Quando comprei um zangão pela primeira vez, fiquei paranóico com a ideia de o embater no chão. Houve muitas vezes em que estive perto de embater com o meu zangão. Os fabricantes de medicamentos fazem com que seja incrivelmente fácil voar minutos depois de receber o seu zangão. Na maioria das vezes, as baterias estão carregadas, e a excitação atrapalha o senso comum.
O erro do piloto tem sido um factor que tem contribuído para alguns dos mais notórios acidentes com zangões. De acordo com um estudo de 2016, é provável que os pilotos experimentem perda de controlo em voo, eventos durante a descolagem e em cruzeiro, e falhas de equipamento. Os pilotos inexperientes têm dificuldade em responder a estes.
Este artigo irá analisar algumas das causas mais comuns de acidentes com drones, como evitá-los e o que fazer se o seu drone acabar por ser vítima de um acidente.
Table of Contents
Cidente com zangão comum causa
Existem muitas razões para os acidentes com drones mas, a inexperiência do piloto é um dos factores que contribuem para isso. Um estudo publicado em 2017 concluiu também que existe actualmente uma falta de requisitos de aeronavegabilidade nos regulamentos sobre drones que contribuíram para 150 acidentes relacionados com drones. A falta de um requisito de aeronavegabilidade em combinação com um erro do piloto continuará a causar problemas e acidentes com drones durante muitos anos.
Piloto inexperiência
Drones tornaram-se um item de consumo popular. Sei que fiquei espantado quando entrei numa loja e comprei um drone capaz de atingir velocidades incríveis e a capacidade de atingir grandes altitudes.
Drones foram especificamente concebidos para serem amigos do consumidor. Com inteligência artificial e características de voo automatizadas, nunca foi tão fácil pilotar um drone. No entanto, isto pode por vezes levar a que as compras de zangões se tornem demasiado confiantes com as suas capacidades e habilidades parem.
Estes zangões podem ser pilotados em vários locais, perto de pessoas, e a tecnologia existe para desbloquear zonas Geo bloqueadas.
A maioria dos drones pode ser desbloqueada, e há muitas maneiras de contornar estas restrições impostas pelo fabricante.
voar com segurança um drone depende da leitura e compreensão pelo piloto das regras e regulamentos do drone para o espaço aéreo em que está a voar. Há também uma enorme componente de confiança que acompanha a compra de um drone.
Se o piloto segue todas as regras e regulamentos, a inexperiência também pode causar vários problemas, que veremos abaixo.
Avisos de bateria fraca
Flying on a low battery é um dos erros mais fáceis de cometer. A excitação de pilotar um drone significa que é possível esgotar a bateria antes de conseguir regressar ao seu local de descolagem.
Prestar atenção à sua bateria e a quaisquer avisos de regresso a casa é uma parte muito importante de pilotar um zangão e algo demasiado fácil de ignorar nos primeiros dias de aprendizagem de voo.
Não há muita gente que se aperceba que muitas companhias de drones começarão a regressar automaticamente a casa, e algumas começarão a aterrar com 30% de bateria, e outras forçá-lo-ão a aterrar com 15%. Leia os manuais para compreender onde estão os limites para o seu modelo específico de zangão.
Utilizar modos de voo avançados
Modos de voo avançados estão disponíveis na maioria dos zangões e, nas mãos erradas, podem causar colisões com zangões.
DJI Beginner Mode foi especialmente desenvolvido para aqueles que não querem esperar para pilotar um zangão mas nunca pilotaram um zangão antes. Os fabricantes de zangões estão bem conscientes de que a excitação de comprar um zangão significa que, enquanto a bateria estiver carregada, muitos levarão o zangão para fora da caixa e voarão em minutos.
Modo de iniciador limita as hipóteses de um novo piloto danificar um drone ou outros impondo restrições de voo, características disponíveis, e muito mais. Seguem-se todas as configurações que são restritas no modo DJI Beginner:
- Li>limites de altitude e distância de voo
- Sensibilidade reduzida do controlador
- Nenhum modo de voo de inteligência artificial
Se quiser saber mais sobre como desligar o modo iniciante, consulte o meu outro artigo – clique aqui, onde passo todos os passos e porque é importante começar no modo iniciante.
É importante expandir lentamente a sua capacidade como piloto de drone. Ao praticar o voo de drone, é preciso livrar-se de ilusões de ego, bravata, e grandiosas. Caso contrário, o zangão pode facilmente cair ou ser danificado nas primeiras sessões de treino.
Praticar sempre dentro das suas capacidades e empurrar suavemente os limites do que se pode fazer. Se estiver preocupado com uma determinada habilidade, pode sempre tentar novamente noutro dia. Um dia, não pretendia forçar os limites.
