Existem muitas razões para utilizar drones em imóveis. Pessoalmente, criei vídeos e fotos para amigos que estão a vender casas e eles têm recebido muito mais interesse na sua listagem depois de utilizarem imagens e vídeos de drones. Existem de facto muitos benefícios na utilização de drones em listagens imobiliárias e vai muito além de belas imagens de marketing para captar a atenção de potenciais compradores. Neste artigo, vamos analisar todos os benefícios dos drones no sector imobiliário e ver o que a investigação científica e os dados da indústria nos mostram sobre a utilização de drones.
Utilizar vídeos de drone no mercado imobiliário aumenta significativamente o tráfego para listagens (até 403%). É possível utilizar drones para mostrar os caminhos do sol, o verde próximo, as distâncias até parques e escolas, e outras comodidades que podem aumentar significativamente o preço de venda.
Tudo o que um potencial cliente gostaria de ver. Embora 83% dos vendedores de casas tenham relatado preferir trabalhar com um agente imobiliário que utiliza fotografias e vídeos de drones, apenas 9% dos agentes imobiliários os implementam. Isto dá aos agentes imobiliários uma oportunidade fantástica de se destacarem da multidão.
As tecnologias imobiliárias Smart estão a provocar perturbações significativas no espaço imobiliário e um artigo científico recente – publicado em 2018 – fala sobre as tecnologias inteligentes Big9 que as propriedades imobiliárias estão a utilizar, incluindo:
- Drones
- a Internet das coisas
- software como serviço
- dados grandes
- 3D scanning
- tecnologias de desgaste
- realidades virais e aumentadas
- inteligência artificial
- robotics
Drones estão mesmo no topo dessa lista e há muitas maneiras de os drones poderem ser utilizados em bens imobiliários para beneficiar tanto o agente imobiliário como o vendedor. Aqui estão algumas das formas mais comuns de utilização de zangões em imóveis.
Table of Contents
Como são usados os zangões no sector imobiliário?
Drones pode ser usado de várias maneiras diferentes, que podem incluir vídeos, fotografias, panoramas 360°, panoramas, e levantamento topográfico terrestre. De facto, o uso de drones no sector imobiliário está apenas realmente limitado à sua imaginação e em qualquer lugar onde possa beneficiar de uma foto ou vídeo inspirador é uma oportunidade de empregar tecnologia de drones.
Quando pensamos frequentemente em zangões, pensamos em quadcoptadores aéreos, mas eles são mais do que isso. Por exemplo, existem zangões trepadores de parede que lhe permitem obter uma perspectiva única sobre o interior das salas.
Jon Lahey, que lidera The Fine Living Group na eXp, um grupo de mais de 20 corretores na área DC, diz que usa drones para ajudar a comercializar o lar. Ele diz,
Fotos HD de escalada aérea e de parede
Utilizando um drone aéreo é capaz de captar uma perspectiva única sobre bens imóveis e a sua situação num bairro ou numa propriedade.
Drones são capazes de voar à volta da propriedade e fornecer uma série de visões diferentes que dão vida à propriedade de uma forma nova e completamente diferente.
Por exemplo, é possível obter imagens da propriedade de cada ângulo a alturas diferentes. As alturas comuns incluem 10 pés acima do nível do solo e 100 pés acima do nível do solo. Isto dá-lhe a melhor oportunidade de ver o imóvel, mantendo ao mesmo tempo os detalhes que permitem a um potencial comprador inspeccionar o imóvel.
Está também a ser desenvolvida uma gama de drones que permitem a fotografia a partir de paredes internas mais altas. Estes zangões são relativamente novos no mercado e ainda não foram amplamente adoptados pelo mercado imobiliário.
Mas ter um zangão a voar dentro de um edifício e espetar algures mais alto no canto de uma sala pode proporcionar-lhe uma perspectiva única de uma propriedade. Além disso, os drones que são capazes de aderir às paredes poderão inspeccionar a propriedade mais perto do que qualquer drone aéreo poderá ser capaz – isto pode dar a um potencial comprador e uma oportunidade extra de ver mais de perto detalhes de uma série de características das propriedades, tais como arquitectura interessante, ou perspectivas únicas sobre a disposição da propriedade.
