A razão pela qual muitas pessoas compram um drone é para obter imagens cinematográficas que irão impressionar os seus amigos e assinantes ou seguidores online. Algumas pessoas adoram a simples capacidade de captar algumas filmagens incríveis das suas viagens e dos seus belos lugares locais. No entanto, por vezes as filmagens do zangão não saem como se espera. Há várias funcionalidades de software e hardware num drone que interagem para criar filmagens incríveis, mas se conseguir uma destas configurações ou funcionalidades calibradas incorrectamente, pode rapidamente criar filmagens muito picuinhas de drone. Neste artigo vamos cobrir exactamente o que está a fazer com que as filmagens do seu zangão sejam cortantes e todos os passos simples que pode dar para capturar filmagens de zangão surpreendentemente suaves.
A filmagem é tipicamente agitada devido à alta velocidade do obturador da gravação. Se a sua velocidade de obturação for demasiado alta, obterá um vídeo com aspecto de estúpido, o que reduz a quantidade de borrão de movimento visto no vídeo. A redução da velocidade de obturação e a utilização de um filtro de densidade neutra resolverá este problema.
E fiquei simplesmente surpreendido com a facilidade de usar filtros de densidade neutra para minimizar as minhas filmagens agitadas. Pode encontrar filtros realmente económicos para quase todos os zangões…verifique-os aqui!
Embora esta seja uma das razões mais comuns pelas quais as filmagens do seu zangão parecem picuinhas, existem também outras razões, tais como um fenómeno conhecido como o efeito julgador e também as especificações de hardware no seu computador combinadas com o leitor de vídeo que está a utilizar.
Muitas pessoas pensam que o cartão de memória que está a usar tem um impacto significativo nas imagens do zangão e pode estar a causar nervosismo. Não é este o caso. Desde que tenha um cartão de memória de alta velocidade que tenha sido recomendado pelo DJI, não terá certamente quaisquer problemas e é muito mais provável que um dos outros problemas neste artigo seja a verdadeira causa.
Vamos dar uma vista de olhos ao aspecto das filmagens agitadas e a todas as razões pelas quais o seu zangão está a captar imagens agitadas.
Table of Contents
Como é que são as filmagens agitadas?
Em primeiro lugar, vejamos como são as filmagens picuinhas. Abaixo, um exemplo de filmagens picuinhas que são capturadas por um DJI Mavic air 2.
YouTube tem a sua própria rotina de compressão e limpeza que é feita com vídeos, por isso as filmagens em bruto parecem ainda piores do que as transmitidas pelo vídeo do YouTube.
Ocorrem tipicamente filmagens de “choppy” quando alguém está a fazer uma panorâmica do zangão da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Isto não é uma coincidência. O facto de só acontecer durante a panorâmica do zangão significa que existe uma razão subjacente e que se resume a limitações da tecnologia combinadas com o aumento da velocidade do obturador e da qualidade da imagem capaz de ser capturada por um zangão ao nível do consumidor.
Antes de tentar alterar cargas de diferentes tipos de configurações no seu drone, é necessário estar familiarizado com o efeito julgador. Veremos o efeito julgador na próxima secção.
O efeito julgador
O termo judder refere-se a um movimento brusco que é visto num ecrã quando uma máquina fotográfica pega rapidamente e a televisão não consegue acompanhar o ritmo. A TV ou o dispositivo de visualização, como um monitor de TV, não consegue suavizar o movimento rápido da câmara dada a sua elevada taxa de fotogramas.
O efeito julgador também pode ser causado pela diferença nas taxas de fotogramas entre a filmagem do drone e a taxa de actualização do televisor ou monitor em que está a ver a filmagem. A taxa de fotogramas padrão para um zangão é de cerca de 24 fotogramas por segundo. No entanto, muitos televisores são agora aproximadamente 60 Hz. A televisão precisa de preencher a diferença no número de frames e a sua taxa de actualização, repetindo os frames que já foram mostrados na televisão.
Even se cada 24 fotogramas da filmagem do drone forem mostrados duas vezes, ainda faltam 12 fotogramas. Para garantir que haverá 60 fotogramas por segundo na televisão, a televisão decide mostrar o primeiro fotograma três vezes e o segundo duas vezes. Isto é conhecido como o “pulldown” 3:2. Isto acontece em toda a filmagem do zangão e é particularmente óbvio e perceptível quando o zangão se move rapidamente e a rotação da esquerda para a direita é um dos movimentos mais rápidos que o zangão pode fazer.
