Vôo de avião, como está a ver, pode parecer bastante complicado. Um zangão é capaz de se mover em todas as direcções. Tem a liberdade de voar em qualquer combinação de movimentos em 3D que se possa pensar. Tudo isto é controlado por um piloto de um zangão. Um piloto de um drone usa uma aplicação de telefone inteligente ou um controlador de drone dedicado para mover o drone pelo ar. É claro que alguns drones são concebidos para voar rapidamente. Por exemplo, os drones de corrida têm um nível de complexidade acrescido enquanto voam porque se movimentam tão rapidamente através do ar. Os drones de câmara, por outro lado, são feitos para captar imagens espantosas. São complexos de uma forma diferente. Neste artigo vamos passar em revista a resposta à pergunta: é fácil pilotar zangões?
Os zangões voadores estão a tornar-se cada vez mais fáceis devido à tecnologia artificial avançada que está a tornar-se incorporada no hardware e software dos zangões. A maioria das aeronaves a nível de consumidor têm agora alguma forma de sensor de localização GPS que o mantém num local fixo do mapa e num barómetro para fixar uma altitude. Basta tirar as mãos do joysticks do controlador do drone para parar o midair do drone e este vai pairar até que a bateria se esgote. Nunca houve melhor altura para pilotar um zangão como principiante ou novato.
Table of Contents
Onde a tecnologia do zangão começou
Nos primeiros tempos da tecnologia dos drones, o piloto teria de manobrar continuamente os drones de modo a permanecer num local fixo, compensando ao mesmo tempo quaisquer factores ambientais que o estivessem a desviar da rota. O mais leve dos ventos sopraria rapidamente o drone, claro.
Esta exigência exigia uma capacidade incrível, pois a única ligação com o zangão era uma ligação visual. Teriam de olhar para a direcção que o drone está a apontar e usar os joysticks para compensar qualquer deriva. Quando o zangão está a apontar para si, as direcções esquerda e direita são invertidas e torna-se ainda mais difícil controlar intuitivamente o zangão. Requeria muita prática e horas e horas de experiência de voo.
No entanto, hoje em dia, os fabricantes de drones conseguiram criar uma tecnologia que é acessível ao público em geral. Eles querem que se divirta o mais possível enquanto pilota o seu zangão. Isto significa que incorporaram uma carga de automatização de voo extravagante, o que significa que pode estar a pilotar o seu drone em poucos minutos após a abertura da caixa.
Even a tecnologia mais inexperiente que o consumidor pode pilotar um drone facilmente devido às características de arranque rápido e à investigação da experiência do utilizador que se dedicou a pilotar um drone.
Lembro-me de quando voei pela primeira vez com o meu zangão. Levei-o para uma oval sem obstáculos, tais como árvores ou linhas eléctricas, e estava pronto para uma curva de aprendizagem íngreme. Para minha surpresa, assim que tirei o zangão foi tão fácil de controlar que me deu confiança para o tirar rapidamente das minhas aventuras.
Aqui estão as coisas que tornaram a experiência do zangão e a aprendizagem sobre voar tão fácil.
Drones são fáceis de voar porque:
A experiência de voar com zangões tem vindo a melhorar ao longo dos anos. Lembro-me dos simples helicópteros de brinquedo que foram toda a fúria no início dos anos 2000. Eles aterravam praticamente todas as vezes. Hoje em dia, as características que todos nós estamos habituados a incluir:
Controlo de voo automatizado
Existem tantas funções automatizadas de um drone a nível de consumidor. Mesmo um drone tão barato como o Ryze Tello e o DJI Mavic mini 2 contêm todo o tipo de tecnologia para tornar o seu voo tão divertido quanto possível.
- Atenção de altitude – atenção de altitude significa que o drone manterá a sua altitude desde que não toque no joystick da esquerda e o empurre para cima ou para baixo. Isto significa que uma vez atingida uma certa altitude pode usar o joystick da direita para explorar o mundo a essa altitude fixa.
- localização GPS – a inclusão de um sensor GPS significa que o drone é capaz de navegar para certos locais por si só. Além disso, saberá sempre onde está o drone simplesmente olhando para o ecrã do seu dispositivo inteligente que está ligado ao controlo remoto.
- GPS auto-hospedagem – uma das melhores características da maioria dos drones de médio alcance é que o drone aterra sozinho. Com o simples premir de um botão, o drone navegará até à localização GPS armazenada que tomou na descolagem e regressará ao local exacto.