Modos pouco dispendiosos de ver bairros inteiros.
No passado, para obter fotografias aéreas da propriedade precisava de pagar uma quantia significativa de dinheiro a um piloto de helicóptero que levasse um fotógrafo acima da sua propriedade para capturar fotografias.
Tecnologia permitiu-lhe tornar-se significativamente menos dispendioso do que no passado.
O que é bom nos drones é que é uma forma barata de ver a propriedade em relação a toda a vizinhança. Por exemplo, se quiser mostrar que uma casa está muito perto da praia, um simples disparo de drone a partir da propriedade pode exibir isso dramaticamente e contar a história da lista melhor do que qualquer frase.
Drones estão autorizados a voar a uma altura de aproximadamente 200 m, o que permite capturar a casa no seu ambiente, quer esteja ou não num bairro ou completamente rodeada pela sua própria terra. Se for mais alto do que isto, necessita da permissão das autoridades locais.
Can show:
Drones são capazes de mostrar um número significativo de detalhes e pontos de interesse sobre um imóvel. Nesta secção serão analisadas algumas das coisas mais importantes que os potenciais compradores de casas estão a ver numa propriedade e como os drones são capazes de responder às suas perguntas, ao mesmo tempo que proporcionam um pouco de excitação e interesse com pontos de vista aéreos únicos.
Caminhos do sol
Capturar o imóvel durante uma série de diferentes momentos do dia permitirá às pessoas ver como o imóvel muda ao longo do dia em termos do caminho do sol e das sombras que ele lança.
Isto é muito importante para várias pessoas – particularmente os jardineiros – pois mostra-lhes que tipo de ambiente a casa é susceptível de passar ao longo do dia. O seguimento dos caminhos do sol, desde a manhã até à noite, permite aos jardineiros planearem onde gostariam de cultivar culturas e outras plantas ornamentais, ao mesmo tempo que proporciona a cada potencial comprador a oportunidade de ver como a utilização da luz solar entraria nas diferentes partes da casa.
Verdura ao princípio do ano
Não há nada como o contraste entre as casas e a vegetação. É possível aumentar a atracção de uma propriedade utilizando imagens de drone e vídeos que mostram a casa completamente emersa em verde. Pode enviar selectivamente o drone para ângulos que não são possíveis com fotografias convencionais para capturar o melhor contraste entre arquitectura e natureza.
Ao subir até à altura máxima que um zangão pode voar é-lhe permitido também olhar directamente para baixo e pode dar uma vista de olhos para ver como o zangão se senta no meio da vegetação da vizinhança.
Distâncias a parques e escolas
Se a sua propriedade está perto de parques e escolas, a imagem do drone é praticamente a única forma de capturar tanto a casa como o parque ou a escola na mesma fotografia.
Muitas pessoas escolhem casas que os seus filhos poderão beneficiar de espaços verdes abertos e escolas próximas. Tirar fotografias e vídeos e simplesmente sobrepor um gráfico à distância levará ainda mais para casa o ponto de a casa estar perto de comodidades desejáveis.
Vídeos aéreos
As fotos e vídeos do imóvel podem ser combinados para que possa proporcionar aos potenciais compradores uma visita aérea do imóvel e a sua relação com outros pontos de interesse.
É possível até tornar isto interactivo utilizando a realidade virtual combinada com filmagens de drones. Há muitas empresas que são capazes de levar o seu drone footage e vídeo e incorporados no seu tour de vídeo de propriedade. Isto é provavelmente reservado para o segmento superior do mercado imobiliário, mas ainda assim algo que o fará sobressair facilmente!
Marketing de bens imobiliários
Uma das primeiras coisas em que as pessoas pensam quando pensam em utilizar drones em imóveis é a capacidade de criar material de marketing incrível.
