Quando adquiri o meu zangão pela primeira vez preocupava-me em parti-lo quase imediatamente. Ouvi falar de muitas histórias em que as pessoas despenharam o seu drone nos primeiros dias – se não horas – depois de o receberem. Os zangões estão a tornar-se mais fáceis de voar, devido a todas as integrações avançadas de inteligência artificial, mas isto também enche os principiantes de confiança o que resulta em níveis mais elevados de incidentes.
Drones quebram-se facilmente porque são feitos de materiais leves que são facilmente danificados durante aterragens pesadas. A sua forma também significa que, se aterrarem num braço, é colocada uma grande alavanca nas articulações. Além disso, os pilotos principiantes cometem o erro de não aprender primeiro a voar em modo principiante.
A combinação do material do drone, forma, capacidade de se mover rapidamente num ambiente 3D, e a inexperiência dos pilotos de drone principiantes que são impacientes para voar o mais alto e o mais rápido possível significam que os drones têm uma má reputação de quebrar facilmente.
No entanto…
Tenho o meu zangão há muitos anos. A minha lenta introdução às diferentes características e a abordagem que fiz de expandir lentamente a minha capacidade e compreensão de como o drone reage aos meus comandos (incluindo opções de voo automático e fotográficas) significa que nunca tive um incidente grave com o drone.
Mantenho-me continuamente actualizado com as últimas regras e regulamentos sobre zangões e voo sempre dentro das minhas capacidades. Se estiver muito vento, aterro. Se não estiver seguro da segurança do zangão, aterro.
Aqui estão todas as razões pelas quais os zangões se partem facilmente…
Table of Contents
1. Eles movem-se rapidamente
Drones pode mover-se incrivelmente rápido.
O drone a nível de consumidor mais rápido desta lista é o drone DJI FPV que se pode mover a 39 m/s. Se for um principiante a pilotar drone isto será muito intimidante e mesmo o menor dos erros pode resultar numa colisão catastrófica.
Quanto mais rápido o seu drone se mover, menos provável é que seja capaz de responder com rapidez suficiente a obstáculos ou problemas durante o seu voo com drone.
Eu recomendo que se habitue à capacidade do seu drone muito lentamente, mudando primeiro o drone para o modo iniciante e só o desligando quando estiver satisfeito com a forma como o controlo remoto e o drone interagem entre si.
2. 360 graus de amplitude de movimento
Quando comprei o meu drone pela primeira vez, demorei algum tempo a navegar com confiança no alcance de 360° do drone.
Vemos, praticamente tudo o resto que manobramos ou controlamos, como um carro, barco, ou bicicleta, move-se numa superfície 2D – como a estrada ou o oceano. Não temos de nos preocupar com o que está acima de nós porque não escalamos verticalmente.
Precisa manter sempre o seu drone numa linha directa de visão por vezes o ambiente não permite uma visão clara à volta do drone.
Fui salvo pelos sensores de frente e de trás do meu zangão muitas vezes, o que me impediu de inverter para uma árvore ou outro obstáculo a que simplesmente não prestei atenção.
Esta amplitude de movimento de 360° significa que o piloto do drone precisa de estar consciente do que está exactamente à volta do drone e que sensores são capazes de ajudar. Por exemplo, tenho de prestar particular atenção ao que está do lado do meu drone, uma vez que não tem sensores voltados para o lado. Isto significa que nunca viraria o zangão para a esquerda ou direita sem ter 100% de certeza de que não há nada de ambos os lados.
Outros drones de consumo modernos têm câmaras de alta resolução de 360° que protegem o drone de todos os ângulos. Isto vem normalmente a um preço premium.
3. Bocados que se destacam
A forma geral de um zangão significa que se tiver uma aterragem pesada, a força do incidente é tipicamente concentrada nos membros que se destacam e, portanto, se concentra em torno das partes móveis – particularmente se o zangão for dobrável.
Devem ser mantidos o mais afastados possível do corpo do drone, o que significa que existe um equilíbrio entre a portabilidade e o comprimento dos braços do drone.
As hélices do drone são igualmente relativamente longas, o que aumenta significativamente o comprimento total do drone.
A física simples diz-nos que se pode aumentar a força de um movimento simplesmente alavancando-o. Os braços e hélices do drone podem agir como a alavanca perfeita concentrando a força do incidente em componentes frágeis do drone.