Porque a alternância de tempos de fotogramas de 3 repetições para 2 repetições ao longo do filme e não é uma questão consistente, a imagem no ecrã da televisão pode acabar por ser um pouco agitada. Esta é a essência de judder.
Embora o juiz possa ajudar a explicar algumas das razões pelas quais as filmagens do zangão são picuinhas, não pode explicar tudo. Se suspeitar que é o juiz a fazer com que as filmagens do seu zangão pareçam picuinhas, veja as suas filmagens num dispositivo inteligente ou noutro monitor com uma taxa de actualização diferente para verificar se é realmente devido ao pulldown 3:2.
A próxima razão mais comum pela qual as filmagens do seu drone são picuinhas é porque a taxa de fotogramas do vídeo exportado não corresponde à taxa de fotogramas da gravação original.
Não exportar em taxa de moldura original
Não exportar o ficheiro de vídeo final na taxa de fotogramas original (a única filmagem do drone foi capturada com) pode causar uma séria quantidade de nervosismo nas filmagens. A taxa de fotogramas é a quantidade de imagens fixas que o zangão capta por segundo.
Drones vêm com toda uma gama de taxas de fotogramas diferentes. Os drones comercialmente disponíveis podem ter uma taxa de quadros de 24 quadros por segundo até 60 quadros por segundo e mais. Esta filmagem em bruto determinará a taxa máxima de fotogramas que pode exportar o seu vídeo final sem sentir um tremor significativo no corte final.
24 fotogramas por segundo é universalmente aceite como a taxa normal de fotogramas para as filmagens cinematográficas. Assim, a menos que esteja a fazer panelas em câmara lenta, uma taxa de fotogramas de aproximadamente 24 fotogramas por segundo será suficientemente boa para uma variedade de diferentes plataformas e produções.
É possível utilizar uma taxa de fotogramas elevada e reduzir a taxa de fotogramas do vídeo final exportado sem ter qualquer problema com as filmagens cortantes.
Ultimamente, o melhor tipo de frame rate para as suas filmagens dependerá do tipo de conteúdo que está a criar stop se estiver a filmar vlogs de viagem e quiser captar o seu ambiente, poderá querer rodar com 24/25 frames por segundo. Se estiver a filmar vlogues ou se estiver a filmar assuntos mais rápidos, poderá querer correr com uma taxa de fotogramas muito mais elevada. Brinque com as taxas de fotogramas e as taxas de fotogramas exportadas até encontrar as melhores opções para o seu conteúdo.
Velocidade do obturador é demasiado alta
A velocidade de obturação da câmara do seu drone pode ter um impacto dramático sobre o aspecto e a sensação da sua paragem de vídeo a velocidade de obturação é a velocidade a que o obturador da câmara abre e fecha. Uma velocidade de obturação rápida cria uma exposição mais curta e cria imagens nítidas. Uma velocidade de obturação mais lenta faz com que a abertura se abra durante um período de tempo mais longo, causa borrão de movimento na imagem se a câmara ou o sujeito estiver em movimento, e permite muito mais luz no sensor.
Na fotografia, a velocidade do obturador é usada para dar uma sensação de movimento ou para congelar o movimento para contar uma determinada história sobre o que está a ser fotografado. Se a filmagem do seu zangão estiver particularmente agitada, pode ser que a velocidade do obturador esteja regulada para alta.
A velocidade do obturador pode por vezes ser definida demasiado alta se não se estiver a utilizar um filtro de densidade neutra. O filtro de densidade neutra é como os seus óculos de sol para o seu zangão e reduzirá a quantidade de luz que entra no sensor e impedi-lo-á de expor demasiado o vídeo (tornando-o branco).
O que se passa é que os nossos olhos estão habituados a ver o movimento desfocado. O embaçamento do movimento é algo que dá à filmagem uma sensação de fluidez e suavidade. Se estiver a captar filmagens de drones a uma velocidade de obturação muito elevada, cada frame individual será incrivelmente nítido e definido. Porque os nossos olhos não estão habituados a ver um movimento muito nítido e definido, pode parecer picuinhas.
