As drones estão a ser levados para cada vez mais ambientes algumas pessoas não gostam da ideia de que os drones são capazes de voar livremente, citando razões de privacidade e segurança para um maior controlo sobre os locais de voo dos drones. A maioria da legislação e da aplicação da lei sobre zangões depende de o piloto de zangões fazer a coisa certa. Ou seja, compreender os regulamentos e regras mais actualizados sobre zangões para a jurisdição em que estão a voar, ter informações actualizadas sobre zonas sem voo, e utilizar essas informações para voar de forma responsável e dentro da lei. Se isto não for suficiente, existe o potencial de interferir com o sinal de um drone que pode fazer com que o drone regresse simplesmente ao seu local de descolagem.
É possível bloquear um sinal do drone utilizando um sinal de perturbação para perturbar a comunicação entre o drone e o controlo remoto. Tipicamente, estas são potentes saídas que fazem com que o drone perca toda a comunicação. A aeronave voltará para casa, o que identificará o piloto.
Como a maioria das coisas no espaço tecnológico, isto é um pouco uma corrida armamentista entre fabricantes de drones, legisladores, forças da lei e flyers de drones por hobby. Não é comum as pessoas utilizarem bloqueadores de zangões, mas há uma série de aplicações no mundo real em que o bloqueamento de um sinal de zangão se torna uma questão de vida ou morte. Por exemplo, em torno de um aeroporto.
Neste artigo, vamos responder à pergunta: é possível encravar um sinal de drone? E também aprofundar a ciência e as razões pelas quais as pessoas podem querer interferir com um sinal de um zangão.
Comecemos pelo básico e vamos descobrir o que é um bloqueador de zangões.
Table of Contents
O que é um zangão Jammer?
Um bloqueador de zangão é uma peça de tecnologia que envia um sinal de perturbação para interferir com o sinal normal que o zangão está a receber do controlador remoto (operado pelo piloto do zangão). Estes sinais são enviados em saídas elevadas a fim de causar interferências para que o drone perca toda a capacidade de comunicar via sinais de rádio com o controlo remoto.
Um drone que não seja capaz de comunicar suficientemente com o controlo remoto regressará frequentemente simplesmente ao local de descolagem através de uma tecnologia avançada chamada “regresso a casa” encontrada na maioria dos drones GPS de grau de consumo. Ao seguir o drone de volta ao seu local de descolagem, as autoridades policiais são também capazes de identificar o piloto do drone.
É muito difícil de defender contra um sinal de interferência. Para bater um sinal de bloqueador de zangão é necessário enviar uma saída muito superior à do bloqueador, o que é muito difícil para a maioria da electrónica de consumo.
Quando alguém usaria um bloqueador de zangão?
Existem muitas actividades em que a utilização de um zangão se torna uma ferramenta muito útil. Isto inclui fotografia aérea, monitorização de catástrofes, agricultura, inspecção industrial, retalho, e muito mais.
Por exemplo, aeroportos e áreas urbanas apinhadas, como estádios de futebol, precisam de estar atentos a drones que possam transportar dispositivos explosivos ou agentes biológicos.
Drones também podem ser utilizados para missões de espionagem, onde podem capturar imagens e dados topográficos sobre áreas sensíveis. Além disso, os drones também podem ser utilizados para contrabandear materiais ilícitos através das fronteiras ou para dentro e fora das prisões – há tantas maneiras de um drone poder ser utilizado para fins maliciosos.
Uma pessoa que queira proteger-se ou a informação contra ataques de zangões poderia usar um bloqueador de zangões. A detecção fiável de zangões é uma tarefa muito difícil e exigente. A luta contra os zangões hostis consiste em duas fases. Detecção de zangões e bloqueio de zangões.
Um bloqueador de zangão protege terra, propriedade, informação e privacidade, tornando o zangão inoperacional pelo seu piloto.
Como funcionam os bloqueadores de zangões?
Como mencionado acima, os bloqueadores de zangões funcionam enviando um sinal muito mais potente do que o controlador remoto. Na Europa, são permitidas as seguintes bandas de rádio para comandos à distância: 27 MHz, 35 MHz, 40 MHz, 433 MHz, 2,4 GHz e 5 GHz.