Não são apenas os relatórios boca-a-boca e subjectivos dos consumidores que sustentam isto. Um grupo imobiliário australiano relatou ter visto um aumento de 403 % no tráfego para listagens que incluíam vídeo, em comparação com listagens sem.
Porque a maioria das listagens imobiliárias são colocadas num serviço de listas múltiplas onde as pessoas navegam através de centenas, se não milhares, de propriedades que precisa de uma forma de se destacar. Muito poucos agentes imobiliários estão a utilizar imagens de drone para vender as suas casas.
Porque as filmagens e vídeos do drone podem ser capturados para uma listagem a partir de 200 dólares, há um grande retorno do investimento caso seja capaz de captar a atenção de múltiplos compradores. Foi também demonstrado que os vídeos e as filmagens de drone não só aumentam o tráfego como também proporcionam ao agente imobiliário a capacidade de pedir um preço mais elevado e reduzir a quantidade de tempo no mercado.
Bem destes benefícios resultam em mais dinheiro no agente imobiliário e no bolso do cliente.
Conteúdo interactivo
A Internet tornou-se um lugar onde as pessoas esperam ser capazes de interagir com o conteúdo. O avanço da Internet super rápida permite que as pessoas interajam com fotografias e vídeos. Passaram os dias em que simplesmente listamos vídeos para as pessoas verem.
O melhor da tecnologia dos drones é que é facilmente capaz de captar uma panorâmica de 360° que pode ser visualizada através de óculos de realidade virtual ou online usando software de panorâmica de 360°. O conteúdo interactivo aumenta o valor percebido da listagem e é também outra forma de se destacar da multidão.
Ganhar mais clientes
Atrair clientes para o seu negócio é uma questão significativa para os agentes imobiliários. Tem de confiar em relações de longo prazo com clientes e numa palavra forte de boca em boca para atrair novos clientes. A sua integridade e o seu profissionalismo percebido combinado com a capacidade de obter o melhor preço para uma casa serão os principais factores que impulsionarão o envolvimento de novos clientes.
Atravessando a tecnologia dos drones é capaz de atrair novos clientes mais rapidamente do que outros. Um estudo recente da soldbyair.com mostrou que 83% dos vendedores domésticos preferem trabalhar com um agente que usa drones.
A publicidade de que é um agente imobiliário que utiliza vídeos e fotos de drones para vender um imóvel poderia facilmente fazê-lo sobressair porque outro estudo mostrou que apenas 9% dos agentes criam vídeos de listagem utilizando drones.
Esta disparidade entre os clientes que querem trabalhar com um agente que usa drones e o número de agentes que realmente usam imagens de drones permite-lhe destacar-se de todas as melhores formas possíveis!
Ir buscar esses clientes dando-lhes exactamente o que eles querem que mais ninguém lhes está a dar.
Toda esta conversa sobre drones e filmagens aéreas pode fazer com que se preocupe com o preço das filmagens de drones imobiliários. Na próxima secção tenho a certeza que ficará surpreendido com o pouco que custa realmente obter algumas filmagens incríveis do imóvel e aumentar o preço de venda.
Quanto custa um drone imobiliário?
Se quiser capturar imagens de drones imobiliários, tem realmente duas opções:
- compra o teu próprio drone – a tecnologia do drone é espantosamente barata e está a ficar mais barata. Mas há muito mais do que simplesmente pilotar um zangão.
- Alugue um profissional – contratar um profissional significa que não só terá a certeza de obter grandes filmagens de zangões, como também estará em conformidade com todas as regras e regulamentos locais.
Vamos ver estas opções com mais detalhe, abaixo.
Compra o teu próprio zangão
Primeiro, pode querer considerar a compra do seu próprio drone para fins imobiliários. Se quiser saber mais sobre fotografia de zangões deve consultar os meus dois guias – fotografia de zangões para principiantes [o guia completo] bem como o melhor zangão para fotografia – clique aqui.
