A calibração de drone é uma parte muito importante de possuir um drone. Não só protege o seu drone de acidentes, como pode ajudá-lo a produzir um vídeo mais suave e manter tudo a funcionar sem problemas. Com bastante frequência, o software do drone irá lembrá-lo de calibrar certos aspectos do hardware do seu drone, como a bússola, mas outras vezes é necessário calibrar certos aspectos do drone quando confrontado com um problema específico, como o andar à deriva ou voar para longe. Neste artigo vamos rever tudo o que precisa de saber sobre a calibração do seu drone e porque é tão importante fazer regularmente.
Por que tenho de calibrar o meu zangão? Tem de calibrar o seu drone de várias maneiras para assegurar que os seus sensores fornecerão informações precisas ao software que mantém o seu drone a voar de forma estável e segura. Durante um voo regular, o seu drone pode sofrer uma variedade de acções físicas, tais como vibração, e incidentes de colisão, que podem fazer disparar a calibração dos componentes do seu drone.
Calibrar um drone ou um controlador de drone é o processo de definição e correcção dos erros existentes porque o sensor não está a captar uma representação precisa do mundo real. A calibração é o acto de garantir que os dados enviados para o computador do zangão são uma verdadeira representação do que ele está a experimentar. Quaisquer pequenas diferenças entre os dados enviados para o controlador versus o que está realmente a acontecer podem resultar num voo incrivelmente perigoso e instável.
Mas com que frequência deve calibrar o seu zangão e como o faz exactamente? Na próxima secção, vamos responder a estas perguntas.
Table of Contents
Tem de calibrar um zangão de cada vez?
É improvável que tenha de calibrar o seu zangão de cada vez. Os drones têm uma memória interna que se lembrará de algumas das melhores configurações que muitas vezes são definidas na fase de fabrico. No entanto, em modelos populares de drones como a série DJI Mavic, a aplicação GO4 pede-lhe que calibre certos aspectos quando é necessário.
Quando receber o seu drone pela primeira vez é provável que lhe seja pedido ou solicitado que calibre certos aspectos do drone quando se preparar para o seu primeiro voo. Isto pode incluir mas não está limitado a sensores tais como:
- <
- A bússola
- A unidade de medição inercial composta por:
- o termómetro
- o giroscópio
- um barómetro
- o acelerómetro
- Aferição geomagnética
Dependente do drone que adquiriu e das características avançadas do software que possui, por exemplo, estabilização automática, pausa automática, retenção de altitude e outro software de assistência de voo, esta calibração pode ser um componente importante para conseguir um voo estável e seguro.
Alguns drones exigem que calibre a bússola cada vez que montar o seu drone. Isto é tipicamente para que o GPS possa localizar o seu zangão e este possa regressar a casa e aterrar automaticamente caso haja um problema durante o seu voo.
Uma regra geral para todos os aviões voadores é que assim que o seu avião estiver no ar, deve pairar a cerca de 3 a 5 m e é só verificar a estabilidade e certificar-se de que o seu desempenho é exactamente o esperado. Se não o fizer, deverá aterrar o drone e recalibrar a bússola e qualquer outra coisa que tenha tido um alerta de aviso recente.
Fazer este simples cheque demora apenas alguns segundos, mas pode poupar-lhe a perda de um gadget caro a um erro de calibração tolo.
Quantas vezes devo calibrar o meu zangão?
Você deve calibrar o seu drone tantas vezes quantas as necessárias para o manter a voar em segurança. Isto significa que deve calibrar certos aspectos do seu zangão quando o software o aconselhar. Muitas vezes, com os fabricantes de drones, não se pode realmente pilotar o seu drone enquanto não se tiver calibrado todos os sensores que têm uma notificação de aviso contra eles.
Você também deve considerar calibrar o seu zangão se notar alguma das seguintes coisas ou se o seu zangão tiver sido sujeito a alguma destas:
Como calibrar um zangão
Existem alguns aspectos da calibração de um zangão que só tem de ser feita de vez em quando. Isto inclui os acelerómetros, a IMU e a bússola. Aqui irá rever como calibrar cada um deles e dizer-lhe as melhores formas de o fazer.
Acelerómetros
Acelerómetros estão presentes em cada drone e desempenham um papel muito importante na determinação da estabilidade do voo dos drones.
Acelerómetros medem a taxa de mudança de movimento. Assim, se mantiver o drone imóvel, o sensor não captará quaisquer alterações de movimento, independentemente da localização do drone.
Cada drone é calibrado de forma ligeiramente diferente devido às diferenças de software bem como ao hardware que cada drone contém mas todos eles seguem os simples passos básicos enquanto calibram o acelerómetro.
