Spotar um zangão à noite pode ser relativamente difícil devido à natureza rápida dos zangões e ao facto de a maioria das tendências lhe permitir desligar as luzes durante a utilização. Há muitas razões pelas quais alguém pode querer pilotar uma noite de zangão: pode ser a polícia à procura de um suspeito, pode ser cientistas a monitorizar a vida selvagem, ou pode ser apenas alguém que queira infringir a sua privacidade. Neste artigo vamos analisar como detectar um zangão à noite e as tecnologias avançadas que existem para o fazer.
É possível detectar um drone à noite usando o som do drone para localizar a sua posição no céu, é possível detectá-lo opticamente usando as luzes que estão no drone e também é possível usar um aplicativo de detecção de drones para descobrir quantos drones se encontram nas suas imediações.
Antes de entrarmos na forma exacta como se vê um zangão à noite, precisamos de compreender que nem todos estão a tentar espiá-lo ou à sua propriedade. Existem algumas razões legítimas para usar um drone à noite pela polícia, ciências, segurança, e outras agências governamentais.
Table of Contents
Quem voa um zangão à noite?
Dependente de onde estiver a pilotar um drone, há uma série de regras e regulamentos que o podem impedir de voar durante a noite. Se for apenas um passageiro por hobby, a regra geral é que precisa de aterrar o seu zangão ao pôr-do-sol. Contudo, com treino extra e certificação pode voar com o seu zangão à noite para captar imagens aéreas deslumbrantes de paisagens urbanas nocturnas ou outras áreas bem iluminadas.
Na minha experiência, é pouco provável que seja uma pessoa com certificação extra.
Quando se está a pilotar um zangão durante o dia, pode-se ver até ao horizonte, o que dá um tiro de espanto. Contudo, à noite, o seu alcance é extremamente limitado, a menos que esteja a iluminar artificialmente a cena.
Aqui pode estar a voar um drone à noite se suspeitar que há um drone a voar acima de si ou da sua propriedade.
Polícia
A polícia utiliza drones para o levantamento e localização de actividades criminosas. Os zangões da polícia tendem a ser dos maiores consumidores e modelos de zangões empresariais, o que significa que são muito mais fáceis de detectar e ouvir.
A razão de serem muito mais pesados é que tendem a transportar equipamento de câmara mais pesado e também funcionalidades extra, tais como lidar e capacidades de imagem térmica. Isto requer um zangão muito mais potente com mais hélices – até 6 – para estabilidade e potência de elevação.
Se suspeitar que a polícia está a realizar operações na sua área pode frequentemente obter informações sobre a formação ou incidente nos meios de comunicação social e nos canais de comunicação da polícia local.
Segurança
As operações de segurança só devem realmente acontecer sobre propriedade privada. Se viver perto de um terreno privado, poderá ver drones a sobrevoar a área. Normalmente estão a monitorizar pessoas que não deveriam estar na propriedade e também a monitorizar a localização de bens para se certificarem de que nada foi roubado ou movido.
Cientistas
Os cientistas utilizam drones equipados com câmaras térmicas para estimar as populações de vida selvagem. Se vive perto de uma área arborizada ou de uma área com grande actividade de vida selvagem, poderá descobrir que os cientistas voam à noite para contar as assinaturas térmicas de animais nocturnos.
Há uma série de estudos diferentes que os zangões são utilizados para contar e monitorizar a vida selvagem, mas a recolha de dados. Devem durar apenas algumas semanas, no máximo.
Pervidores?
Se ouvimos um zangão a voar na área local, o primeiro instinto é pensar em como isso nos está a afectar e à nossa privacidade. Por experiência, é muito difícil identificar indivíduos a partir de qualquer distância significativa utilizando um zangão, a menos que se tenha um zangão com um zoom de alta capacidade.
A minha primeira inclinação é assumir que não estão na área a voar à noite para descobrir o que estou a fazer, mas é um dos outros tipos de usos de que falámos, acima.
Aqui estão todas as formas de identificar um zangão durante a noite – mesmo que não o consiga ver.
Ruído
O ruído que um zangão faz é muito distinto. Dependendo do tipo de zangão que está a ser voado, desde um enxame de abelhas até uma baixa frequência de pulsação.
A partir do momento em que a passagem do zangão é de cerca de 60 m, é tipicamente muito mais difícil de ouvir. No entanto, a noite, por ser tão sossegada, pode tipicamente ouvir um zangão quando este está a voar muito mais alto. Isto significa que o zangão pode soar mais perto do que realmente é à noite.
Linha do som
O tom do som de cada zangão varia muito, dependendo do tipo de zangão que está a ser pilotado. Aqui está uma ligação a uma vasta gama de diferentes zangões, bem como a alguns vídeos de comparação de ruído.