Ignorar avisos
Apesar de voar um zangão, há muitos avisos que aparecem. Ignorar estes avisos é muito fácil de fazer.
Pode tocar no ecrã ou esperar que eles desapareçam. Aprendi que alguns avisos podem ser ignorados enquanto outros precisam de ser atendidos de imediato. Os fabricantes têm estes avisos codificados por cores e tornaram muito fácil de compreender quais são importantes.
Não obstante, a excitação de voar pode facilmente impedir a resposta aos estímulos do app.
Obtre obstáculos pendentes
Drones vêm com uma variedade de sensores que os mantêm a salvo de colidir com uma variedade de obstáculos. Descobri que muitos drones de consumo têm áreas cegas onde não existem sensores. Os zangões sem sensores de 360° estão a tornar-se menos problemáticos à medida que a tecnologia melhora. Contudo, o meu ar DJI Mavic não tem sensores laterais. A falta de sensores significa que, como está a voar para o lado, qualquer obstáculo saliente será facilmente perdido e, se não tiver uma linha de visão, aumentará o risco de uma queda de um drone.
Obtre obstáculos como ramos de árvores ou fios têm estado na vanguarda da minha mente enquanto voei. Se o zangão estiver relativamente longe de si, estes podem ser difíceis de ver e de escolher mesmo quando se tem uma linha directa de visão.
Voando para fora da linha de visão
Voo fora da linha de visão também causa uma miríade de problemas para os pilotos de drone.
Todos somos tentados a esgueirar-nos à volta de uma árvore, edifício, penhasco ou outros obstáculos, mas em muitos países, as leis e regulamentos de voo do drone devem estar sempre à vista do piloto.
Voar às cegas significa que pode confiar 100% nos sensores do drone e nos sistemas de posicionamento visual para navegar com segurança no seu ambiente 3D. Mesmo para os pilotos mais experientes, esta é uma situação muito difícil.
alguns zangões têm sensores de 360 °, o que significa que podem voar autonomamente mesmo através dos ambientes mais complicados. Contudo, a maioria dos zangões só tem sensores para a frente, para trás, e para baixo.
É possível também perder o controlo do seu drone usando óculos voadores que emitem vídeo em primeira pessoa em tempo real. A utilização de óculos de protecção significa que não pode verificar rapidamente a posição actual do drone utilizando a linha de visão e só deve ser utilizado para drones de corrida ou outras aplicações de drones de nicho.
Clima imprevisível
O tempo pode mudar rapidamente, e os pilotos de drone são frequentemente apanhados desprevenidos por rajadas de vento ou mudanças fortes de direcção do vento. Estes podem ser encontrados quando se voa a grandes altitudes por toda a orla de um penhasco.
Acima de uma força de vento de sete que é aproximadamente 17 a 20 m/s (38 – 45 mph), é demasiado alto para estar a pilotar um zangão. Como regra geral, para drones disponíveis comercialmente, tais como a série DJI Mavic e a série fantasma, não se deve voar com ventos superiores a dois terços da velocidade máxima de voo do seu modelo de drone.
Voar com ventos que sejam superiores a dois terços da velocidade máxima de voo do seu drone pode causar-lhe uma rápida perda de controlo. Se quiser saber mais sobre velocidades de vento seguras para zangões DJI, consulte o meu outro artigo, onde passo por tudo o que precisa de saber sobre velocidades de vento seguras e zangões – clique aqui para ser levado ao artigo aprofundado.
Você deve evitar voar com o seu zangão em dias em que há um elevado potencial para chuveiros ou neve. A obtenção do peso do seu drone é incrivelmente prejudicial para a electrónica no seu interior, e pode causar quantidades significativas de danos irreparáveis.
Aves
Ao lançar o seu zangão na natureza, tem de aceitar a responsabilidade pelos animais e pela natureza que observa. Tal como uma conhecida motocicleta para caminhadas “Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas”, como pilotos de zangões, temos a responsabilidade de agir de forma responsável e ética ao pilotar os nossos zangões
É comum que as aves de rapina ataquem os zangões ao saltarem de cima. Pode impedir o seu zangão de ser atacado por uma ave, tornando-o brilhante e menos parecido com uma presa e evitando habitats naturais de aves onde possam estar a nidificar ou a alimentar-se.
Aves que atacam zangões são surpreendentemente comuns e ocorrem em todo o mundo. Curiosamente, é apenas a maior das aves de rapina que normalmente ataca zangões – pode ser devido ao seu tamanho, que se sintam mais confortáveis a enfrentar um objecto voador tão estranho.
Se quiser saber mais sobre se os zangões são ou não atacados por pássaros, pode consultar o meu outro artigo – clique aqui para percorrer todas as razões comuns. Ou, pode consultar o meu vídeo YouTube onde falo de ataques de aves a zangões.
saúde a maioria das aves será assustada pela presença de um zangão, isso não significa que o seu zangão não será atacado se voar perto de aves, dos seus ninhos, locais de reprodução, ou áreas de alimentação. Ajudaria se voasse sempre com o seu zangão para minimizar o seu impacto no ambiente.