Se pensa que isto é parte da razão pela qual o seu zangão está a captar filmagens picuinhas, dê uma vista de olhos aos frames individuais do vídeo e verifique se há borrão de movimento. Se cada fotograma estiver perfeitamente em foco e nenhum deles estiver desfocado durante os movimentos rápidos, pode querer reduzir a velocidade do obturador. Há também outra opção para si.
Diminuir a velocidade da frigideira
A solução mais simples para impedir qualquer efeito de panela de parecer agitada é abrandar a velocidade da panela. Pode-se sempre acelerar novamente no pós-processamento e adicionar um efeito de borrão de movimento. Contudo, uma das melhores formas de contornar o efeito da velocidade do obturador em imagens agitadas é usar um filtro de densidade neutra e reduzir a velocidade do obturador.
Utilizar NDF e reduzir a velocidade do obturador
Usar filtros de densidade neutra reduz a quantidade de luz que está a entrar no sensor. Isto permite utilizar velocidades de obturação mais lentas, o que pode ajudar a melhorar a sensação de rotação rápida do zangão, adicionando uma certa quantidade de borrão de movimento.
Tocar com as velocidades de obturação e os filtros de densidade neutra para o seu drone até conseguir a quantidade perfeita de exposição a uma velocidade de obturação mais lenta. Pode levar um pouco de tentativa e erro no início, mas a utilização de um filtro ND16 é um óptimo local para começar.
Existe uma interacção relativamente complexa entre a iso, velocidade de fotogramas, velocidade de obturação e fstop que terá de compreender para aperfeiçoar as filmagens que está a captar.
Computador baixo
Muitas pessoas compram um drone topo de gama que é capaz de capturar algumas filmagens incríveis, mas depois levam as filmagens para casa e carregam-nas para um computador que não tem o poder de processamento ou a capacidade da placa gráfica para processar filmagens de super alta qualidade.
Isto é particularmente evidente quando se editam filmagens. A edição de filmagens de drones de alta definição consome muitos recursos, mesmo nos computadores mais rápidos. No entanto, hoje em dia isto não é um problema excessivo, uma vez que durante o processo de edição é possível utilizar imagens por procuração.
Editar – utilizar filmagens por procuração
Proxy footage é uma versão de baixa definição da sua filmagem original de alta definição que o software de edição é capaz de processar mais rapidamente. Então, quando se trata de exportar o seu vídeo, o software substitui automaticamente a filmagem em baixa definição, proxy, pela versão original em alta definição, o que significa que não perde a qualidade da filmagem original.
A edição de vídeo proxy é uma opção fantástica se o computador que está a utilizar para edição como uma pequena quantidade de RAM ou se o processador não for suficientemente potente para suportar filmagens de alta definição. Isto pode resultar em significativamente menos trepidação durante a reprodução enquanto edita as suas filmagens.
Tentar um reprodutor de vídeo diferente
Existe uma multiplicidade de diferentes reprodutores de vídeo para computadores. Alguns destes reprodutores de vídeo não fornecem potência suficiente para uma reprodução suave de imagens de drone de alta definição.
Em alguns fóruns houve a recomendação de tentar reproduzir as filmagens do seu drone através de um leitor de vídeo diferente para ver se há uma melhoria significativa na suavidade das filmagens.
Como alisar as filmagens do meu drone?
Aparar as filmagens do seu drone é relativamente fácil desde que esteja disposto a praticar e experimentar diferentes soluções para diferentes problemas. As filmagens de drones podem ser trémulas por uma variedade de razões e por isso, de acordo com o básico mencionado, abaixo, poderá obter facilmente filmagens cinematográficas.
Para mais informações sobre como criar uma cinematografia de drone de nível profissional incrível veja o meu outro artigo – prática para melhores filmagens – clique aqui para ser levado ao artigo.
Seleccionar a velocidade correcta do obturador
Como já mencionámos acima, a velocidade do obturador pode ter um impacto significativo sobre o grau de picotamento das filmagens. Se estiver a descobrir que a sua velocidade de obturação actual está a causar um tremor significativo, deve reduzir a velocidade de obturação, mas também brincar com a iso para que não exponha demasiado a imagem. Se não conseguir obter a exposição adequada reduzindo a iso, terá de investir em alguns filtros de densidade neutra.
