Muitas pessoas querem pilotar os seus zangões à noite. No entanto, não há muitos zangões que tenham visão nocturna ou câmaras de infravermelhos. Por conseguinte, pode querer considerar adicionar uma câmara de visão nocturna ao seu zangão. Mas como é que o faz? Os zangões são muito leves e bem equilibrados e mesmo a mais pequena adição ao zangão pode fazer com que este tenha um tempo de voo significativamente menor e até causar problemas de estabilidade.
A forma mais simples de adicionar visão nocturna ao seu zangão é adquirir uma câmara de infravermelhos ligeiros que pode fixar ao seu zangão. Pode adicionar luzes de infravermelhos para iluminar o ambiente para obter uma melhor imagem. Alternativamente, existem grandes opções para comprar um zangão com visão nocturna embutida.
Há várias empresas especializadas em adicionar visão nocturna ao seu zangão. À medida que a tecnologia melhora e a electrónica é capaz de ser miniaturizada, cada vez mais drones são capazes de transportar uma câmara de imagem térmica extra que pode ver à noite e à visão nocturna para o seu drone.
Aqui está um resumo de alguns dos produtos que pode adquirir para adicionar visão nocturna ao seu zangão.
Table of Contents
Modos para adicionar visão nocturna
Se já tiver um zangão que esteja confiante a voar e quiser acrescentar-lhe capacidades de visão nocturna, deve adquirir uma unidade extra para o fixar ao zangão.
Você tem de se certificar de que utiliza um zangão com uma bateria de 25 a 30 minutos de vida útil, sem quaisquer câmaras extras, para obter aproximadamente 10 a 15 minutos de tempo de voo com o peso extra e redução na aerodinâmica.
Alternativamente, pode simplesmente descolar mais perto do ponto de viragem da sua missão para que possa ter a certeza de que o drone regressará ao local da descolagem sem ficar sem energia.
Adicionar uma câmara de infravermelhos
Adicionar uma câmara de infravermelhos com segurança a um zangão é mais difícil do que simplesmente colar numa montagem go pro Mount (ou outro Mount) e voar para longe.
Isto significa frequentemente adquirir uma câmara que foi especificamente concebida para se adaptar ao drone que tem actualmente.
Aqui estão as empresas, e os produtos actuais, que estão a tornar as câmaras de infravermelhos e de visão nocturna adequadas para uma gama de tecnologia de drones.
WIRIS® Pro
Esta pequena câmara foi concebida para ser pilotada sobre uma gama de diferentes tipos de zangões. A câmara térmica está equipada com um sensor microbolométrico LWIR com uma resolução de 640×512 pixels. Um bolómetro é um dispositivo para medir a potência da radiação electromagnética que está a atingir o sensor. Faz isto através da medição do calor de um material utilizando a resistência eléctrica dependente da temperatura para medir a temperatura absoluta.
A câmara de infravermelhos tem uma grande amplitude térmica que pode medir até 1500°C e tem uma câmara normal que vem com HD total e um ultra-zoom óptico incomparável que pode ser até 10 vezes zoom.
É precisamente calibrado no laboratório do fabricante antes de ser enviado e tem um número de lentes intercambiáveis para que possa capturar exactamente o que quer gravar.
Nas opções de pós-processamento é possível combinar a imagem térmica e a câmara normal para apresentar um mapa 3D de fotos.
A parte de trás da câmara é capaz de se ligar a uma grande variedade de outros dispositivos através de cabos e também inclui uma transmissão de vídeo ao vivo de baixa latência e uma ligação de comando para que possa voar com confiança e ver o que a câmara está a ver em tempo real.
A câmara é embalada numa carga útil relativamente pequena e pesa menos de 430 g, o que a torna muito conveniente para uma série de drones de consumo topo de gama.
Segurança WIRIS
A mesma empresa que a câmara acima também produz uma versão de segurança da sua câmara de infravermelhos que é especificamente concebida para operações de segurança e de busca e salvamento. É uma câmara térmica concebida para uso com drones e tem um zoom óptico de 30 vezes na sua câmara normal e tem um filtro de corte de visão nocturna que fornece imagens incríveis em condições de pouca luz.
A câmara térmica de segurança WIRIS oferece uma resolução incomparável de 800×600 px – e os seus relógios de sensibilidade térmica a 40 mK.
Com um zoom óptico de 10 vezes a câmara normal é nítida mesmo com uma luz mínima de 0,0008 Lux – que é aproximadamente 0,0008 de um brilho de velas. Isto é muito sensível.
Porque esta câmara térmica está orientada para os mercados de segurança e busca e salvamento a câmara tem uma das mais altas resoluções do mercado.
Interessantemente, a câmara encontra-se numa determinada categoria de produto, o que significa que não tem de ser aprovada para venda e exportação pelas pessoas que importam dispositivos sensíveis à segurança. O drone pesa um pouco mais do que a unidade, acima, e é inferior a 780 g que é embalado numa forma de 111 x 80 x 103 mm.