4. os materiais de construção são leves
Drones são necessariamente construídos a partir de materiais leves. O tempo de voo de um drone está directamente correlacionado com a quantidade de peso que transporta.
O corpo principal do zangão (a armação) é tipicamente feito de uma liga metálica leve. Isto significa que quando os drones estão envolvidos num pequeno acidente, o elo mais fraco é tipicamente os braços de plástico ou a concha que envolve os componentes electrónicos internos.
5. As pilhas têm uma duração de vida limitada
As baterias também se partem facilmente devido à sua componente muito importante – a bateria.
Baterias são tipicamente um composto de polímero de lítio. O compósito de polímero de lítio de uma bateria foi concebido para ser o mais leve possível, mantendo ao mesmo tempo a maior carga possível.
As baterias de polímero de lítio são relativamente temperamentais na forma como precisam de ser carregadas, transportadas e armazenadas. Ao contrário das baterias de iões de lítio encontradas na maioria dos computadores portáteis e pequenos dispositivos electrónicos comuns, as baterias de lítio polímero precisam de ser armazenadas a cerca de 50% da sua capacidade e precisam de ser diligentemente protegidas contra enormes flutuações de temperatura.
Têm também uma vida útil de aproximadamente 500 ciclos, o que significa que após aproximadamente dois anos de uso regular terão de ser substituídos. Se o drone for particularmente velho pode ser difícil encontrar baterias de substituição e isto leva a que os drones sejam descartados.
6. danos de transporte
A razão pela qual muitas pessoas, e eu, comprámos um zangão é porque eu quero levá-lo comigo em aventuras e captar algumas imagens incríveis das minhas férias e viagens. Tenho levado o meu zangão para todo o lado onde tenho estado de férias desde que o possuo. Isto inclui Lord Howe Island, o outback de New South Wales na Austrália, e muitas outras cidades regionais e costeiras à volta da minha cidade natal de Adelaide.
Pessoalmente, adquiri uma mala separada que aloja apenas o meu drone e o meu equipamento fotográfico, o que significa que tenho muito cuidado com o seu transporte.
Algumas pessoas compram uma caixa dura pelican que pode melhorar a protecção do zangão durante o transporte mas para mim é um pouco volumosa demais.
7. erro piloto
Uma das razões mais comuns para a quebra de zangões é um erro piloto inexperiente.
Drones estão a tornar-se mais fáceis de voar poucos minutos após a abertura da caixa. Os fabricantes de drones compreendem a importância de levar as pessoas para o ar o mais depressa possível e, por isso, integraram uma tonelada de diferentes tecnologias avançadas, tais como a descolagem e aterragem automáticas, o voo automático, o modo sem cabeça, e muitas opções de vídeo Instagramable automatizado.
Drones são uma ferramenta e, como qualquer outra ferramenta, precisa de compreender todos os componentes e opções de trabalho para fazer o seu drone voar exactamente como quer que ele voe.
Muitos pilotos de novos drones tornam-se heróicos nos primeiros dias de posse do seu drone – porque parece muito fácil – mas o mais simples dos erros bobos pode facilmente causar danos e avarias a um drone.
Aumentar pouco as suas capacidades e aprender sobre todas as características de software e hardware do drone, o controlo remoto e as aplicações é a única forma de garantir que o seu drone regressará em segurança após cada voo. É também altamente recomendável que se familiarize com todas as suas leis e regulamentos locais.
8. Atrair animais e pessoas
Apesar de voar o seu zangão, é provável que atraia pássaros, abelhas e pessoas.
Contactei este assunto nos meus vídeos do YouTube, e o da abelha está ligado abaixo:
Este foi certamente um dos componentes mais interessantes que aprendi sobre pilotar um zangão – não se pode manter os animais e as pessoas afastadas.
Tive tanto cuidado em respeitar a vida selvagem e outras pessoas enquanto pilotava o meu zangão. O que a pilotagem do zangão não me preparou foi para o facto de o som do zangão e das pessoas a verem-te a voar um zangão chamar a atenção.
O meu zangão foi atacado por pássaros, atacado por abelhas e atraiu pessoas para a minha localização, embora eu tenha tido muito cuidado em afastar o meu zangão deles.
O aumento da densidade de animais e pessoas também aumenta a probabilidade do seu zangão ser quebrado através de ataque de pássaros ou invólucros de insectos que entram nos motores ou componentes internos do zangão.