Existem dois tipos diferentes de telecomandos, analógico – usando uma modulação de largura de pulso, e digital – usando técnicas de modulação digital. As técnicas de modulação digital são mais familiares e dão origem às bandas de 2,4 GHz e 5 GHz que seriam familiares a qualquer pessoa que operasse um drone DJI. O meu ar DJI Mavic pode operar tanto a 2,4 GHz como a 5 GHz e descobri que em locais de cidades apinhadas um sinal de 5 GHz é mais eficaz na ligação com o drone.
Beside os comandos de controlo também é capaz de bloquear outros sinais de rádio como dados de voo e estado para o controlador remoto, a ligação de vídeo para enviar imagens para o controlador remoto, e o sistema de posicionamento global que é necessário para o drone estabilizar e pairar automaticamente.
O objectivo do encravamento é distorcer o sinal para um nível em que o receptor seja completamente incapaz de o detectar ou pelo menos atingir algumas partes do sistema perdendo a sua integridade, resultando na negação total ou parcial de serviço entre o drone e o controlador.
Se encravar um sistema GPS de zangões, é muito provável que se despiste.
Para evitar que um zangão entre numa determinada área pode usar lasers de alta energia, pistolas de pulso electromagnéticas, e bloqueadores de radiofrequência. Existem vários produtos disponíveis no mercado que detectam e fornecem contramedidas, mas são concebidos principalmente para uso militar e têm um preço relativamente elevado.
Um bloqueador de zangão é capaz de criar uma barreira virtual em torno do hardware do bloqueador. Se este sinal for direccionado para uma direcção, o alcance do encravamento é maior. Todo o encravamento de alcance é mais fiável porque não depende da localização bem sucedida do drone e pode simplesmente criar uma zona de exclusão. Por outras palavras, não é necessário deslocar e direccionar o sinal para o drone que se pretende encravar.
Pode proteger contra bloqueadores de zangões?
Se for um piloto de drone, há várias formas de proteger o seu drone contra sinais de interferência.
Um artigo científico publicado em 2016 destaca uma técnica chamada “hardware sandboxing”. Esta técnica foi inspirada pelo conceito de sandboxing de software que visa a actividade potencialmente maliciosa em fornecedores e componentes de hardware da Internet.
Criaram um gerador de sinal receptor virtual para isolar o receptor potencialmente encravado do resto do sistema que controla o drone. Isto foi eficaz na detecção e reacção a ataques de interferência do drone.
Are drone jammers legal?
Existem muitas leis e regulamentos que se podem sobrepor à tecnologia de interferência de zangões e muitas leis de comunicação que cobrem a interrupção das frequências de comunicação abertas ao público:
US code
Isto significa que a pessoa que opera o bloqueador terá de ser licenciada e autorizada pelo governo federal.
Se utilizar um bloqueador de zangão num zangão corre o risco de causar a queda do zangão do céu e, portanto, causar danos materiais e danos pessoais. Isto poderia abrir a oportunidade para as pessoas o processarem com base nos danos que é capaz de causar utilizando um bloqueador de zangão.
Quem iria querer usar um bloqueador de zangão?
Há uma gama de casos de utilização para quem possa querer usar um bloqueador de zangão. Isto inclui pessoal de segurança, pessoal militar, proprietários de casas, proprietários de propriedades privadas, e guardas-florestais ou parques.
Segurança
Segurar a privacidade e a propriedade do governo ou de entidades privadas é da responsabilidade de uma série de forças de segurança. Por exemplo, podem ser trazidos agentes de segurança para proteger um determinado evento, propriedade privada, ou outra reunião pública, a fim de proteger a segurança do público.
O pessoal de segurança poderia usar um bloqueador de zangões para derrubar quaisquer zangões que sejam vistos a voar nas proximidades.
Militar
O caso de uso militar para um bloqueador de zangão é o mais convincente. Os zangões podem ser utilizados para transportar explosivos, informação sensível e outros agentes nocivos. Isto significa que a capacidade de reproduzir o encravamento de um sinal de um zangão se torna uma questão de vida ou morte.
Os militares utilizam um sistema de jammer portátil que é instalado num veículo. O drone é capaz de derrubar drones ao nível do consumidor tais como o DJI Phantom ou DJI Mavic air, mas também é capaz de se defender contra drones muito maiores que são utilizados para fins militares.
A capacidade de bloquear uma variedade de sistemas significa que se pode acompanhar a adopção de novas tecnologias por parte do inimigo. Isto inclui sistemas multirotor e drones de asa fixa.
