Dependente da qualidade do drone que está a considerar adquirir, poderia vir com uma suspensão cardan de 3 eixos ou 2 eixos. Os zangões modernos de consumo que são utilizados principalmente para fotografia têm tipicamente um zangão de três eixos que lhes permite tirar vídeo e fotografias em condições de vento – quer o zangão esteja a ser batido por aí. A suspensão cardan contraria qualquer movimento do zangão para que se possa obter boas imagens estáticas e suaves. Alguns dos drones menos caros no mercado têm uma suspensão cardan de dois eixos e os drones de corrida de primeira pessoa também utilizam uma suspensão cardan de dois eixos, uma vez que poupa no peso e significa que podem voar mais rapidamente.
A suspensão cardan de 2 eixos é capaz de contrariar o movimento à medida que o zangão avança e rola de um lado para o outro. Uma suspensão cardan de 3 eixos é capaz de contrariar o movimento à medida que o drone se move para a frente e para trás, rola de um lado para o outro, e também gira para a esquerda ou para a direita enquanto está parado.
Do chão, um zangão parece mover-se incrivelmente suavemente através do ar. E, na sua maior parte, faz.
No entanto, o zangão está constantemente a tomar decisões sobre a sua estabilidade e está muito rapidamente a fazer julgamentos sobre quais as hélices que devem rodar mais rapidamente para criar estabilidade através do movimento e para se manter imóvel.
Isto significa que por vezes pode sobre ou subestimar quanta energia precisa de enviar para as hélices. Isto pode criar vibrações e solavancos durante o voo.
Em resumo, uma suspensão cardan de dois eixos é capaz de estabilizar contra o passo, e rolar enquanto uma suspensão cardan de três eixos é capaz de estabilizar contra o passo, rolar, e guinar.
Cada um destes movimentos é muito importante para poder manobrar o drone no espaço 3D e manter a câmara estável ao longo de todos os movimentos requer uma suspensão cardan de três eixos. Uma suspensão cardan de três eixos é normalmente encontrada em drones de câmara na gama de preços médios a altos e está a tornar-se comum entre os drones que são utilizados para fotografia e videografia.
Table of Contents
Qual é a diferença entre a suspensão cardan de 2 eixos e de 3 eixos?
A diferença entre um gimbal de dois eixos e três eixos desce até às direcções em que a câmara pode ser estabilizada.
Como um zangão voa através do ar, é capaz de girar ao longo dos três eixos. Ou seja, pode mover o nariz para cima e para baixo para se mover para trás e para a frente. É capaz de mover as hélices do lado esquerdo ou direito do seu corpo para cima e para baixo para bater para a esquerda e para a direita. E, também pode utilizar o movimento das suas hélices no sentido horário ou anti-horário para girar para a esquerda ou direita enquanto se mantém no mesmo lugar.
Quando primeiro estava a tentar compreender como um zangão se move num espaço 3D demorei algum tempo a compreender exactamente o que as hélices estavam a fazer. Aqui está um diagrama simples para todos os movimentos do zangão onde as hélices que giram mais rapidamente durante cada um dos movimentos são realçadas com um “plus” vermelho. Isto deve dar-lhe uma ideia do que está exactamente a acontecer quando o zangão se está a mover em diferentes direcções.
Se quiser saber com mais detalhes sobre como um drone muda de direcção verifique o meu outro artigo – como é que um drone muda de direcção [resolvido] – clique aqui para ser levado ao artigo.
Para ver exactamente a diferença entre uma suspensão cardan de dois eixos e de três eixos é melhor ver um vídeo. Abaixo, encontra-se um vídeo do YouTube que mostra a diferença entre uma suspensão cardan de três eixos e uma suspensão cardan de dois eixos. São mostrados lado a lado, o que realmente lhe permite ver a diferença que um eixo extra pode fazer.
Uma coisa que quero que reparem na suspensão cardan de dois eixos é que os solavancos e problemas de estabilização do drone vêm de um lado para o outro. Isto porque para uma suspensão cardan de dois eixos o movimento que não é capaz de estabilizar é a acção que é semelhante de virar a cabeça da esquerda para a direita.