- Auto descolagem – tal como na aterragem, o drone também descolará com o premir de um botão. Também se pode seleccionar para que o drone faça uma localização precisa onde irá tirar fotografias do local da aterragem. Isto significa que quando voltar para a aterragem, procurará o mesmo local.
- Waypoints – o que é espantoso para mim é que o drone também é capaz de ser completamente automatizado. É capaz de descarregar rotas e pontos de passagem que podem ser carregados para o seu drone e o drone passará pela sequência de eventos de forma completamente automática. Isto também significa que o drone tirará fotografias automaticamente de acordo com as instruções que descarregou… Incrível!
- Follow me mode – muitas pessoas por um drone para captar as actividades divertidas e excitantes que estão a fazer. Um modo Siga-me num zangão significa que pode clicar em si próprio no monitor e o zangão irá segui-lo para onde quer que vá.
- Obstacle avoidance – alguns zangões evitam activamente os obstáculos. Isso significa que quando o zangão atinge um obstáculo, não pára simplesmente. Tentará navegar à volta do obstáculo e depois continuará o seu caminho. Esta tecnologia está a ficar cada vez melhor com cada nova geração de zangões lançados.
- Modo sem cabeça – o modo sem cabeça não está disponível em todos os zangões. É óptimo para principiantes, pois o zangão permanece agnóstico em relação à direcção para a qual é apontado. Isto significa que o zangão viverá sempre na direcção dos joysticks, independentemente da direcção para a qual o zangão esteja a apontar. Isto contorna um dos maiores obstáculos dos pilotos de novos zangões que está a inverter os controlos esquerdo e direito quando o zangão está a voar na sua direcção.
- Controlos manuais – também, há muitos zangões que não precisam de nenhum telefone inteligente para voar. O meu ar DJI Mavic é capaz de seguir completamente os comandos da minha mão. Isto significa que se eu quiser lançar rapidamente o meu zangão para um tiro rápido, sou capaz de o fazer sem ter de ligar o zangão ao controlo remoto.
alguns dos drones mais baratos não têm este nível de controlo de voo por software avançado e, portanto, são menos alegres de voar. Se quiser este tipo de características no seu drone deve considerar comprar um drone do DJI Mavic mini 2 e superior.
Controlos remotos intuitivos
Além das fantásticas características avançadas do software que vêm com um drone, os comandos remotos são também incrivelmente fáceis de usar.
Muitos dos modernos comandos à distância para drones têm uma variedade de botões que são de fácil acesso enquanto voam. Além dos joysticks para os polegares direito e esquerdo, há uma variedade de botões e rodas de rolagem que lhe permitem controlar o drone e a suspensão cardan e a câmara fotográfica (se o seu drone tiver uma câmara).
Se for um principiante, recomendo vivamente que arranje um zangão com um controlo remoto decente. Isto dar-lhe-á acesso a todas as características enquanto voa e também melhorará enormemente a sua experiência com o zangão. Como piloto de um drone, a única ligação que tem ao seu drone enquanto este voa é o seu comando à distância. Quanto mais intuitivo e melhor for o controlador do drone, melhor será a sua experiência e mais poderá impulsionar as suas capacidades.
Os pilotos de drone são muito amigáveis e se quiser experimentar alguns dos comandos de drone, recomendo que se dirijam ao seu clube local de entusiastas de drone e que lhes peçam uma rápida análise do que eles gostam e não gostam nos seus comandos. Se tiver mãos pequenas, este é também um factor importante a ter em conta ao escolher o zangão perfeito para que seja fácil voar.
Automated shots
Os mais recentes drones DJI e GO4 app têm os seguintes modos inteligentes de filmagem de voo. Estes modos permitem captar algumas filmagens impressionantes sem ter de dominar o voo manual necessário para obter tais filmagens cinematográficas.
- Rocket: Subir com a câmara apontando para baixo mantendo o sujeito em vista.
- Dronie: Voe para trás e para cima, com a câmara bloqueada sobre o seu sujeito. Utilizo esta a toda a hora e resulta num disparo brilhante para quase tudo.
- Círculo: O zangão circula à volta do sujeito mantendo uma distância fixa (não se desloca com o sujeito)
- Asteroid: O zangão voa para trás e para cima. Tira várias fotografias, depois voa até ao seu ponto de partida. cria um tipo de tiro do tipo “pequeno planeta”.