O meu ar DJI Mavic soa muito mais alto do que uma série de drones diferentes no mercado. Soa muito como um enxame de abelhas – e é provavelmente por isso que tem sido atacado por abelhas com tanta frequência – Para saber mais sobre a razão pela qual os zangões atacam estes, veja o meu outro artigo – clique aqui.
Outros zangões, maiores, fazem um som muito diferente. Eis as três razões pelas quais os zangões fazem tanto barulho enquanto pairam e voam:
- Frequência de rotação da hélice – se as hélices chicotearem através do ar rapidamente obtemos uma maior frequência gerada. Não há muito que se possa fazer quanto ao drone que requer uma frequência de rotação elevada. É isso que o mantém no ar. Contudo, é possível escolher um zangão que seja maior e tenha uma frequência de rotação mais lenta para evitar o som agudo de “enxame de abelhas”.
- Pás de hélices que passam sobre os braços – uma das principais razões pelas quais os zangões fazem um som agudo é que as pás de hélices têm de passar sobre os braços que as seguram para além do corpo do zangão. À medida que as pás da hélice passam sobre os braços, cria temporariamente um sistema de alta pressão sobre o braço e deixa de produzir pressão sob a aeronave. Isto cria uma onda de pressão e um som que é uma frequência bastante baixa.
- O tamanho do drone – o peso do drone ditará a velocidade que as hélices têm de gastar para gerar o não empurrão que é necessário para que ele flutue. Se comprar um zangão pesado, as hélices girarão mais rapidamente e serão muito mais altas. Pense num helicóptero como sendo o último drone pesado para comparação.
- O comprimento, passo e profundidade das hélices – hélices maiores colocam mais ar enquanto giram, o que significa que produzem mais impulso e requerem menos frequência de rotação para manter o drone no ar. O som também é alterado pelo ângulo, ou passo, da hélice, uma vez que o passo determina a perturbação que provoca no ar.
Som mudando de local
Outra ferramenta de identificação muito importante para detectar um zangão durante a noite é agora rápida a utilização do ruído através do céu. Estamos muito familiarizados com a rapidez com que um helicóptero se desloca pelo céu e o seu volume combinado com a sua deslocação a grande altitude significa que o som não se desloca muito rapidamente no local. Ou seja, o ruído permanece por algum tempo.point
É possível tornar um zangão significativamente mais silencioso usando diferentes hélices.
Fazer um zangão mais silencioso
Existem muitas hélices de aftermarket de baixo ruído. Se for a qualquer retalhista (como a Amazon) e escrever hélices de baixo ruído e o seu modelo de drone, encontrará uma gama de hélices de baixo ruído, de actualização rápida para o seu modelo. Elas tendem a funcionar de duas maneiras
- reduzem as rotações por minuto
- stealth propulsores têm uma superfície muito lisa.
Os resultados típicos da utilização de hélices furtivas são uma redução do ruído em cerca de 3,5 dB, reduzindo as revoluções por minuto em cerca de 20%. Um efeito secundário adicional das hélices super-eficientes e suaves é a probabilidade de obter um maior tempo de voo com até 14% a mais de tempo de pausa.
Se quiser saber mais sobre como tornar o seu drone mais silencioso consulte o meu outro artigo – como posso tornar o meu drone mais silencioso – clique aqui para ser levado ao artigo.
Embora o som seja uma das formas mais icónicas de detectar drones à noite também pode usar as suas luzes LED para determinar se existe um drone acima de si.
Luzes
Drones têm um direito de luzes LED com luz para a frente, para trás, e outras direcções durante o voo.
Por exemplo, o meu ar DJI Mavic tem duas luzes LED de múltiplas cores viradas para a frente que podem mudar de verde, amarelo, e vermelho. A cor do LED está relacionada com as funções que está a desempenhar na altura. Por exemplo, as luzes ficam verdes se estiver a gravar. Também tem uma luz no verso que também pode ser verde, amarela, ou vermelha.
Dependente do tipo de zangão que se espera que esteja a voar à sua volta que as cores podem ser diferentes.
Que luzes de cor têm os zangões à noite?
Não há cor definida de luzes que os zangões possam ter à noite. Por exemplo, se for um zangão da polícia pode ter luzes vermelhas e azuis, e se for um zangão por hobby pode também ter uma combinação de cores LED.
Tipos de luz sobre um zangão
Se a pessoa estiver a seguir todas as regras, o piloto deve ter anexado luzes, o que significa que é capaz de detectar a orientação do zangão em todos os momentos.
