Quando se olha pela primeira vez para comprar um zangão pode ser confuso quando se compara uma carga de modelos diferentes. Muitas vezes depara-se com drones que vêm com uma câmara fixa. Isso significa que vêm com uma câmara pré-instalada que não pode ser removida ou trocada. Terá de seleccionar um zangão com base na câmara, tanto quanto as características de voo. Quando se entra nas marcas mais altas, os zangões têm câmaras que são substituíveis e depois podem ser muito mais exigentes quanto à qualidade e ao hardware. Neste artigo vamos analisar tudo o que precisa de saber sobre os zangões e se eles vêm com uma câmara.
Um zangão vem com uma câmara? Sim. Há uma gama de zangões comercialmente disponíveis que vêm com uma câmara fixa. A maioria dos zangões acima do preço de 100 dólares vem com alguma forma de câmara fotográfica. Quanto mais barato for o zangão, menos qualidade se pode esperar da câmara mas os zangões de preço médio têm uma câmara fantástica. Se for um profissional, e quiser ter controlo total sobre a câmara, deve seleccionar uma câmara drone profissional onde pode trocar o sensor e adicionar lentes.
Vejamos as diferentes câmaras utilizadas nos zangões e a qualidade que se pode esperar delas.
Table of Contents
Que câmara é utilizada num zangão?
A cada lançamento de novos drones, os fabricantes estão a melhorar a qualidade da câmara. Os preços dos drones têm-se mantido relativamente estáveis porque, à medida que a tecnologia se torna mais barata, os fabricantes optam por manter o preço de venda a retalho igual, mas incluem melhor hardware e câmaras mais avançadas. Obviamente, o drone só pode carregar tanto peso para que a tecnologia avance ao mesmo ritmo que a miniaturização dos componentes da câmara.
DJI é um dos principais fabricantes de câmaras a nível de consumidor e cada novo modelo tem uma câmara mais avançada. Este fabricante tem também uma vasta gama de zangões que abrange uma enorme variedade de tipos de câmaras. Na secção abaixo veremos os diferentes tipos de câmaras que cada drone actual tem na gama DJI.
A maioria dos zangões vem com câmaras fixas
A maioria dos zangões vem com câmaras fixas e não há maneira de simplesmente removê-las ou substituí-las. Quando escolher um drone para comprar as características e funcionalidades da câmara terá de ser uma das decisões mais importantes que terá de tomar. Por exemplo, aqui estão as mais baratas através das especificações mais caras das câmaras de drone para diferentes drones DJI.
DJI Mavic mini
O DJI Mavic mini é vendido como a câmara voadora do dia-a-dia. Tem um tempo de voo máximo de 30 minutos, tem apenas 249 g, tem uma transmissão de vídeo de alta definição, tem um gimbal de três eixos e uma câmara fotográfica de 2,7 K. O drone não vem com uma câmara de 4K mas, para ser honesto consigo, a menos que seja um videógrafo profissional, este drone tem uma resolução mais do que suficiente. Aqui estão algumas das especificações da câmara:
- sensor – CMOS de 1/2,3 polegadas, 12 megapixels
- lente – campo de visão 83°, alcance de disparo de 1 m até ao infinito.
- resolução vídeo – 2,7 K, alta definição completa.
É possível ver que com base nestas especificações o DJI Mavic mini é um fantástico drone de câmara que vem a um preço incrivelmente razoável. Vamos dar uma vista de olhos ao próximo nível na gama DJI.
Mavic air 2
O DJI Mavic air 2 é o último drone de gama média para o fotógrafo de hobby. Tem capacidades incríveis de videografia e fotografia, tem um tempo de voo de 34 minutos, evita activamente obstáculos e leva a potência e a portabilidade para o nível seguinte. Oferecem uma gama de funções de filmagem inteligente e uma qualidade de imagem surpreendente, ao mesmo tempo que tornam o voo mais seguro e, portanto, mais agradável. A câmara neste zangão vem com:
- sensor – CMOS de 1/2 polegada, 48 megapixels.
- Lente – campo de visão de 84°, alcance de foco de 1 m até ao infinito.
- Video resolução – até ultra alta definição 4K.
Como pode ver em comparação com o DJI Mavic mini, está a receber muito mais megapixels e uma resolução de vídeo muito mais alta por um preço de compra mais elevado. A lente neste drone dá-lhe o mesmo campo de visão e alcance de focagem porque os drones nesta gama muitas vezes não têm lentes permutáveis e, portanto, requerem uma lente que seja capaz de fazer um alcance de distâncias.