- Certifique-se de que o drone é mantido na mesma orientação indicada pelo software que está a utilizar para calibrar o acelerómetro.
- Coloque o drone numa superfície plana e estável e não se está a mover.
- Inicie o procedimento de calibração do software para o seu drone.
- alguns requerem que o drone seja desligado e ligado novamente. Siga todas as instruções do software.
Aqui estão alguns modelos de zangões comuns com uma ligação aos melhores métodos de calibração que encontrei.
Há também muitos grupos de investigação científica que estão a procurar tornar a calibração do acelerómetro de drone mais precisa. Um desses estudos, publicado em 2018, mostra que eles são capazes de aumentar a precisão do acelerómetro simplesmente correndo os dados de calibração através de uma série diferente de filtros matemáticos. Portanto, isto enche-me de esperança de que a calibração do acelerómetro se torne mais fácil, mais rápida e mais precisa num futuro próximo.
Compassar
A bússola sobre um zangão é muito importante. É a única coisa que o software do zangão lhe pediu para calibrar frequentemente. Isto porque a bússola do zangão é a segurança para o seu zangão regressar a casa se algo correr mal durante o voo. Se a sua bússola for mal calibrada, o seu zangão pode muito facilmente explodir na direcção errada e poderá nunca mais voltar a vê-la.
Para compreender completamente porque é que os aviões voam de avião, veja o meu outro artigo – porque é que o meu avião voou de avião? [E o que pode fazer sobre isso] – clique aqui.
Existem muitas razões pelas quais uma bússola zangão pode tornar-se mal calibrada e isso deve-se principalmente à sua proximidade de grandes objectos metálicos ou magnéticos.
Na aplicação DJI GO4 pode ver a interferência indo a definições> avançado>bússola e olhar para o indicador de interferência. Poderá fazer o seu próprio trabalho ao ver o indicador de interferência aumentar à medida que leva o seu drone a objectos carregados magneticamente.
Podemos ficar surpreendidos com o pouco que realmente muda, mas há algumas coisas que o farão mover-se muito. Na minha experiência, a maior questão é o betão armado. Gosto de descolar em superfícies planas e encontro frequentemente superfícies planas de betão para descolar, no entanto a armadura de ferro no interior do betão causa interferências significativas da Bússola.
Como regra geral, deve manter-se afastado:
- carros
- linhas de potência
- huge depósitos de metal como junkyards
- qualquer grande estrutura metálica como galpões
- qualquer grande altifalante – eles têm ímanes no interior
Um dono Mavic tentou criar interferências na bússola trazendo a fivela do cinto, chaves, e outros objectos pessoais para perto do zangão. Só quando o telefone é um altifalante estava em cima do zangão é que houve interferência significativa. Observam que a única forma consistente de produzir interferência era colocar um canivete em cima do compartimento da bateria. Assim, não é preciso estar demasiado preocupado em ter quaisquer objectos metálicos no bolso ou perto do zangão durante a descolagem.
Para verificar se a sua calibração é boa basta descolar e fazer algum bocejo a uma altitude de cerca de 10 m. Verifique o seu ecrã e veja se os movimentos correspondem à direcção em que o drone está a ser bocejado. Esta simples verificação é algo que lhe poupará muitas dores de cabeça se estiver preocupado com o erro de calibração da bússola.
IMU
A unidade de medição inercial é um dispositivo incorporado no seu drone e contém uma carga de diferentes sensores para manter o drone a funcionar correctamente. Especificamente, mede a força, altitude, e velocidade angular da aeronave durante o seu voo. Estes são medidos através de uma série de diferentes sensores que se combinam para uma unidade muito potente.
Os sensores que inclui são o acelerómetro, giroscópio, barómetro, e termómetro. O giroscópio é um sensor que detectará os movimentos dos drones em relação ao nível do horizonte e será responsável por manter a estabilidade de modo a obter uns disparos incrivelmente suaves que não sairão desfocados. O barómetro é utilizado para detectar as alterações na altura do zangão. E penso que todos sabem o que é um termómetro – mede a temperatura do zangão para garantir que as baterias não sobreaqueçam e iniciem um incêndio.
Os fabricantes de discos estão a tornar a unidade de medição por inércia incrivelmente fácil de calibrar. Deverá demorar apenas cerca de cinco minutos a fazer uma calibração completa. Tudo o que precisa é de uma área que esteja nivelada e estacionária enquanto estiver a calibrar o IMU.
É isto que precisa de fazer para um drone fabricado por um DJI:
- lay the drone down on a completely flat surface.
