ciclo da bateria um par de vezes para ajudar a aumentar a longevidade da bateria. após um par inicial de ciclos, pode repetir isto de poucos em poucos meses. Isto é combater algo referido como “memória da bateria” onde a bateria se lembra até que ponto foi descarregada pela última vez e faz com que encolha artificialmente a sua capacidade.
Drone calculadoras de duração da bateria
Se quiser calcular a capacidade de uma bateria de Drone e tiver Pode usar uma calculadora de bateria de Drone LiPo para calcular quanto tempo deve ter no céu. É um cálculo muito complicado e está reservado para as pessoas que estão a construir o seu próprio drone.
Sumário
Trabalhar para que a sua bateria de drone di tão rapidamente possa ser respondida observando o seu estilo de voo e as condições em que está a voar. Pode estar a voar de forma mais agressiva do que o utilizador médio ou num modo desportivo em que o drone visa a aceleração máxima. Outros factores incluem voar com ventos fortes, levantar peso extra ou a sua bateria pode estar perto do fim da sua vida útil. Nesse caso, pode comprar uma bateria nova e aprender a mantê-la devidamente para que dure algumas centenas de ciclos.
Se tiver uma bateria inteligente com o seu zangão, este tratará da maioria dos problemas de manutenção, descarregando-se ao nível mais seguro durante longos períodos de inactividade.