Isto significa que a máquina fotográfica experimenta tremores significativos como se abanasse a cabeça de um lado para o outro.
A suspensão cardan de três eixos não sofre deste problema porque tem a capacidade de contrariar quaisquer movimentos que venham de um lado para o outro “abanão de cabeça” que fariam com que a câmara se tornasse instável.
O resultado do vídeo é que a suspensão cardan de três eixos resulta numa gravação muito mais suave e a suspensão cardan de dois eixos. Isto significa que a suspensão cardan de três eixos será muito melhor para fotógrafos e videógrafos que depois de filmagens cinematográficas que são suaves e sem julgamentos.
2 eixo gimbal
Uma suspensão cardan de dois eixos tem a capacidade de estabilizar os movimentos do drone que equivalem a avançar e retroceder, bem como a mover-se de um lado para o outro mergulhando as hélices do lado esquerdo ou direito.
Gosto de pensar no movimento como um barco em ondas. Se o barco se dirige numa direcção as ondas porque o nariz do barco cai e sobe e também abana de um lado para o outro.
A única coisa que uma suspensão cardan de dois eixos não faz é contrariar o movimento que vem do zangão girando o nariz da esquerda para a direita – um movimento semelhante ao abanar da cabeça. Ou, na analogia de barco acima, mudar a direcção do barco.
Conseguir a melhor filmagem de um gimbal de 2 eixos
Existem muitos zangões no mercado com apenas uma suspensão cardan de dois eixos. Isto não é necessariamente um problema, pois os orçamentos das pessoas não permitem a compra de zangões mais avançados. Isto não significa que ainda possa obter algumas filmagens incríveis e selagens do seu zangão.
Para pilotar um zangão de dois eixos com suavidade só tem de ser um pouco mais exigente sobre quando vai pilotar o seu zangão no ambiente. Tem de escolher dias que não sejam tão ventosos, o que significa que a suspensão cardan do zangão não tem de trabalhar tanto.
Best drone de 2 eixos
O melhor drone de dois eixos no mercado neste momento é a faísca DJI.
DJI Spark
A DJI Spark já não está a ser produzida mas pode encontrar drones de segunda mão e aftermarket actualmente no mercado. É um mini drone que apresenta todas as tecnologias de assinatura do DJI, o que lhe permite entrar no mundo dos drones voadores incrivelmente baratos.
O DJI Spark tem um peso de descolagem de 300 g e tem até 16 minutos de tempo de voo. Tem uma suspensão cardan mecânica de dois eixos que se estabilizará contra o passo e os solavancos e permite abaixar a câmara a um grau de -85°.
A câmara é capaz de gravar até 30 fotogramas por segundo a 1080p de qualidade. Tem uma velocidade máxima de 31 mph no modo desportivo e pode voar até 1,2 milhas de distância do controlo remoto que também está incluído com o zangão.
Este zangão é perfeito para mergulhar os dedos dos pés no mundo da fotografia e da videografia do zangão sem quebrar o banco.
Como a tecnologia dos drones melhora e as pessoas estão dispostas a gastar mais dinheiro em drones, é raro encontrar um Joan de médio alcance a nível de consumidor que não tenha um gimbal de três eixos.
Vamos ver o que é uma suspensão cardan de três eixos e como funciona.
3 eixo gimbal
Uma suspensão cardan de três eixos é encontrada em praticamente todos os drones de câmara que estão a ser utilizados para fotografia e videografia por sérios hobbistas e profissionais.
Uma suspensão cardan de três eixos estabiliza a câmara contra choques e movimentos suaves em todos os três eixos: inclinação, rotação e guinada.
Gosto de pensar nisto os movimentos pelos quais um barco irá passar ao mudar de direcção na água. As ondas farão com que o barco se incline para cima e para baixo, assim como rolar de um lado para o outro. No entanto, como o zangão está a usar o seu leme para mudar de direcção, também passa por um movimento extra que uma suspensão cardan de três eixos pode estabilizar.
As cardan de três eixos são encontradas numa gama de zangões e fornecem a melhor filmagem de longe.