- Boomerang: O zangão voa para trás à volta do sujeito num caminho oval, subindo enquanto voa para longe do seu ponto de partida. Depois desce à medida que voa para trás em.
Helix: Voe para cima aumentando de altura enquanto espiralia à volta do sujeito.
Estes podem começar a parecer um pequeno cortador de biscoitos quando usados com demasiada frequência – é por isso que gosto de captar a maioria das minhas filmagens com técnicas de voo manual.
Em instruções no ecrã
Porque os fabricantes de drones querem tornar o mais fácil possível para si entrar no ar que trabalharam extensivamente nas interfaces que irá utilizar para controlar o seu drone. A aplicação DJI GO4 é incrível.
Como está a pilotar a aplicação dar-lhe-á diferentes avisos e feedback. Penso que a maioria das pessoas será capaz de pilotar um zangão sem ler o manual de instruções e de voar directamente com apenas a utilização dos avisos no ecrã.
A aplicação também lhe diz tudo sobre qualquer calibração que precise de fazer. Para mais informações sobre calibrações, consulte o meu outro artigo – porque tenho de calibrar o meu zangão? Questões pouco conhecidas – clique aqui para ser levado ao artigo.
Modos de principiantes
Drones também têm uma carga de modos diferentes para principiantes.
Modos de principiantes nos drones limitam algumas características como a velocidade, para que possa pilotar com confiança sem se deparar acidentalmente com algo. Os modos iniciantes podem ser desligados após algum tempo, mas é altamente recomendado que o modo iniciante seja deixado ligado para os primeiros voos que fizer.
No outro extremo da escala é o modo desportivo ou modo extremo. Isto desliga quaisquer restrições de velocidade, ao mesmo tempo que desliga algumas das características de evitar obstáculos. Isto permite voar perto de objectos e obter também algumas moscas bastante impressionantes através de tiros.
Sensores
Uma das coisas mais impressionantes sobre a tecnologia dos drones é como ela está a ficar cada vez mais barata. Isto significa que os zangões já não têm uma câmara. Eles têm uma gama de câmaras e sensores infravermelhos que estão dispostos em torno do corpo do zangão. Isto permite que o drone tenha uma visão de quase 360° do que se passa em qualquer momento.
Os sensores são a única coisa que o mantém a si e ao seu zangão tão seguros quanto possível. Podem ser desligados mas os meus sensores pouparam-me uma tonelada de vezes de voar para as árvores e outros obstáculos que não vi.
Obviamente, todas estas características significam que o zangão é acessível a quase todos – mesmo às crianças. Mas, há algumas coisas que nunca mudarão no zangão, o que aumenta a sua complexidade. Há apenas algumas coisas que a tecnologia não pode resolver facilmente.
O voo de aviões é difícil porque:
aqui estão algumas das coisas que a tecnologia não consegue resolver porque quando se pilota um drone é inerentemente um processo complicado que exige que se torne um piloto experiente e continue a melhorar as suas capacidades em cada voo.
Há muitas coisas a controlar de uma só vez
não há como contornar o facto de que, ao pilotar um zangão, há muitas coisas a ter em mente e controlar a qualquer momento.
Navigar num espaço 3D pode ser bastante complicado. É preciso estar atento aos drones circundantes e pode ser complicado navegar em certas partes do voo, mantendo-se ao mesmo tempo vigilante ao estar longe de pessoas, carros, ou outros obstáculos na área imediata.
Ainda, se tiver um drone com câmara, estará a olhar através da primeira vista em primeira pessoa do drone. A câmara virada para a frente é utilizada para capturar as imagens de alta definição e vídeo do voo do seu zangão. Enquanto voa, não só tem de navegar em torno de objectos, como também é responsável pela captura de algumas grandes fotografias. Isto significa que as configurações da suspensão cardan e da câmara têm de estar perfeitamente alinhadas e definidas para capturar a fotografia perfeita. Tem as mesmas complicações que uma câmara DSLR ao mesmo tempo que pilota um avião.
A combinação destas duas coisas pode tornar o drone numa tarefa cognitivamente desafiante.
Você tem de voar em condições diferentes
Não há como contornar que não importa o drone que se tem, é preciso voar ao ar livre. Assim que entra numa nova área, há toneladas de perigos e obstáculos potenciais que irão testar a sua capacidade de voar com o drone.