Alguns destes guias dar-lhe-ão um resumo completo sobre a melhor forma de entrar no mundo dos drones e da fotografia.
Mas, compreendo que para uma série de pessoas – especialmente agentes imobiliários ocupados – que comprar e operar e manter um drone não é uma opção viável.
Limitações
As limitações de comprar o seu próprio drone para fins imobiliários incluem:
- Licenciamento – há uma série de regras e regulamentos potenciais e licenças que terá de compreender e recolher se quiser operar um drone para fins comerciais. Também tem de se manter actualizado com as mudanças à medida que evoluem ao longo do tempo.
- Requisitos de tempo – não há muitos agentes imobiliários que tenham realmente tempo para captar boas filmagens ou fotografias imobiliárias. Não só tem de investir tempo para desenvolver as suas capacidades, como também tem de passar pelo menos uma hora no local para se certificar de que capta todas as filmagens e fotografias de que necessita.
- Skills – terá de desenvolver as capacidades necessárias para não só pilotar o drone eficazmente, mas também compreender as bases da fotografia para que as suas fotografias dêem a melhor representação da propriedade. Isto leva tempo a compreender e a desenvolver. Se quiser fazer isto como parte de um projecto de passatempo, então isso seria desenvolvimento pessoal, bem como trabalho.
- Custo – o custo de um drone pode ser proibitivo para alguns agentes imobiliários e empresas. Um drone razoável, de nível de entrada, a nível de consumidor, irá atrasá-lo cerca de US$1000 até US$3000. Se estiver a utilizar isto regularmente e puder ver um retorno do seu investimento, esta será uma boa compra para si. No entanto, se alguma das outras limitações se aplicar – procure a ajuda de um profissional.
Se não quiser comprar o seu próprio drone, contratar um profissional é a sua melhor opção. A boa notícia é que há muitos serviços e freelancers dispostos a trabalhar consigo para captar as melhores vistas da sua propriedade.
Contratar um profissional
Contratação de um profissional pode ser feita através de um site de fotografia com drone ou pode contratar um fotógrafo freelancer com um drone.
Quando se trabalha com um profissional, é necessário certificar-se de que ele tem a sua licença e que é capaz de pilotar o drone na área em que a casa ou propriedade está localizada. Deve verificar a sua carteira de imagens e que estão a cumprir todas as leis e regulamentos locais, tendo o nível adequado de seguro de responsabilidade pública.
Custo da fotografia de zangão
O custo da fotografia com drone pode variar muito, mas para lhe dar uma ideia de um serviço popular aqui é que a repartição do custo é de dronebase.com.
Eu diria que isto está de acordo com a maioria dos grandes pilotos e fotógrafos de drones. Isto dá-lhe até uma hora de tempo de voo no local desejado.
Outros serviços de fotografia com drone também terão diferentes níveis de serviços à sua escolha. A maioria deles também desenhará o seu serviço à medida para que possa obter exactamente o que deseja para o seu projecto.
Piloto de freelance
Contratação de um piloto freelance será uma das formas mais baratas de capturar as fotos e vídeos da sua propriedade.
Existe um pouco mais de risco associado à utilização de um único piloto freelance, mas fazer a sua devida diligência e verificar a sua carteira e pedir referências será uma forma de minimizar esse risco.
Sumário
Existem muitos benefícios incríveis na utilização de drones para bens imobiliários. Não só as imagens de drones lhe permitem atrair mais tráfego para a sua listagem, mas também o expõem da multidão como um negócio imobiliário ou agente. Existe uma enorme disparidade entre as pessoas que querem filmagens de drones e os agentes imobiliários que realmente prestam esse serviço.
O fornecimento de imagens incríveis de uma propriedade é apenas a ponta do iceberg dos benefícios e estou certo de que se incorporasse imagens e vídeos de drone no seu negócio imobiliário começaria a ver o retorno do seu investimento em tempo ou dinheiro.