Drones com cardan de 3 eixos
Aqui está uma lista não exaustiva de todos os tipos comuns de zangões que contêm uma suspensão cardan de três eixos.
Todos os novos drones acima do preço de cerca de 500 dólares do poço incluem uma suspensão cardan de três eixos. Isto porque é a qualidade mínima esperada dos fabricantes de zangões se estes forem comprados para gravar vídeo e tirar fotos.
Melhor zangões de três eixos
O melhor drone de três eixos no mercado neste momento é o DJI Mavic air 2.
DJI Mavic Air 2
DJI Mavic Air 2
Verificar preço actual na Amazon
Amo o meu Mavic Air e fiquei feliz quando DJI desistiu de actualizar o drone. Parece que o fizeram de todas as maneiras certas! O Mavic Air 2 leva a potência e a portabilidade para o nível seguinte, oferecendo características avançadas num pacote compacto. Tem uma gama de funções de disparo inteligente e uma excelente qualidade de imagem coloca as obras-primas aéreas ao alcance.
A câmara inclui:
- sensor CMOS de 1/2 polegadas: tem um vídeo suave de 4K/60fps. O perfil de cor plana D-Cinelike retém mais informação para pós-processamento. O codec de vídeo HEVC (H.265) regista mais informação de imagem, utiliza menos armazenamento, e preserva o alcance dinâmico e o detalhe das suas filmagens, assegurando um conteúdo de nível seguinte.
8K Hyperlapse: isto permitir-lhe-á simplesmente deformar o tempo e o espaço para filmagens especialmente impressionantes.
este é um zangão barato e ultra portátil que penso que seria tolo não considerar se quisesse ser um pouco mais conivente com o orçamento.
- Peso – 570 g
- Dimensões
- Dobrado: 180×97×74 mm (Comprimento×Largura×Altura)
- Dobrado: 183×253×77 mm (Comprimento×Largura×Altura)
- 34 minutos de tempo máximo de voo
- Resistência máxima à velocidade do vento – 8,5-10,5 m/s
- 8 GB de armazenamento interno
- Velocidade máxima – 19 m/s
Este é um grande zangãozinho e satisfará facilmente a maioria dos fotógrafos por hobby!
- Upam o vosso jogo: O drone da câmara Mavic Air 2 leva a potência e a portabilidade para o nível seguinte. Combina uma câmara poderosa com modos de disparo inteligentes para resultados impressionantes.
- Next-Level Content: Captura impressionantes fotografias de 48MP com um sensor CMOS de 1/2 polegada enquanto a suspensão cardan de 3 eixos fornece um vídeo de 4K/60fps.
- Vôo melhorado: Um impressionante tempo de voo de até 34 minutos permite tirar fotografias épicas e de ritmo rápido.
- Rastreio Inteligente: Mavic Air 2 apresenta funções de disparo intuitivas que tornam a fotografia aérea mais fácil do que nunca.
- Resolução de captura de vídeo: 4K HD
Pros
+ Muito portátil
+ Opção mais barata do que Pro
+ Grandes modos de voo inteligentes
Cons
~ 4K 60FPS apenas disponível nos modos manuais
~ Sem evitar obstáculos laterais
Verificar preço actual na Amazon
Qual é o melhor gimbal?
O claro, não há melhor gimbal para um zangão, apenas depende de uma série de factores e do caso de uso para o seu zangão. Por exemplo, se quiser entrar no mercado do zangão mas tiver apenas um orçamento baixo é melhor obter um zangão com uma suspensão cardan de dois eixos. No entanto, se for fotógrafo e videógrafo, deverá procurar uma suspensão cardan de três eixos, pois esta dar-lhe-á as melhores hipóteses de obter fotografias espantosas e suaves. Alternativamente, se estiver numa corrida o peso extra que acompanha uma suspensão cardan de três eixos pode não valer a pena.
Consumidores de baixo orçamento
Existem muitos drones orçamentais de boa qualidade no mercado neste momento. Há câmaras com características avançadas de software, tais como GPS, suporte automático de altitude e regresso a casa por tão pouco como 500 dólares e menos.