Perito em drone
Drone expert, com sede na Holanda, oferece uma série de potentes gimbals térmicos e câmaras para todos os dois modelos DJI Mavic.
As suas soluções de imagem térmica foram especificamente desenvolvidas para os drones com que estão a trabalhar, o que significa que a câmara térmica é continuamente estabilizada de acordo com os sistemas de voo do drone. A câmara térmica é mantida à frente e o módulo de armazenamento que se encontra na parte de trás do Monte é perfeitamente equilibrado para estes zangões.
As câmaras de drone vêm com uma detecção automática de hot spot que lhe permitirá encontrar pessoas e hotspots muito rapidamente. Isto é inestimável em missões de busca e salvamento. Verá imediatamente uma mensagem no seu visor quando um hotspot for detectado.
É possível olhar simultaneamente para a luz do dia e a vista térmica com uma configuração de câmara dupla. A configuração do drone térmico está equipada com câmaras duplas com uma câmara normal e uma câmara térmica, o que significa que tem luz do dia e imagem térmica para ver em simultâneo.
Se estiver a utilizar este drone no campo para fins de levantamento topográfico, pode utilizar a detecção automática integrada de pontos quentes GPS que exibe as coordenadas GPS em tempo real dos pontos quentes medidos.
É facilmente destacável do drone, o que significa que se estiver a usar o seu drone para mais do que a captura de imagens térmicas pode simplesmente retirá-lo em apenas alguns segundos sem quaisquer parafusos ou ligações eléctricas.
Pode verificar os seus pacotes completos de imagem térmica prontos a voar clicando neste link – clique aqui.
sUAS
Esta empresa é líder mundial na construção de soluções personalizadas de drones de visão térmica. Eles estão sediados nos Estados Unidos e querem colocar as capacidades de imagem térmica nas mãos dos clientes de forma simples e rentável.
Têm várias câmaras que são capazes de trabalhar com vários drones, tais como o DJI Mavic air, o Mavic Pro e pro platina, bem como o Mavic para fazer zoom e pro. Têm também capacidades para o Phantom 4 pro, bem como para os drones inspiradores e da série Matrice.
O sistema mais leve e económico adequado para quase todos os tipos de zangões é a câmara de montagem fixa VuIR Boson.
Não tem uma suspensão cardan, mas é capaz de clicar no lado ou no topo do drone para não bloquear nenhum dos sensores. É muito fácil de remover e instalar, basta ligá-lo e desligá-lo e funciona com a sua própria bateria, o que significa que não precisa de usar quaisquer cabos entre a câmara de infravermelhos e o drone.
Dizem que conseguem obter 20 minutos de tempo de voo no Mavic Pro e cerca de 13 minutos de tempo de voo com o ar do DJI Mavic. O ângulo de inclinação é ajustável manualmente, uma vez que não pode ser controlado através de uma gimbal.
Pode verificar a sua gama completa no seu website – clique aqui para ser levado para a gama completa de visão térmica do drone.
Estas são as melhores opções para si neste momento para adicionar visão nocturna ao seu zangão. Se não quiser trabalhar em ambientes com pouca luz, pode também adicionar luzes extra ao seu zangão.
Adicionar luzes
Por vezes, se quisermos ver no escuro, tudo o que temos de fazer é trazer a nossa própria luz. Há várias maneiras de adicionar LEDs brilhantes ao seu zangão e, se estiver tecnicamente motivado, pode usar o seguinte vídeo do YouTube para adicionar um par de luzes brilhantes ao seu zangão.
Outra opção é adicionar luzes extras ao seu drone ou exemplo, pode comprar um kit de iluminação de uma empresa como a lumecube.
estes são suportes termoplásticos leves e duráveis que se prendem à sua Mavic para pro e zoom drone para que não danifiquem as hélices quando acopladas.
Existe uma enorme lente de ângulo de 80º de feixe que ajuda a criar uma boa visão geral para a câmara do seu drone no escuro. Tem uma duração de bateria de 1,5 horas a 100% de brilho e pode ajustar o brilho usando controlos Bluetooth. Os suportes do zangão são ajustáveis para que possa ajustá-los a uma variedade de tamanhos de zangão diferentes e pesa apenas cerca de 1 onça por suporte. São carregados com um cabo USB-C.
Comprar um zangão com visão nocturna
Besides adicionando um conjunto extra de luzes ao seu zangão ou adicionando uma câmara de visão nocturna pode adquirir um zangão com visão nocturna para capacidades de imagem térmica incorporadas.
Se quiser saber mais sobre os melhores drones com visão nocturna consulte o meu guia de compradores neste link – clique aqui para ser levado ao artigo.