Filtros de Densidade Neutra reduzem a quantidade de luz que entra na sua câmara sem afectar os tons de cor. E, devido ao reduzido valor de exposição, pode fazer pleno uso da velocidade lenta do obturador trazendo uma sensação natural aos seus vídeos do drone.
Inicie com um filtro ND16 ao filmar enquanto voa com o seu drone durante o dia.
Terá de comprar pacotes que são feitos especificamente para o seu modelo de drone. Detestaria que eles saíssem durante um voo. Também precisam de ser bem ajustados e de construção de qualidade, para que não haja qualquer fuga de luz para a câmara!
Utilizar a taxa de moldura certa
A habituar-se aos ajustes manuais da câmara do seu drone vai ser uma das suas melhores formas de conseguir uma suavidade cinematográfica e um borrão de movimento realista. Isto tem a ver principalmente com a velocidade do obturador e a velocidade de fotogramas do que qualquer outra coisa. Uma velocidade de obturação realmente rápida não dará um desfoque uniforme e pode causar picotamento na imagem.
É preciso também compreender onde é que as filmagens vão parar e publicadas. É preciso fazer corresponder a taxa de fotogramas às definições locais – se as suas filmagens puderem acabar na televisão. Por exemplo, os Estados Unidos da América utilizam NTSC e por isso a sua taxa de fotogramas deve ser definida para 30 ou 60. Se estiver a transmitir as suas filmagens em Inglaterra, Austrália, ou África, eles usam PAL, que precisa de uma taxa de fotogramas de 25 ou 50 fotogramas por segundo. Depende também do televisor ou monitor e da sua conformidade com as taxas de fotogramas que escolheu. Ecrãs de computador, tais como telefones inteligentes e tablets, são geralmente conduzidos a 60 Hz e não são capazes de fornecer vídeo suave a diferentes velocidades de fotogramas.
A regra básica é que a velocidade do obturador deve ser duas vezes a taxa de fotogramas.
Se verificar que a velocidade do obturador resulta numa imagem sobre-exposta, então deve investir em alguns filtros de densidade neutra que evitarão que a imagem seja sobre-exposta, permitindo-lhe também manter esta regra simples.
Baixar a frigideira
Diminua o movimento do seu zangão durante o voo. Obter filmagens suaves depende de ter sido capaz de controlar o seu drone de forma reprodutível e parar o tremor que pode ser encontrado no final dos movimentos, à medida que muda a direcção dos joysticks.
Uma das coisas mais fáceis a fazer é usar um modo de captura inteligente cinematográfica, como o modo tripé em drones DJI, que limitará automaticamente a rapidez dos movimentos e suavizará automaticamente os movimentos dos joysticks.
Alternativamente, pode alterar as definições de sensibilidade do joystick para que resulte numa filmagem mais suave.
Mudar a resposta do joystick
Mudar as suas definições EXPO no seu zangão é uma das formas mais rápidas de obter filmagens mais suaves do zangão e ter muito mais controlo sobre o seu zangão. Estas definições interpretam os movimentos do seu pau controlador e traduzem isso para o movimento do zangão. Controlam essencialmente quanto e quão rapidamente o zangão se vai mover dado o movimento dos joysticks.
Acesso a eles indo aqui: Configurações principais do controlador > Configurações avançadas >EXP
nos cenários verá três enxertos com curvas exponenciais sobre eles. Pode alterar a fracção abaixo de cada um dos gráficos para alterar a forma. Também pode usar o dedo para alterar manualmente a forma do gráfico, movendo a curva. Tente alterar as definições para um valor mais baixo, por exemplo, 0,15 para ver como isso altera a resposta do joystick.
Sumário
As suas filmagens do drone parecem picuinhas por uma variedade de razões e uma complicada interacção entre as filmagens originais em bruto, a forma como são exportadas, a taxa de fotogramas e velocidades de obturação do drone, e o tipo de tecnologia que está a utilizar para ver as filmagens.
Vasculhe cada uma das questões, acima, e experimente cada uma até encontrar a questão que estava a fazer com que as filmagens do seu zangão fossem tão picuinhas. Boa sorte e espero que consiga captar as filmagens cinematográficas dos seus sonhos!