Há muitas vezes em que tenho considerado voar o meu drone sobre os carris do caminho-de-ferro. Os carris dos caminhos-de-ferro são perfeitos para a fotografia de drogas, uma vez que proporcionam um excelente contraste com o ambiente natural. São também tipicamente veículos longos, interessantes e em movimento que permitem injectar algum carácter em vídeos fotográficos. Também tendem a ser lugares remotos, perfeitos para voar o seu zangão. Mas – pode voar um drone sobre trilhos ferroviários legalmente.
Em muitos países, não é possível voar com o seu drone sobre os carris do caminho-de-ferro. Os carris ferroviários são tipicamente atribuídos como áreas sensíveis, e sobrevoar os carris ferroviários é considerado ilegal. Uma vez que a lei está a aproximar-se lentamente, algumas áreas cinzentas podem permitir-lhe sobrevoar as vias férreas.
Em muitos países desenvolvidos, existe um acordo sobre o facto de que a infra-estrutura ferroviária é considerada sensível. Em 2017, o boletim de informações sobre infra-estruturas dizia que existiam quase 140.000 milhas de vias férreas nos EUA – o que o torna muito tentador para os pilotos de drone.
A maioria dos governos criou zonas sensíveis e áreas para o voo com drone, o que cria uma zona de interdição de voo em torno de áreas que o governo quer proteger.
Geo-fencing utiliza GPS e sinais de satélite de navegação para impedir automaticamente que os drones sobrevoem aeroportos, centrais nucleares, prisões, eventos de alto perfil, e outras áreas seguras, como considerado pelo governo. Neste momento, as vias férreas não são estritamente designadas como áreas sensíveis.
Se tiver um drone DJI, há várias zonas no sistema de segurança de voo do DJI, incluindo:
- zonas restritas – Nestas Zonas, que aparecem a vermelho na aplicação DJI GO, os utilizadores serão alertados com um aviso e o voo é impedido. Se acredita ter autorização para operar numa Zona Restrita, contacte [email protected] ou Online Unlocking.
- zonas de altitude – As zonas de altitude aparecerão a cinzento no mapa. Os utilizadores recebem avisos em DJI GO ou DJI GO 4, e a altitude de voo é limitada.
- Zonas de autorização – Nestas Zonas, que aparecem a azul no mapa DJI GO, os utilizadores serão alertados com um aviso e o voo é limitado por defeito. Zonas de autorização podem ser desbloqueadas por utilizadores autorizados usando uma conta verificada DJI.
- Zonas de alerta – Nestas Zonas, que podem não aparecer necessariamente no mapa DJI GO, os utilizadores serão avisados com uma mensagem de aviso. Exemplo de Zona de Alerta: Espaço aéreo classe E
- zonas de aviso melhoradas – Nestas Zonas, será solicitado pelo GEO no momento do voo para desbloquear a zona utilizando os mesmos passos que numa Zona de Autorização, mas não é necessária uma conta verificada ou uma ligação à Internet no momento do voo.
- Zonas restritas regulamentares – Devido aos regulamentos e políticas locais, os voos são proibidos no âmbito de algumas áreas especiais, tais como prisões.
- Zona de voo recomendada – Esta área é mostrada a verde no mapa. Recomenda-se que escolha estas áreas para a organização de voos.
Se chegar a uma zona de ausência de voo Geofenced, o zangão não se moverá mais e pairar até ficar sem bateria e aterrar.
Se quiser saber mais sobre Geo esgrima e drones que lhe permitem voar para onde quiser sem Geo esgrima, pode consultar o meu outro artigo – clique aqui – onde passo por isto em pormenor.
Exemplos de todo o mundo
Cheguei que os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá e a Austrália, têm leis sobre drones relativamente bem definidas e desenvolvidas. Se duvido do que posso e não posso fazer com o meu zangão, verifico frequentemente estes países para orientação.
No Reino Unido, à medida que as leis dos drones rapidamente se aproximam das realidades da tecnologia dos drones, tem havido um pouco de confusão sobre o que se pode fazer com o drone perto das linhas férreas.
UK
Network Rail declarou que pode ser ilegal pilotar um drone num comboio ou perto dele no Reino Unido. Um drone pode voar em equipamento vital – tal como cabos aéreos ou pilões – custando milhares de libras para substituir e reparar. A rede gere cerca de 1000 voos por ano sobre carris e, existem centrais eléctricas que são utilizadas para propulsar os comboios que podem emitir pules magnéticos eléctricos que afectam o controlo dos drones.
Foi afirmado no passado que é um crime pilotar um drone sobre, sobre, ou dentro de 50 m de linha férrea, tudo dentro de áreas de 150 m.
Numa correspondência muito recente, a Network Rail esclareceu que não existem regulamentos específicos escritos especificamente para os caminhos-de-ferro. No entanto, porque fazem parte da Infra-estrutura Crítica Nacional e, portanto, qualquer informação publicada pela Network Rail são orientações e lembretes sobre as regras nacionais em matéria de aeronaves ao voar perto de pessoas/e/ou áreas construídas.
