Há alturas em que quer voar com o seu zangão sobre a água. Pessoalmente, tenho algumas filmagens incríveis de golfinhos e ondas ao sobrevoar a água e aprender a sobrevoar a água confortavelmente significa que também será capaz de obter disparos semelhantes. Neste artigo, vamos falar de todas as coisas que precisa de fazer para voar em segurança com um drone sobre a água e de todas as considerações especiais que precisa de fazer. Mesmo que a maioria do voo seja muito semelhante àquilo a que está habituado quando sobrevoa terra, voar sobre a água exige que preste particular atenção a certos aspectos do seu voo e a perigos que não existem enquanto sobrevoa terra.
Voar em segurança sobre a água com o seu zangão requer que verifique o tempo antes de sair, desactivando o sistema de posicionamento da visão que pode ficar confuso por superfícies reflectoras como a água, utilizando características de voo inteligentes como o bloqueio do curso e mantendo-se afastado das aves e outros animais selvagens que habitam a linha costeira. Certifique-se de que regressa com muita bateria e comece com um voo mais pequeno para aumentar a sua confiança.
A última coisa que se quer fazer quando se está a sobrevoar a água é bater com a terra na água. Ao contrário dos voos em terra, não tem o luxo de poder descer a qualquer lugar durante o seu voo. A primeira dica, ou certificar-se de que não fica acidentalmente sem bateria – algo que todos nós já quase fizemos em algum momento.
Table of Contents
Voe com o vento de proa
Quando se está a sobrevoar a água, é necessário certificar-se de que o seu Outward Bound do plano de voo está contra o vento de proa. Já vi vários vídeos no YouTube se o piloto usa o vento de cauda para se afastar mais do seu ponto de descolagem apenas para lutar quando se vira para voar de volta para o ponto de aterragem.
Em muitos fabricantes de drones é possível ver uma bateria em tempo real a esgotar-se, mas isto não tem em conta a quantidade de vento que precisa de ultrapassar para regressar ao local de descolagem.
A regra simples é voar contra o vento à saída e usar um vento de cauda para regressar a casa. Isto significa que nunca lhe faltará bateria enquanto estiver na sua perna de regresso.
Cheque o tempo
Se está a planear sobrevoar a linha costeira com o seu zangão, deve prestar especial atenção ao tempo e à forma como este irá mudar ao longo do seu voo.
Existem muitas fontes de informação excelentes para verificar o tempo e um simples Google do seu local de voo fará uma previsão de 24 horas que será relativamente precisa.
Como assim como as condições meteorológicas genéricas deve verificar também a informação náutica. Isto inclui informações como o tamanho da ondulação e as condições das ondas, que lhe darão uma indicação adicional da quantidade de vento a esperar durante o seu voo.
Você nunca deve voar com ventos superiores a dois terços da sua velocidade máxima de voo com drones. Se quiser saber mais sobre uma velocidade de vento segura para os drones DJI veja o meu outro artigo – clique aqui para um resumo completo.
Como os voos de drone se tornam cada vez mais longos (porque as baterias melhoram) terá de verificar uma janela de cerca de uma hora para cada bateria. Como está perto da costa, as condições meteorológicas podem mudar rapidamente e as rajadas de vento podem esgotar rapidamente a bateria dos seus zangões. Certifique-se de que sabe como o tempo vai mudar durante todo o seu tempo no local.
Sistema de posição de visão desactivada
alguns drones, e todos os drones DJI, vêm equipados com um sistema de posicionamento visual. Esta é uma tecnologia que mapeia a superfície abaixo do drone para ajudar a posicioná-lo no espaço 3D. No entanto, ao sobrevoar a água, a luz que reflecte a superfície da água e interfere com as ondulações e movimentos da água pode interferir com esta tecnologia. Devido a este facto, é melhor manter uma altura de pelo menos 2 m acima da água. Se tiver de voar abaixo desta altura para um tiro especial, recomendamos que desligue o sistema de posicionamento visual.
Por favor, queira que o seu sistema de posicionamento visual seja desligado logo que desligue o seu sistema de posicionamento visual, há uma hipótese de que o seu drone possa derivar para baixo durante todo o voo. Isto significa que se houver ondas superiores a 2 m o seu zangão pode ser facilmente retirado por uma onda.