Proprietários de casas/ Proprietários de propriedades privadas
Talvez tenha um piloto de zangão particularmente irritante na sua área local. Alguns proprietários de zangões podem querer estabelecer um perímetro à volta da sua casa que impeça os pilotos de zangões de sobrevoar a sua casa.
Proprietários e proprietários de propriedades privadas têm a capacidade de instalar um bloqueador de zangão no centro da sua propriedade, que pode estender-se aos parâmetros da sua propriedade.
Drone jammers são particularmente eficazes para sinais GPS e são eficazes a partir de até 400 m de distância. Pode usar um cone de 30° para direccionar o sinal de interferência, o que irá alargar o seu alcance e permitir-lhe derrubar zangões de asa fixa de movimento rápido.
Soldados da vida selvagem/parqueiros
Soluções de interferência com drone também podem ser utilizadas pelos guardas-florestais e guarda-parques que procuram proteger zonas de refúgio e parques nacionais. Recentemente, estive no parque nacional Innes e reparei que não havia um sinal de voo de zangão.
Porque sou um piloto consciente de drones que não descolei de todo no Parque Nacional. No entanto, enquanto lá estive, notei uma série de zangões a voar por aí tentando captar alguns disparos espantosos da paisagem espectacular.
É minha opinião que se os guardas-florestais do parque pudessem usar soluções de bloqueio de zangões, seriam capazes de atingir zangões a longa distância e dissuadir as pessoas que sentem que querem obter esse tiro rápido, apesar dos regulamentos para licitação de voos com zangões na área.
Existe uma aplicação para detectar zangões?
Se quiser derrubar um zangão em primeiro lugar, precisa de saber onde está e ser capaz de o detectar.
Existem várias formas de detectar um zangão, incluindo:
- radar detecção – convencionalmente os radares são utilizados em aplicações militares bem como na aviação. Não é fácil detectar um pequeno drone com Radar, especialmente quando estão a voar baixo e a viajar devagar. Os seus movimentos e tamanho tornam-nos semelhantes à forma como as aves se movimentam, pelo que não são fáceis de diferenciar.
- Detecção por radiofrequência – há uma transmissão de dados bidireccional contínua entre um zangão e o piloto no solo. Os dados são enviados em várias bandas de frequência, o que significa que existe uma grande oportunidade de detectar o zangão. Uma das vantagens é que não há necessidade de envio de sinal e este pode ser detectado passivamente.
- Detecção óptica – as câmaras digitais e câmaras de vigilância são capazes de detectar o zangão desde que tenham um zoom óptico de boa qualidade e uma alta resolução.
- Detecção térmica – tal como a detecção óptica, esta depende de uma boa resolução mas a vantagem em relação à detecção óptica é que são capazes de trabalhar à noite.
Detecção acústica – existem microfones especiais capazes de detectar o som e a assinatura acústica específica de veículos e motores multi-propulsores.
Recentemente, existe um aplicativo chamado dronewatcher que é capaz de detectar pequenos veículos aéreos não tripulados.
Esta aplicação transforma o seu andróide num detector de drones e é capaz de o alertar e seguir o seu caminho. A aplicação detecta a maioria dos andróides consumidores e pró-consumidores disponíveis comercialmente e regista os dados, incluindo o tipo de andróide e a identificação que pode ser utilizada para documentar provas a serem utilizadas pelas forças policiais locais.
Sumário
Neste artigo, respondemos à pergunta: é possível encravar um sinal de drone? Muito simplesmente, sim, é possível mostrar um sinal de zangão atacando qualquer uma das frequências de rádio que o zangão está a utilizar. Isto inclui os sinais de controlo, a transmissão de vídeo e o GPS (mais eficaz).
Even, embora possa adquirir produtos de interferência de zangões, são proibitivamente caros e frequentemente reservados às agências de segurança e aos militares.
A probabilidade de se deparar com um bloqueador de zangões na natureza é baixa. Os bloqueadores de zangões são fortemente regulados e representam um pequeno risco para o passageiro médio de um zangão por hobby.
Desde que esteja a voar dentro dos regulamentos e limites locais, não tem nada com que se preocupar. A menos que esteja a voar perto de bases militares ou outros locais governamentais altamente protectores, é pouco provável que um jammer ataque o seu drone.