Isto significa que precisaria de pelo menos três luzes no seu zangão para saber tanto a sua localização como a sua orientação. Uma luz branca no topo, uma luz de navegação vermelha à esquerda, e uma luz de navegação verde à direita – isto é semelhante ao que a aeronave usa enquanto voa à noite também.
Pode ler mais sobre as regras da FAA aqui – clique aqui.
Ao utilizar estas luzes, o piloto seria capaz de dizer para que lado o zangão está a apontar e a viajar. Por exemplo, se conseguir ver uma luz de navegação vermelha à direita, e uma verde à esquerda, o drone está a viajar na sua direcção.
Não só um piloto de zangão deve fixar luzes se estiver a voar à noite, mas também pode optar por fixar luzes pontuais nos braços do zangão durante o voo. Pode adicionar um kit de iluminação de uma empresa como a LumeCube.
Utilizar um detector de zangões app
Existem várias aplicações que pode utilizar mas uma das mais populares chama-se drone watcher.
Existe uma aplicação para Detectar zangões?
O aplicativo de vigilância de andróides transforma o seu dispositivo andróide num detector de andróides e é capaz de o alertar e seguir o seu caminho. A aplicação detecta a maioria dos andróides de consumo e prosumer drones disponíveis comercialmente e regista os dados, incluindo o tipo de andróide e a identificação que pode ser utilizada para documentar provas a serem utilizadas pelas forças policiais locais.
Vai aparecer um zangão no radar?
Se aparece ou não um zangão no radar, dependerá do tipo e tamanho do zangão que está a voar. Normalmente, os raiders são utilizados para detectar objectos grandes no céu e pode ser difícil para eles detectar pequenos zangões.
Depende realmente do que se chama a secção transversal do radar do zangão. Essencialmente quanto maior for a secção transversal, maior é a probabilidade de ser captada pela tecnologia do radar.
Há um interesse considerável na detecção de drones para operações de segurança e militares. E a ciência está lentamente a construir formas de detectar drones utilizando diferentes tipos de tecnologia de radar. Por exemplo, uma publicação de 2020 mostra que se pode utilizar um especial para o radar que utiliza um sistema de detecção de ondas milimétricas para estimar a posição 3D da paragem do drone alvo o método foi validado e mostrou-se eficaz no campo contra dois drones de tamanhos diferentes que foram comprados comercialmente e disponíveis para o público em geral.
Outras vezes, uma publicação de 2018 mostrou que existe uma gama de diferentes opções, tais como sinais de radiofrequência ambiente, radar, sensores acústicos, técnicas de visão por computador e mais para a detecção de zangões.
Esta é uma área da ciência em rápido desenvolvimento e estamos a aprender cada vez mais sobre como detectar drones fácil e simplesmente usando radar, e outras tecnologias comuns.
Detecção térmica
Como os zangões voam através do ar, acumulam a sua quantidade de calor. Isto porque há uma rápida troca de energia da bateria para os motores. Esta rápida troca de energia aquece rapidamente as placas de circuito no drone, o que significa que são susceptíveis de serem detectadas por câmaras térmicas.
Especialmente na escuridão da noite.
Detecção de radiofrequência
Drones podem ser detectados através da monitorização das frequências de rádio que utilizam para comunicar entre o controlador remoto e o próprio drone.
Como se pilota um zangão, há uma transmissão de dados bidireccional contínua entre um zangão e o piloto em terra. Os dados são enviados em várias bandas de frequência, o que significa que existe uma grande oportunidade de detectar o drone. Uma das vantagens é que não há necessidade de enviar sinais e estes podem ser detectados passivamente.
Drone Micro-Doppler
É possível também detectar um zangão através da monitorização das correntes de ar que produzem. Um micro-Doppler é capaz de detectar as pequenas correntes de ar que são produzidas pela hélice. Um estudo publicado em 2018 mostrou que é possível utilizar medições por micro-Doppler para a detecção e classificação de pequenos drones.
Micro-Doppler são turnos Doppler gerados pelo movimento das partes internas do zangão alvo. Este movimento particular é capaz de ser utilizado para distinguir drones de aves, extraindo o identificador de rádio único.
Os cientistas concluem que o radar micro-Doppler tem o potencial de detecção fiável de alvos de pequenos zangões e é também um candidato promissor para ser capaz de classificar também o tipo de zangão.
Sumário
Neste artigo, percorremos todas as formas de se detectar uma noite de zangão. Pode usar o ruído, som, propriedades térmicas e emissões de radiofrequência dos zangões para detectar o zangão se este estiver a voar acima de si ou da sua casa.
Ultimamente, se suspeitar que alguém está a voar ilegalmente acima de si ou da sua propriedade ou se estiver preocupado com a sua segurança e privacidade deve falar com a sua lei local o mais possível.