Phantom 4 pro V 2.0
O Phantom 4 pro V 2.0 abrange os mundos consumidor e profissional da tecnologia de câmaras fotográficas drone. O Phantom 4 pro tem uma câmara muito melhor e é capaz de filmar a 60 fotogramas por segundo. Isso fará com que as filmagens de zangões em câmara lenta sejam espectaculares e que todos nós adoramos. Quando se compra este nível de câmara, eles realmente esforçamse muito para que a câmara produza as melhores imagens e fotografias possíveis. Isso começa com uma fantástica suspensão cardan. Estas são as características da máquina fotográfica:
- sensor – CMOS de 1 polegada, 20 milhões de pixels.
- Lente – campo de visão 84°, autofoco a 1 m ao infinito.
- Video resolução – cinema 4K a 60 fotogramas por segundo.
Em comparação com os outros zangões neste artigo, acima, pode ver que está a obter um sensor muito maior com um número significativamente maior de pixels. A lente fornece aproximadamente o mesmo nível de foco e campo de visão, mas a qualidade da lente é muito superior e resulta em imagens mais claras. O drone também tem um obturador mecânico muito preciso que remove a distorção do obturador ao capturar assuntos em movimento rápido e ao voar a alta velocidade.
Não há dúvida de que pagar mais pelo seu drone resulta numa qualidade de imagem muito superior. Como já mencionei anteriormente, estes zangões vêm com uma câmara fixa. Isso significa que irá comprar uma câmara com um drone e se quiser actualizar a câmara também precisa de actualizar e comprar um novo drone. Quando se chega a drones de nível profissional, há também uma forma de ter câmaras intercambiáveis. E a este preço, as câmaras não vêm com o zangão. Terá de as comprar separadamente.
Os zangões mais caros têm câmaras permutáveis
Os drones de nível profissional da série DJI são utilizados para a realização de filmes, uma vez que têm uma suspensão cardan rotativa de 360° e uma câmara de 4K. Um exemplo do actual drone de câmara de nível profissional é a inspiração 2. Isto vem com duas opções para câmaras. As câmaras são permutáveis na suspensão cardan e ligam-se directamente ao corpo do zangão. Todas estas câmaras são concebidas para a qualidade gráfica de nível cinematográfico e têm lentes permutáveis no topo do sensor, tal como os fotógrafos DSLR estão habituados. Estas máquinas fotográficas são:
- ZENMUSE X7>ul>
- o tamanho do sensor é 23,5×12,5 mm
- lia>suporta um número de lentes
- e a resolução é de até 6K a 23 quadros por segundo.
/li>
- ZENMUSE X 5S
- o sensor é um sensor CMOS de 4/3 polegadas com 20,8 megapixels.
- suporta uma gama de lentes.
- e uma resolução de vídeo até 4K.
/li>
Estas câmaras intercambiáveis vêm com o poder de ter lentes intercambiáveis. As lentes são uma parte importante para dar ao seu disparo uma sensação diferente e controlar os efeitos de distorção que são comuns nas filmagens com zumbido. A liberdade de trocar de lentes é absolutamente vital para que a sensação e o aspecto da loja sejam perfeitos. Não há dúvida de que estas câmaras intercambiáveis dão ao panfleto do zangão a derradeira liberdade criativa.
Pode um zangão tirar fotografias?
Sim, um zangão é capaz de tirar fotografias, bem como vídeo. A qualidade das fotografias será determinada pelo sensor e pela lente da câmara, bem como pela forma como a suspensão cardan é capaz de manter a câmara imóvel durante a abertura e o fecho do obturador.
No passado, o tipo de imagens que os zangões eram capazes de tirar era limitado às pessoas que tinham acesso a helicópteros. A fotografia aérea tornou-se mais fácil do que nunca devido ao avanço da tecnologia dos zangões. Por exemplo, é possível tirar as mãos dos comandos e a maioria dos drones ficará na posição em que se encontra actualmente, para que se possa concentrar na composição da imagem em vez de pilotar o drone e mantê-lo estável.
Nunca houve melhor altura para se ocupar da fotografia aérea como hobby. Algumas dicas rápidas para a fotografia aérea são:
- permissões – certifique-se de que tem permissão para voar na terra que sobrevoou e também tem permissão para tirar fotografias das pessoas que estão na moldura.