Porque cada uma destas características é importante para manter o zangão no ar o custo é mantido baixo colocando uma suspensão cardan de dois eixos.
Isto significa que poderá adquirir um drone por menos dinheiro com todas as características avançadas que os drones muito mais caros têm, mas não será capaz de capturar imagens tão suaves como os drones mais recentes no mercado.
Não há “drone perfeito” e quando estava no mercado para o meu primeiro drone tive de ponderar todas as características importantes e o meu orçamento para tomar a decisão certa de como queria usar o meu drone.
Fotógrafos
Se é fotógrafo ou videógrafo não há dúvida de que necessitará de uma suspensão cardan de três eixos para manter a sua máquina fotográfica estável mesmo nas condições mais ventosas.
Se o seu orçamento não se estica ao melhor drone do mercado, recomendo que procure um drone de segunda mão que possa ser apanhado pela fracção do preço de um novo drone. Se quiser saber mais sobre como comprar um drone em segunda mão consulte o meu outro artigo – como comprar um drone em segunda mão com uma lista de verificação gratuita de 50 peças – clique aqui para ser levado ao artigo.
PTV corridas
Se estiver a comprar um drone para correr pode não querer usar qualquer forma de suspensão cardan ou estabilização para a sua câmara de visão em primeira pessoa.
Quando se está a correr, o peso de um drone é um componente muito importante e métrico que tem de considerar para manter o seu drone a voar rápido. Vencer a competição pode descer a fracções de uma grama.
Usar uma suspensão cardan de dois eixos num drone de corrida pode ser uma melhor opção para muitos pilotos de drone, uma vez que eles serão capazes de obter um tiro relativamente suave, mas sem o peso extra que pode limitar severamente a sua velocidade máxima, bem como a sua duração de bateria.
Como funciona um Drone Gimbal?
A suspensão cardan é um dispositivo que mantém um objecto estável numa determinada posição apesar do movimento do dispositivo a que está ligado – neste caso é um zangão. Isto significa que como o zangão está em constante mudança de posição e está a ser esbarrado e batido pelo vento, o objecto preso ao zangão permanecerá estável.
A função principal da suspensão cardan é cancelar em qualquer movimento indesejado nos três eixos de movimento.
Eles encontraram uma utilização comum com fotógrafos e videógrafos porque são capazes de cancelar os pequenos movimentos que o corpo humano faz e que não pode controlar. Isto é, em última análise, para conseguir uma fotografia suave e estável.
Os gimbals electrónicos utilizam giroscópios e motores para controlar a posição da câmara. Cada motor que contraria o movimento é controlado por um sistema complexo de electrónica e mecanismos de feedback. Se for uma suspensão cardan de três eixos, haverá motores em cada acesso para cancelar o movimento ao longo dos três eixos.
Isto é incrivelmente importante para disparos de zangão, uma vez que o zangão está a experimentar movimentos do vento em todas as direcções.
A medida que a tecnologia do zangão melhora, os gimbals são capazes de detectar o mais pequeno dos movimentos e bofetadas acidentais do vento. O motor tem de responder incrivelmente rapidamente ao movimento e por isso é utilizado um motor brushless stepper ou servo motor que permite ao giroscópio do zangão responder incrivelmente rápido a qualquer movimento não intencional.
Sumário
Neste artigo, passamos pelas diferenças entre uma suspensão cardan de dois eixos e três eixos e como isso se relaciona com o voo de zangões.
Ultimamente, não tem de comprar um zangão com suspensão cardan de três eixos se estiver a usar o seu zangão apenas para fotografias fixas ou se não tiver orçamento para um zangão com suspensão cardan de três eixos. Não precisa de uma suspensão cardan de três eixos para qualquer drone de corrida, pois aumenta o peso do drone e, portanto, provoca uma redução na velocidade máxima do drone e limita a duração da bateria.
Uma suspensão cardan de três eixos é inegociável para aqueles que querem levar a sério a sua fotografia e videografia. Felizmente, os zangões de topo no mercado têm todos zangões de três eixos e, à medida que a tecnologia se torna mais barata, vê-los-emos em muitos mais zangões na gama de preços mais baixos.