Mantenha sempre o seu drone na linha de visão e, em caso de dúvida, aumente a altura de voo do seu drone acima das ondas em alguns metros.
Utilizar características de voo inteligentes como o bloqueio da rota
h>muitos zangões vêm com modos de voo inteligentes fantásticos que podem facilmente fazer com que as imagens dos seus zangões pareçam fantásticas, mas também melhorar a segurança do voo. Isto também lhe permite criar filmagens profissionais e deve usá-las regularmente dependendo do tipo de loja que pretende criar stop.
um dos modos mais úteis para sobrevoar a água é um modo chamado course lock. Isto permite ao utilizador determinar a trajectória de voo e bloquear os controlos em relação à trajectória actual do seu avião. Esta é uma forma fácil de navegar no drone, ao mesmo tempo que capta algumas imagens e disparos espectaculares, por exemplo, voar ao lado de objectos em movimento ou atravessar paisagens.
Outros modos que podem ser úteis e disponíveis no seu zangão são o modo tripé – que mantém o zangão a uma altura fixa enquanto se move através de uma cena, bem como o regresso a casa. O regresso a casa é como um modo à prova de falhas que pode ser decretado se quiser que o zangão regresse rápida e eficazmente ao local de descolagem.
Certifique-se de que o seu ponto RTH foi actualizado
Muitos drones vêm com tecnologia GPS que regista a sua localização aquando da descolagem. Por vezes, isto não acontece tão automaticamente como deveria. Isto pode ser devido ao baixo sinal de GPS ou o ponto de partida ter sido actualizado manualmente.
Pode também escolher que o drone regresse ao local do controlador no final do voo.
Antes de continuar com o seu plano de voo assim que tiver descolado, deverá verificar duas vezes se o regresso a casa foi actualizado para reflectir o local de descolagem. Por vezes recebe uma pista audível como “o ponto de partida foi actualizado”, e outras vezes terá de verificar no mapa se o pino caiu.
Esta é uma daquelas coisas importantes que pode fazer, pois o ponto de regresso a casa é onde o drone regressará se perder o sinal ou se carregar no botão de regresso a casa em pânico. Também é bom testar isto de vez em quando, mesmo que não precise de o usar para que se sinta confiante na capacidade do seu zangão para regressar a casa.
alguns drones contêm mesmo um sistema de aterragem preciso que tira fotografias do local de descolagem para que possa regressar de forma apropriada e eficiente ao mesmo local.
Partida com um voo mais pequeno
Pensei que como moscas de zangão ficamos todos um pouco excitados demais com alguns dos nossos voos. Se estiver a sobrevoar a água pela primeira vez, deve considerar a possibilidade de redimensionar o seu plano e aumentar a confiança lentamente.
Pode fazer isto começando com um voo mais pequeno, o que lhe permitirá aumentar a confiança ao mesmo tempo que devolve o drone ao local de descolagem com a maior quantidade possível de bateria.
É muito mais fácil e seguro construir lentamente as suas capacidades em vez de saltar tudo para o maior voo que já fez sob algumas condições com as quais não está familiarizado. Lembre-se de que voar perto da água envolve muitas vezes voar perto da costa. As condições podem mudar rapidamente se estiver junto à costa e o desenvolvimento lento das suas capacidades dar-lhe-á confiança em si próprio e também na capacidade do zangão para lidar com rajadas de vento fortes e outros problemas inesperados.
Planeje a sua rota
Se está confiante na capacidade do seu drone e nas suas capacidades de voo, deve planear a sua rota de modo a tirar o máximo partido do seu voo.
Quando estou a sobrevoar a água quero muitas vezes capturar as magníficas falésias ou paisagens ao longo de uma linha costeira. Isto significa que a primeira coisa que quero fazer é ir directamente sobre a água, mantendo a câmara apontada para a costa. Isto dá uma imagem fantástica e revela o local de forma bonita.
Eu também quero capturar a linha costeira, por isso vou trazer a câmara até ao horizonte e lentamente rodar o drone para dar uma varredura panorâmica constante de toda a linha costeira.
A partir do momento em que o zangão estiver mais perto da costa, vou então desligar a câmara e ver se consigo capturar qualquer vida marinha na água, como golfinhos, e também capturar quaisquer áreas rochosas com ondas a cair sobre eles – que parecem sempre muito fixes.