Voar dentro de casa
Voar dentro de casa aumenta o risco de perder o controlo de um zangão. A margem de erro do voo é mínima. No interior, também, muitos obstáculos diferentes podem rapidamente entrar em contacto com as hélices do zangão.
Muitas vezes, é possível ultrapassar problemas voando dentro de casa, usando gaiolas nas hélices. Muitos fabricantes oferecem gaiolas de hélices para os seus zangões. A utilização destas gaiolas é susceptível de reduzir o incidente de um acidente se chocar acidentalmente com a parede, porta, tecto, ou outros obstáculos salientes, tais como plantas de casa.
Certifique-se de escolher um pequeno zangão para voar dentro de casa, que vem com uma gaiola de 360° para as hélices. Um pequeno zangão com protecção total oferece-lhe a melhor forma de manter o zangão seguro e evitar que perca o controlo durante as suas missões de voo no interior.
Como é comum despenhar um zangão?
Um estudo de 2016 concluiu que ao longo de dez anos (de 2006 a 2015), houve aproximadamente 150 acidentes e incidentes com sistemas de aeronaves pilotadas remotamente. Verificou-se que as operações eram mais susceptíveis de sofrer incidentes tais como perda de controlo em voo, eventos durante a descolagem e em tripulações, e problemas significativos de equipamento. Descobriram que as questões tecnológicas, e não os factores humanos, contribuíam para outros factores-chave em incidentes com drones. O seu estudo contradiz a típica narrativa da indústria na qual acreditam que os factores humanos são o principal contribuinte. Concluem, portanto, que os reguladores devem olhar para as tecnologias e não se concentrar apenas na educação dos operadores de zangões.
Estima-se que um em cada três pilotos de drone irá sofrer uma queda significativa. Estes incidentes levarão provavelmente a que um drone seja completamente desactivado ou danificado e necessite de reparações. Suspeito que os incidentes com drones são muito pouco comunicados porque não há qualquer requisito para os operadores de drones por hobby relatarem cada incidente ou acidente com os seus drones.
O que devo fazer se eu bater com o meu zangão?
Se bater com o seu drone, deve antes de mais verificar se há ferimentos em pessoas ou bens, mantendo-se com a cabeça nivelada e evitando o pânico. Observar o drone quanto a danos e depois, se for seguro, pegar no drone e remover qualquer fonte de alimentação. Procure danos e depois, com base nos danos, apresente um plano de reparação.
Aqui estão todos os passos que deve seguir se bater com o seu zangão:
- Não entre em pânico – é importante não entrar em pânico. Assim que se despenhar o drone, respire fundo antes de implementar qualquer acção. Uma cabeça clara assegurará que o seu zangão sobrevive da melhor maneira possível.
- Verifica se há ferimentos nas pessoas – é importante verificar se há potenciais ferimentos nas pessoas. Remover quaisquer perigos à volta do zangão. Verifique se o zangão não contactou ninguém durante a sua descida descontrolada.
- Desligue o comando – desligue o comando do zangão. Não quer bater acidentalmente no drone e fazê-lo rodar as suas hélices enquanto o recupera.
- Observar o drone para evitar danos – antes de pegar no drone, observar o drone para detectar danos e anotar onde ocorreram os danos mais significativos.
- Pegar no drone e remover a energia – se for seguro fazê-lo, pegar no drone e remover qualquer energia, como baterias.
- Ligar para detectar quaisquer danos – procurar em detalhe quaisquer danos. E recolher quaisquer peças que tenham caído do zangão.
- Venha com um plano de reparação – a elaboração de um plano de reparação exigirá que veja o seu seguro do zangão (se tiver algum) e que elabore um plano de ataque para resolver quaisquer problemas. As áreas mais comuns que um drone quebra são o braço e as hélices.
Sumário
Neste artigo, analisámos as causas mais comuns de acidentes com zangões. A literatura científica está dividida sobre se o erro piloto é ou não a causa mais comum ou se a falha tecnológica e de equipamento não é a causa comum.
As causas mais comuns, na minha experiência, parecem ser a inexperiência do piloto e o facto de se tornar demasiado convencido ao pilotar o drone. Lembre-se de expandir lentamente a sua capacidade e ligar o modo de principiante quando conseguir um zangão pela primeira vez. Aprender a pilotar requer dedicação e pequenos passos executados regularmente. Se não voar profissionalmente, prestar atenção aos avisos no seu zangão e certificar-se de que obtém um zangão com sensores irá reduzir a hipótese de danificar o seu zangão.