Coisas como vento, chuva, neve, vida selvagem, pessoas, e muitas outras coisas irão lançar alguns desafios ao longo do seu voo.
Ainda, o seu zangão também irá vomitar algumas questões tecnológicas, uma vez que está a aumentar o seu tempo de voo. Uma das coisas mais irritantes a acontecer é que os drones são conhecidos por voar para longe do piloto sem qualquer razão particular.
Verifica o meu vídeo no YouTube onde passo por todas as razões pelas quais o teu zangão fugiu e as cinco simples verificações que podes fazer para ter a certeza de que não te acontece:
Regras e regulamentos
Por último, deve verificar se o seu país lhe permite realmente pilotar drones ou se precisa de obter uma licença ou papelada especial para levar o seu drone para os melhores locais da sua cidade. As regras e regulamentos de voo de um zangão mudam regularmente. Cabe-lhe a si, como piloto de drones, estar actualizado com todas as regras e regulamentos.
Este pode ser um dos aspectos mais desafiantes e difíceis de pilotar um zangão.
Drone restrição de voo nos EUA
- https://www.faa.gov/uas/
- https://dronedj.com/2020/05/13/usa-drone-laws-faq/
Drone restrição de voo no Canadá
- https://tc.canada.ca/en/aviation/drone-safety/flying-your-drone-safely-legally
- https://www.cbc.ca/doczone/m_features/drone-laws-canada
Drone restrição de voo na Austrália
- 17
17
10
15
15
https://dronedj.com/2020/05/18/australia-drone-laws-faq/
Drone restrição de voo no Reino Unido
- https://www.caa.co.uk/Consumers/Unmanned-aircraft-and-drones/
- https://www.nottinghamshire.police.uk/advice/drone-law-uk
- https://uavcoach.com/drone-laws-in-united-kingdom/
Qual é o zangão mais fácil de aprender a voar?
Se quiser uma corrida completa sobre qual drone é o mais fácil de voar veja o meu guia de compradores – clique aqui.
O drone mais fácil de voar terá uma grande combinação de características de voo avançadas e sensores para manter o drone seguro durante o voo. O zangão deve incluir a estabilidade automática e GPS, bem como sensores que parem o zangão se este se aproximar demasiado de uma obstrução. O drone mais fácil de voar é o DJI Mavic air 2 mas se o seu orçamento não se esticar para que o DJI Mavic mini seja também um prazer absoluto de voar.
O DJI Mavic air 2 (clique aqui para ser levado para mais informações) é um dos zangões mais fáceis de voar por uma variedade de razões. Uma das mais importantes razões para este zangão ser fácil de voar é a gama de sensores e o seu sistema de visão. Por exemplo, tem esta gama de sensores e câmaras:
- sensores de avanço – os sensores de avanço têm um alcance de medição de precisão de 0,35 a 22 m e um alcance de detecção de até 44 m. Pode detectar movimentos e distâncias enquanto viaja até 12 m/s e tem um amplo campo de visão para que possa ter a certeza de que irá captar tudo no seu caminho. Tem um campo de detecção de 71° horizontal e 56° vertical.
- Sensores para trás – os sensores para trás têm um alcance de medição e um alcance de detecção muito semelhante ao sistema virado para a frente, mas o alcance de detecção é até 47,2 m. Tem também um campo de visão bastante impressionante com 44° horizontal e 57° vertical.
- Até baixo – os sensores para baixo permitem um alcance de medição de 0,1 a 8 m e um alcance de flutuação até 30 m.
O conjunto de sensores no DJI Mavic air 2 é impressionante. Tem também um sistema avançado de assistência ao piloto (APAS) que controla o seu sistema de prevenção activa de obstáculos.
Sumário
Drones estão a tornar-se cada vez mais fáceis e fáceis de voar. Isto é devido à rápida investigação e desenvolvimento em que as companhias drone estão a gastar muito dinheiro.
Drones que têm um conjunto de sensores, características de voo automatizadas, captura de imagem automatizada e outras características de fácil utilização são algumas das mais fáceis de voar de sempre!
Se quiser voar o mais rápido possível, mantenha-se fiel aos melhores fabricantes de drones como DJI, papagaio e Autel e terá a garantia de que o seu drone será tão fácil de voar quanto possível.
Vôo de zangão feliz!