Tipicamente de lá tinha oito sobre a linha costeira para ver se consigo seguir a borda da linha costeira com o zangão, enquanto percorria a câmara em determinadas direcções para revelar a majestosa linha costeira acidentada.
Estas são as fotos básicas que planeio com antecedência e depois, se ainda tiver alguma bateria extra, farei algumas fotos mais perto do local da descolagem para ter a certeza de que tenho bateria suficiente para regressar a casa.
Disponibilizar um local de aterragem de emergência
Agora isto não é possível com cada voo sobre a água mas potencialmente terá um local de aterragem de emergência planeado como uma ilha ou um afloramento rochoso onde o seu zangão pode aterrar em segurança e, mesmo esses podem ser um pouco dolorosos para o conseguir, ainda será capaz de o recuperar.
Às vezes, gosto de fazer o meu primeiro voo sobre a água para ter muita bateria e depois planear uma rota ao longo da costa, como já discuti acima. Planeio alguns pontos de aterragem de emergência ao longo da costa e, se possível, procuro outros potenciais pontos de aterragem aos quais poderia chegar com relativa facilidade.
Apenas como num avião, quando lhe dizem para canter o número de lugares entre si e a saída de emergência – a investigação está a mostrar isto torna muito mais rápido para as pessoas saírem em condições de baixa visibilidade e emergência – ter apenas um mapa mental de um par de lugares onde poderia aterrar poderia ser a coisa que evita que o seu drone acabe na água.
Fica longe das aves
Se estiver a voar perto de água, há o potencial de um grande número de aves estar presente. As aves costeiras podem ser particularmente territoriais e agressivas para os zangões e, portanto, se estiver perto de qualquer local de nidificação, recomendo a aterragem imediata.
São conhecidos os pássaros que atacam os zangões e a última coisa de que necessita é uma colisão acidental ou deliberada com um zangão que pode ferir o seu zangão, bem como a vida selvagem na área.
Se notar muita actividade de pássaros enquanto voa para terra o mais depressa possível e deslocar o seu local de descolagem para um local diferente. É melhor prevenir do que remediar, especialmente se isso significar poder voar com o seu zangão noutro dia!
Retroceder com muita bateria
Gosto de aceitar este pequeno conselho da mesma forma que aceito conselhos de mergulho submarino. Voltar com bastante ar (bateria) para poupar.
Voar em condições de vento ou sobre a água com rajadas e outras correntes de ar pode esgotar rapidamente a sua bateria. Mesmo que pense que está a fazer bom tempo e que está a usar a sua bateria eficientemente, pode muito rapidamente acabar com uma bateria esgotada se as condições do vento mudarem ou se tiver qualquer problema durante o seu voo.
Tento sempre regressar com pelo menos 15 a 20% de bateria. Sim, isto significa que o meu voo é um pouco mais curto do que gostaria, mas sobre a água é sempre melhor estar seguro do que arrependido…
Verificar leis locais
É tão importante que se quiser voar em segurança com o seu zangão sobre a água, verifique as leis locais. Na Austrália, onde eu voo com o meu zangão, existem alguns parques marítimos sobre os quais não estou autorizado a enviar o meu zangão.
Estes parques marinhos existem para proteger a vida selvagem e o ambiente oceânico e seria completamente insensato para mim voar sobre essa área. Pode verificar isto para a sua área local usando uma aplicação como o céu aberto. Também deve verificar com grupos locais de conservação se suspeitar que existe uma espécie em perigo de extinção na área. Eles não gostam que os zangões interrompam os hábitos de acasalamento ou potenciais locais de nidificação. Algumas aves são muito rapidamente adiadas e não voltarão a um local de nidificação se tiverem sido perturbadas por um zangão – verifique os regulamentos locais sobre isso.
Se estiver a viajar, esta dica torna-se particularmente importante. Por vezes não é tão fácil sobrevoar certas áreas devido ao acesso à área ou devido a regulamentos locais que proíbem alguns aspectos do voo comercial de drone ou mesmo hobbyists.
Observar sempre todas as leis e regulamentos locais para um voo livre de preocupações e completamente legal e seguro.