Os zangões que são mencionados neste artigo são:
- Walkera F210 Professional Deluxe Racer Quadcopter – este drone tem um ângulo ajustável e uma câmara de visão nocturna de alta definição que permite a transmissão de imagem em tempo real para o auscultador. É capaz de ver uma imagem detalhada à noite ou em situações de pouca luz.
- ANAFI Thermal – Com um peso de apenas 320 g, este é um zangão muito compacto e portátil. O Anafi pode ser montado em apenas alguns segundos e a câmara é estabilizada em cinco eixos, o que significa que o sensor óptico capta sempre a melhor fotografia possível.
- Zenmuse L1 – Este drone foi lançado pelo DJI no início de 2021. É um módulo de levantamento aéreo de lidar com uma câmara que contém um sensor de 1 polegada. A solução de lidar pode ser usada com o Matrice 300 RTK e qualquer outro drone DJI onde se pode alterar a carga útil, tal como o DJI Terra.
Esta pode não ser a melhor opção para si se não quiser voar sempre em condições de pouca luz ou capturar filmagens nocturnas e térmicas. A escolha de um drone que tenha ambas as capacidades permitir-lhe-á capturar com a câmara original, ao mesmo tempo que capta dados extra, tais como o componente de imagem térmica.
Câmara de Evento – nova ciência
A câmara do evento está na vanguarda da ciência quando se trata de ver com pouca luz ou no escuro. O laboratório de Davide Scaramuzza na Universidade de Zurique apresenta uma câmara que é perfeita para robôs e drones pequenos e de movimento rápido.
apontá-los a uma imagem estacionária e eles não lhe mostrarão nada, mas assim que houver movimento, as câmaras do evento mostram-lhe esse movimento por pixel a uma taxa de actualização muito elevada.
São muito sensíveis à luz fraca e também não se cegam com a luz brilhante. Eis o que acontece na câmara do caso em tempo real, mesmo quando se apaga a luz:
Suspeito que veremos cada vez mais tipos diferentes de câmaras como a câmara para eventos de tecnologia de drones numa variedade de aplicações e campos.
Quem gostaria de adicionar visão nocturna?
Há uma variedade de razões pelas quais pode querer um drone de visão nocturna. E não é só porque quer tirar fotografias de pessoas e utilizá-lo para vigilância. Aqui estão alguns usos populares e comuns dos drones de visão nocturna.
Mineração
Em operações de mineração pode usar a visão nocturna e a imagem infravermelha para ver através da poeira e sujidade que é gerada durante os processos típicos de mineração.
Segurança
Uma das primeiras aplicações deste tipo de tecnologia pode ser a protecção de quaisquer bens de segurança ou bases militares. Voar com um drone à noite permite ver de longe e de longe e a imagem térmica também fará com que os objectos das pessoas se destaquem muito facilmente para que se possa detectar quaisquer ameaças ou problemas que possa ter de resolver.
Fotógrafos
Fotografia e imagem nocturna podem ser usadas para recolher alguma arte interessante e perspectivas únicas sobre o seu ambiente.
Usando uma combinação de lidar, imagem térmica e fotografia a cores real, seria capaz de captar algumas perspectivas muito interessantes e únicas que seriam muito difíceis de replicar para outras pessoas.
Aqui está uma fotografia usando exposição longa para que se possa realmente usar o zangão para pintar imagens no céu. Esta imagem é cortesia de Lumecube.
Procura e salvamento
Missões de busca e salvamento envolvem frequentemente a procura de pessoas e animais. Felizmente, as pessoas e os animais emitem um sinal infravermelho distinto, uma vez que são significativamente mais quentes do que o ambiente circundante. Podem utilizar esta informação para localizar a pessoa ou animal perdido num ambiente frio muito facilmente.
Há uma variedade de drones capazes de utilizar também o zoom para que possam fazer zoom sobre um objecto à distância. Dada a vantagem da altura perfeita, bem como das capacidades de infravermelhos, nunca foi tão fácil encontrar alguém. Mesmo em vegetação muito densa.
Sumário
Neste artigo, analisámos todas as formas de acrescentar visão nocturna ao seu zangão. Pode optar por utilizar o drone que já possui e anexar uma visão nocturna e imagens térmicas ao seu drone utilizando acessórios e adições de terceiros.
Tem de se certificar de que cada uma das coisas que anexam ao seu zangão foi especificamente concebida para o zangão a que o estão a anexar. Isto significa que o zangão será equilibrado, estável, e seguro durante o voo. Tem de se certificar de que a câmara infravermelha não interfere com nenhuma das hélices ou outras partes do drone, tais como os sensores.
Outra opção que tem para adicionar visão nocturna ao seu zangão é fixar algumas luzes LED muito brilhantes que podem iluminar a área imediata e fazer do seu zangão a sua própria fonte de luz. Isto é de longe a coisa mais fácil de fazer, mas tem de aceitar um tempo de voo inferior devido ao peso extra que o zangão transporta durante o voo.