- Registar o seu drone, se necessário – em alguns estados e províncias precisa de registar o seu drone antes de voar.
- Regras de altura – esta é uma regra muito importante que precisa de se certificar de que o seu drone não está a ultrapassar a altura máxima de voo permitida e deve mantê-lo na linha de visão.
- Fica longe de áreas restritas. Não deve pilotar o seu drone perto de centrais eléctricas, aeroportos, bases militares, edifícios de propriedade do governo, ou outros bens do governo. Também não pode sobrevoar carros em movimento em alguns países.
Posso os zangões tirarem fotografias à noite?
Embora os zangões estejam equipados com luzes, é aconselhável e, em alguns lugares, ilegal pilotar o seu zangão durante a noite. É necessário obter permissões especiais e submeter-se a treino de piloto específico se quiser pilotar o seu zangão durante a noite. Isto implica demonstrar que é capaz de controlar o seu zangão sob observação por um piloto profissional de zangões e obter uma certa quantidade de certificação. Em alguns locais terá também de apresentar um plano de voo para voar durante a noite.
Tecnicamente falando, não há razão para que o seu drone não tenha a capacidade de tirar fotografias à noite. Isto implicará simplesmente aumentar o ISO e diminuir a velocidade do obturador para capturar o máximo de luz possível. No entanto, como os zangões não ficam exactamente imóveis, poderá experimentar alguma forma de desfocagem na fotografia durante a noite. Escolha a sua hora de voo e localização de modo a que esteja a voar no mínimo, para que as suas imagens saiam tão perfeitas como imaginou.
Vamos ver as coisas mais importantes que deve considerar ao comprar um zangão com uma câmara.
O que devo procurar quando compro um zangão com uma câmara?
Tempo de luz
Uma das primeiras coisas em que olho não tem nada a ver com a câmara, mas sim com o tempo de voo. Os drones estão a começar a nivelar no tempo de voo de 30 minutos. Este é actualmente o limite da tecnologia. Eles terão de ser um enorme salto em frente na tecnologia de bateria ou miniaturização da electrónica antes de vermos o tempo de voo de 40 minutos quebrado nos drones ao nível do consumidor.
Um tempo de voo mais longo significa apenas que é capaz de se concentrar na captura da loja em vez de se apressar porque tem um tempo de voo limitado. Isto pode ser contrariado através da compra de mais baterias e eu recomendo frequentemente que se estiver a comprar uma câmara drone que compre pelo menos duas baterias, isso dar-lhe-á cerca de uma hora de tempo de voo. Isto é mais do que suficiente para a maioria dos fotógrafos obterem as fotografias exactas de que necessitam enquanto têm um pouco de amortecedor no caso de as coisas não correrem como planeadas enquanto estão no ar.
Lente
Quando falamos da lente, devemos abordar todos estes componentes:
Campo de visão: expresso em graus e diz-lhe a largura que o zangão pode capturar uma imagem.
35 mm de formato equivalente: O termo distância focal equivalente a 35 mm é uma comparação do campo de visão visto através de uma lente de câmara digital em comparação com o campo de visão produzido pelas câmaras de película de 35 mm mais antigas.
Aperatura: Também conhecido como f-stops e controla a quantidade de luz que entra no sensor e a profundidade do feild.
Escala de tiro: dir-lhe-á quão perto e longe é capaz de se concentrar num objecto (expresso em metros e em inflinidade)
Cada câmara diferente num zangão terá um conjunto diferente de valores para cada um dos acima referidos. Os drones normalmente não são utilizados para retratos ou outros disparos de perto, pelo que os fabricantes fazem uma lente que é adequada para focagem de longo alcance com um amplo campo de visão para aqueles disparos de paisagem fantásticos!
Sensor
O sensor é onde a luz aterra depois de passar através da lente. Esta é a parte da câmara que transforma a luz num sinal electrónico para que possa ser processada e transformada numa imagem digital. Aqui estão as partes mais importantes às quais se deve prestar muita atenção:
Tipo de sensor
CMOS – Semicondutor complementar de óxido de metal. Inclui circuitos de estado sólido em cada um e em cada photosite, e pode manipular os dados para cada pixel directamente no sensor. O sensor CMOS pode responder às condições de iluminação de formas que um CCD não pode.