Abter seguro
Por último, por vezes acontecem acidentes e se quiser paz de espírito com o seu zangão deve considerar a possibilidade de obter um seguro que lhe permita substituir totalmente o zangão no caso de este acabar na água.
Há muitas companhias de seguros que lhe venderão com prazer seguros, mas deve sempre verificar as letras miúdas para ter a certeza de que o seguro o cobre efectivamente para os tipos de voos que está a fazer, comerciais ou de lazer, e que o cobre para danos causados pela água e recuperação.
Best drone para voar sobre a água
Penso que o melhor drone a sobrevoar a água neste momento é o DJI Mavic air 2.
Se não gostar da ideia de um zangão que é feito na China veja o meu outro artigo – o melhor zangão que não é feito na China – sete opções fantásticas. Clique aqui para ser levado ao artigo que incluirá alguns zangões de que provavelmente nunca ouviu falar mas sobre os quais vale a pena pensar.
Verificar preço actual na Amazon
Amo o meu Mavic Air e fiquei feliz quando DJI desistiu de actualizar o drone. Parece que o fizeram de todas as maneiras certas! O Mavic Air 2 leva a potência e a portabilidade para o nível seguinte, oferecendo características avançadas num pacote compacto. Tem uma gama de funções de disparo inteligente e uma excelente qualidade de imagem coloca as obras-primas aéreas ao alcance.
A câmara inclui:
- sensor CMOS de 1/2 polegadas: tem um vídeo suave de 4K/60fps. O perfil de cor plana D-Cinelike retém mais informação para o pós-processamento. O codec de vídeo HEVC (H.265) regista mais informação de imagem, utiliza menos armazenamento, e preserva o alcance dinâmico e o detalhe das suas filmagens, assegurando um conteúdo de nível seguinte.
8K Hyperlapse: isto permitir-lhe-á simplesmente deformar o tempo e o espaço para filmagens especialmente impressionantes.
este é um zangão barato e ultra portátil que penso que seria tolo não considerar se quisesse ser um pouco mais conivente com o orçamento.
- Peso – 570 g
- Dimensões
- Dobrado: 180×97×74 mm (Comprimento×Largura×Altura)
- Dobrado: 183×253×77 mm (Comprimento×Largura×Altura)
- 34 minutos de tempo máximo de voo
- Resistência máxima à velocidade do vento – 8,5-10,5 m/s
- 8 GB de armazenamento interno
- Velocidade máxima – 19 m/s
Este é um grande zangãozinho e satisfará facilmente a maioria dos fotógrafos por hobby!
O que fazer se o zangão for para a água?
Se quiser saber mais sobre como fixar um zangão que caiu na água consulte o meu outro artigo – os seis passos simples para fixar um zangão que caiu na água – clique aqui para ser levado ao artigo.
Se o seu drone acabar na água, a primeira coisa que deve fazer é agir rapidamente para desligar toda a energia, o que inclui a remoção da bateria o mais rápido possível. Se tiver aterrado em água salgada, deve lavar o drone com água destilada e a sílica deve bater a seco no drone durante pelo menos cinco dias. Depois disto, deve ligar cuidadosamente a energia e cruzar os dedos para uma recuperação total.
Tambem se pode obter um reparador de confiança para avaliar os danos se estes não funcionarem após os cinco dias. Lembre-se que a electrónica é muito sensível a qualquer material condutor no circuito electrónico, por isso certifique-se de remover todo o sal tão rápida e eficientemente quanto possível.
Sumário
Existem todas as coisas que precisa de prestar especial atenção para voar em segurança com um zangão sobre a água. Lembre-se que há muitas coisas que são semelhantes a sobrevoar a terra, mas há aspectos particulares do voo costeiro, tais como rajadas de vento, alterações rápidas das condições meteorológicas, e animais que acrescentam um elemento extra de excitação ao seu voo.
Lembrar que pode sempre remarcar o seu voo se não estiver confortável em qualquer momento. Voar completamente dentro da sua zona de capacidade, bem como voar para as condições será o que realmente determina a capacidade do seu drone para voar outro dia. Os zangões estão a ficar cada vez mais caros e detestaria que tivesse de substituir o seu zangão por causa de um pequeno erro tolo.
Dispositivo feliz e ficar seguro!