- Allowing the drone to cool down if it has been recently flown.
- Utilizar uma bateria que esteja mais de 50% carregada.
- Abrir o GO4 app.
- Voltar o controlador para o drone
- navigate towards the advanced settings in the GO4 app e seguir as instruções de calibração.
O processo de calibração de um zangão de consumo de médio alcance varia de um mini zangão. Isto porque um mini zangão não contém o mesmo nível de hardware para o manter estável durante o voo. Em vez disso, depende de algo chamado “aparar” para o manter estável durante o voo.
Como calibrar um mini zangão
Calibrar um mini drone é diferente de calibrar um drone de nível de consumidor de um fabricante como o DJI. Um drone da gama média de drones requer que todo o hardware acima mencionado seja calibrado correctamente. Muito simplesmente, um mini zangão não vem com todos estes diferentes tipos de sensores.
Um mini drone só pode voar correctamente se as hélices e motores forem calibrados manualmente. Isto significa voar o zangão num ambiente sem vento, tal como uma sala de estar ou um jardim traseiro bem abrigado e aparar as hélices até voar de forma estável. Será ainda necessário ajustar manualmente a sua posição para o manter num local fixo, mas o zangão não deve derivar significativamente quando se tira as mãos dos comandos.
Abrir
Para aparar um mini zangão, o zangão terá de estar a voar enquanto o está a fazer. Use os botões de aparar no controlador do mini drone para ajustar as hélices de modo a manter o drone estável.
Dependente do fabricante, o drone pode ter dois conjuntos de botões de seta ou botões de corte, bem como um corte que é usado para parar o drone de girar no sentido dos ponteiros do relógio ou anti-horário.
Essencialmente, irá utilizar estes botões ou rodas para contrariar o movimento natural do drone. Por exemplo, se o drone se deslocar para a esquerda deverá carregar e soltar o lado direito do botão de corte até que o drone deixe de se deslocar para a esquerda.
Completar este processo para a esquerda, direita, girar, para a frente e para trás. Pode demorar algumas vezes para que este corte de cabelo seja perfeito, mas valerá a pena, pois o seu voo será muito mais agradável se for capaz de controlar o zangão com facilidade.
Se o seu mini drone sofrer uma queda significativa, terá de refazer o corte, pois a forma das hélices e a eficiência dos motores podem ter sido afectadas pela queda.
Problemas comuns de calibração de zangões
Existem alguns problemas comuns de calibração do drone que encontrará, independentemente da marca ou modelo do drone. Aqui irá ver como pode resolver alguns dos problemas mais comuns que se devem à falta de calibração.
Tem sempre de calibrar a bússola
Uma coisa que eu sempre reparo quando voo no meu ar DJI Mavic é que preciso de calibrar a bússola quase sempre. Outras pessoas também notaram que o que quer que voem com o seu zangão depois de uma longa viagem exige que recalibrem a bússola.
Não é necessariamente uma coisa difícil. Basta pegar no zangão e rodá-lo no sentido dos ponteiros do relógio e depois apontar o nariz para baixo e rodá-lo da mesma maneira. Demoro menos de um minuto a completar a calibração, mas é um pouco frustrante que eu tenha de fazer a recalibração cada vez que piloto o zangão.
Dependente da forma como utiliza o seu drone poderá não ter de calibrar a bússola entre cada voo. Alguns peritos em zangões dizem que fazer uma calibração antes de cada voo só porque levanta a questão de obter uma má calibração. Descobrem que se tiver uma boa calibração e não houver necessidade de a fazer novamente.
Drone está à deriva
se o seu zangão estiver à deriva, pode ser causado por alguns problemas que pode calibrar a partir do seu zangão. Há alguns culpados comuns da deriva de zangões. Aqui estão os sete que podem estar a causar este problema:
- Acelerómetros precisam de ser calibrados
- Configurações do transmissor
- Problemas motores ou ESC
- Problemas de propulsores
- Não em modo GPS
- Backing up from obstructions
- Balanço e colocação de componentes
Certifique-se de que faz uma calibração completa da IMU, bem como verifica problemas de software e hardware, e verifique o meu outro artigo para saber como o fazer – clique aqui.
Sumário
Calibrar o seu zangão é uma parte muito importante da propriedade do zangão. Mantém o seu zangão seguro e protegido enquanto voa e também proporciona uma segurança fiável se algo correr mal durante o voo.
Toma a sério a calibração do teu drone e eu posso garantir que os dois minutos que tirares vão compensar em qualidade de imagem e um voo muito mais estável e agradável.