9. Não são à prova de água
o dia do zangão perfeito é algo pelo qual eu vivo. No entanto, se muda muito rapidamente e por vezes me encontro a voar em condições menos que desejáveis. Uma dessas condições é o chuvisco ou a chuva.
Se for um zangão à pesca ou quiser um zangão à prova de água, há alguns disponíveis no mercado e para uma análise completa dos melhores zangões e dicas actualmente disponíveis consulte o meu outro artigo – clique aqui para ser levado ao conhecimento interno.
Não é aconselhável voar com o seu zangão à chuva, pois qualquer pequena quantidade de humidade que fique presa no zangão pode causar problemas significativos e calções electrónicos. Como as hélices estão a girar, é bastante comum que as gotas de água sejam cortadas cada vez mais, tornando-se mais pequenas e, por conseguinte, abrir caminho para as pequenas grelhas ou portas de ventilação no seu zangão.
Se quiser saber mais sobre como consertar um zangão que caiu na água consulte o meu outro artigo – clique aqui.
10. Peças dobráveis
Os pilotos de drone querem levar os seus drones para todo o lado. E isto significa que a sua portabilidade tem sido aumentada pelos fabricantes.
Para aumentar a portabilidade há uma série de zangões que têm braços dobráveis. Cada vez que se quer pilotar o zangão, estas esmolas têm de ser alargadas. Além disso, alguns drones exigem que os braços sejam estendidos para aceder a componentes como a bateria, ou a caixa de suspensão cardan.
Esta abertura e fecho contínuo das peças do zangão provoca um aumento do desgaste das articulações do zangão.
Pessoalmente, tenho tido muito cuidado com os braços do meu zangão e não forcei a abertura de nenhum dos componentes.
11. Antigo>
Quando um zangão quebra o nosso primeiro instinto é o de reparar o que está partido. Em alguns casos, tais como um braço de zangão partido, isto pode ser relativamente fácil de fazer por nós próprios.
As drones ficam mais velhos e os fabricantes substituem os modelos antigos por modelos actualizados, mais novos, torna-se cada vez mais difícil substituir as peças partidas.
Even o meu DJI Mavic air terá dificuldade em encontrar novas baterias ou componentes.
A falta de disponibilidade de componentes do fabricante de zangões velhos significa que os zangões partidos acabam muitas vezes no lixo E. A questão da reparação dos seus componentes electrónicos antigos tem sido um tema quente nos últimos anos e, felizmente, a reparação dos seus componentes electrónicos deverá tornar-se cada vez mais fácil à medida que nova legislação está a ser introduzida para proteger os consumidores de redundâncias planeadas.
Qual é a causa mais comum de acidentes com zangões?
Como os drones estão a tornar-se mais populares, o número de acidentes também está a aumentar. Há dois componentes principais que causam a maioria dos acidentes com zangões.
Preparação pobre
Muitos acidentes com zangões podem ser resolvidos preparando adequadamente o seu voo. Isto inclui:
- verificar o tempo – certifique-se de que não há chuva, neve, vento, previsão de humidade elevada.
- Segurança do local – uma vez que perguntas como é permitido voar aqui, compreender as regras e regulamentos, e olhar para obstruções e outros perigos no local imediato.
- Verificar a aeronave – verificar as baterias, e o estado físico do drone incluindo as hélices, braços, corpo, motores, baterias, suspensão cardan, câmara fotográfica, e outros sensores.
As três simples verificações podem resolver uma série de perigos potenciais do drone.
Erro do piloto
O erro do piloto é facilmente uma das causas mais comuns de acidentes com zangões. As pessoas que são demasiado confiantes e não voam dentro das suas capacidades podem facilmente causar acidentes com zangões.
Sê humilde, inquisitivo, e cauteloso nas fases iniciais do zangão voador. Isto é particularmente verdade se for um piloto de drone avançado mas estiver a pilotar um novo modelo de drone pela primeira vez – pode haver algumas surpresas sorrateiras!
Sumário
Neste artigo, revimos todas as razões pelas quais os zangões se partem facilmente. Resume-se a uma combinação dos materiais do drone, a morfologia e a forma do drone – com os componentes de saída, o facto de o drone se mover rapidamente através do espaço 3D e o erro piloto podem todos contribuir para que os drones se partam facilmente.