CCD – Dispositivo acoplado por carga. Captura fotões (partículas de luz) como cargas eléctricas em cada photosite (uma área sensível à luz que representa um pixel). Após exposição, as cargas são deslocadas do chip para um amplificador localizado num canto do sensor.
Pixeis efectivos – isto diz-lhe quantos pixels podem responder à luz recebida e correlaciona-se com a resolução máxima da imagem.
A maior parte das novas câmaras têm um sensor do tipo CMOS, uma vez que têm uma melhor capacidade de processamento de imagem. Até o Mavic Mini (DJI’s entry level drone) tem este tipo de sensor. O número de pixels efectivos e a qualidade capaz de cada câmara está relacionada com o preço. Quando se compra um drone mais caro, é sempre incluída uma câmara melhor. Ou seja, até chegar aos drones de nível profissional que têm câmaras e sensores intercambiáveis.
GamaISO
A gama ISO diz-lhe como o sensor é sensível à luz. Números baixos requerem muita luz a entrar na câmara e resultam numa melhor imagem. São necessárias definições mais elevadas quando há menos luz a entrar na câmara e resultam numa imagem granulada e barulhenta.
IsO gamas normalmente começam em 100 e sobem até 12800 quando se opera a câmara em modo manual. É sempre melhor utilizar a gama ISO mais baixa possível e aumentar a quantidade de luz a entrar na câmara. Se estiver a lidar com um ambiente realmente brilhante, deve utilizar filtros de densidade neutra (NDF) que são como óculos de sol para a sua câmara.
Velocidade de obturação
A velocidade de obturação de uma câmara é o período de tempo que a câmara permite que a luz toque no sensor. Em suma, é o tempo que a câmara do seu drone gasta a tirar uma fotografia.
Quando se usa uma velocidade de obturação longa, o primeiro efeito que se encontra é o desfoque do movimento. O desfoque do movimento pode ser usado criativamente para dar uma sensação de movimento e excitação a uma imagem.
Quando a velocidade do obturador é curta, é capaz de “congelar” os objectos em movimento rápido no local. Isto requer muito mais luz para entrar na câmara, pois o sensor é exposto à luz apenas durante um curto período de tempo.
A velocidade de obturação pode ser de 8 segundos (muito borrão) a 1/8000 de um segundo (imagem muito nítida e clara). Vai demorar algum tempo para se ter uma noção do tipo de velocidade de obturação de que precisa para obter o efeito desejado ou o ângulo criativo que deseja. Obter um zangão com um tempo de voo mais longo também vai tirar a pressão do tempo e permitir muitas variações das configurações para captar o disparo perfeito.
Modos fotográficos
Um dos últimos factores importantes dos drones para fotografia são os diferentes modos de fotografia que se podem utilizar. Isto está a começar a tornar-se muito técnico e para a maioria das pessoas isto não precisará de ter em conta a sua tomada de decisão. Como um exemplo dos diferentes modos de fotografia aqui é o que o DJI Mavic 2 Pro oferece:
Tiro único: tirará um único tiro e é aquilo a que a maioria de nós está habituada com uma câmara.
Tirar fotografias: tirará 3 – 5 imagens de disparo rápido para que possa seleccionar a melhor.
Auto Exposição de Bracketing (AEB): A câmara escolherá uma exposição (com base no que a sua medição pensa ser correcto) e depois tirará uma outra fotografia de cada lado deste melhor palpite (uma sobre-exposta e uma sub-exposta).
Intervalo: Tira uma imagem de vez em quando, conforme as definições ditam. Evert 2 – 60 segundos.
RAW: Uma imagem RAW oferece muito pouco processamento a partir do sensor de imagem. A câmara guarda as definições mas não processa a imagem. Há muito mais liberdade para editar a imagem mas o tamanho do ficheiro pode ser 2 – 6 vezes maior do que a versão processada.
Passar um momento para pensar no tipo de coisas que irá filmar e como poderá usar melhor estes modos será a melhor coisa que poderá fazer.
Se quiser mais informações sobre fotografia de zangões veja o meu outro artigo – fotografia de zangões para principiantes – clique aqui.
Conclusão
Então aí o temos, agora sabe tudo o que precisa de saber sobre zangões e câmaras fotográficas. O mais importante é que escolha um drone de câmara que corresponda ao que pretende fazer com ele. E se for um profissional e tiver o orçamento para tal, poderá adquirir um zangão que tenha sensores e lentes intercambiáveis. No entanto, isto vem a um preço bastante superior.