Embora não existam leis específicas relativas ao sobrevoo de um caminho-de-ferro no Reino Unido, o voo é regido pelas leis dos voos com drone, e pode encontrar mais informações abaixo:
- Regulamentos do Reino Unido | Autoridade da Aviação Civil (caa.co.uk)
- Operações do Sistema de Aviação Não Tripulada no Espaço Aéreo do Reino Unido – Orientação (caa.co.uk)
- A ordem revista da Navegação Aérea | Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido (caa.co.uk)
USA, regras da FAA
Nos EUA, muitas empresas ferroviárias perceberam o benefício potencial da utilização de drones, integrando-os para controlar a conformidade de segurança e infra-estruturas.
Congresso e os Estados Unidos determinaram que os drones são aeronaves, e a FAA supervisiona a sua regulação.
Eles emitiram duas regras finais para aeronaves não tripuladas, que estabelecem que devem operar uma identificação remota padrão que forneça a identificação da aeronave a bordo e informações sobre a estação de controlo da aeronave. Esta informação pode ser utilizada por agências de segurança nacional, de aplicação da lei, de segurança pública para identificar o drone.
Drones estão proibidos de sobrevoar veículos em movimento quando operados fora de um local fechado ou de acesso restrito. A FAA confirma que os comboios estão incluídos na definição de um veículo. A secção das 107 regras de voo que trata especificamente de sobrevoar um drone sobre um veículo em movimento é apresentada abaixo.
Secção 107.145
Esta secção ajuda-nos a compreender o que a FAA quer fazer quando sobrevoamos os nossos zangões sobre carris. Eles afirmam muito claramente que nenhuma pessoa pode operar um pequeno avião não tripulado sobre um ser humano localizado num veículo em movimento. Como a maioria das coisas, existem algumas advertências e formas de contornar isto, mas penso que a resposta é clara para um utilizador regular de passatempos – não sobrevoar as auto-estradas com o seu zangão.
Operações sobre veículos em movimento.
Nenhuma pessoa pode operar um pequeno avião não tripulado sobre um ser humano localizado dentro de um veículo em movimento, a menos que as seguintes condições sejam satisfeitas:
(a) A operação ocorre de acordo com §107.110 para operações da Categoria 1; §107.115 para operações da Categoria 2; §107.125 para operações da Categoria 3; ou §107.140 para operações da Categoria 4.
(b) Para uma operação na Categoria 1, Categoria 2, ou Categoria 3, a pequena aeronave não tripulada, durante toda a operação-
(1) Devem permanecer dentro ou sobre um local fechado ou de acesso restrito, e todos os seres humanos localizados dentro de um veículo em movimento dentro do local fechado ou de acesso restrito devem ser notificados de que uma pequena aeronave não tripulada pode sobrevoá-los; ou
(2) Não deve manter um voo sustentado sobre veículos em movimento.
(c) Para uma operação de Categoria 4, o pequeno avião não tripulado deve –
(1) Ter um certificado de navegabilidade emitido nos termos da parte 21 deste capítulo.
(2) Ser operado de acordo com as limitações operacionais especificadas no Manual de Voo aprovado ou como especificado de outra forma pelo Administrador. As limitações de operação não devem proibir operações sobre seres humanos localizadas dentro de veículos em movimento.
É ilegal pilotar um zangão sobre uma linha de comboio?
É ilegal pilotar um drone sobre uma linha de comboio em muitas jurisdições porque é considerado propriedade privada sensível. Além disso, não se pode sobrevoar um vagão de comboio em movimento, uma vez que as leis muitas vezes ditam que não se pode sobrevoar veículos em movimento.
Eu recomendaria vivamente a qualquer pessoa em dúvida se pode ou não sobrevoar a linha do comboio para chegar à sua autoridade local do espaço aéreo e pedir referências às leis específicas que o orientam.
Também, se o seu drone aterrar acidentalmente na propriedade ferroviária, poderá ser condenado por invasão de propriedade ferroviária.
Trespasse
passagem em propriedade ferroviária privada é ilegal na maioria dos estados. É ilegal haver mais de 400 acidentes mortais de transgressão ao longo dos caminhos-de-ferro todos os anos. Os transgressores sofrem frequentemente ferimentos que ameaçam a vida ao não utilizarem locais designados como travessias rodoviárias ou caminhos de acesso dedicados a peões.
Está disponível uma lista das leis de transgressão da legislação ferroviária dos Estados Unidos – clique aqui.
Há uma carga de perigos potenciais quando se sobrevoa um caminho-de-ferro e, se a rede ferroviária o permitir e se tiver preenchido todos os formulários e documentos legislativos adequados, eis o que deve ter em atenção.
Perigos voando sobre um caminho-de-ferro
Existem muitas razões pelas quais voar sobre um caminho-de-ferro é mais perigoso do que a sua típica missão zangão. A primeira e principal razão para ser tão perigosa é o número de fios e pilões eléctricos utilizados para impulsionar os comboios.
Powerlines
As linhas férreas são fundamentais para o funcionamento de uma linha ferroviária. São utilizadas para a propulsão dos comboios e também para a sinalização e o transporte de outros serviços importantes.
São extremamente perigosos para pessoas e zangões.
Incluem-se aqui os zangões e as pessoas. A quantidade de potência ou tensão e corrente das linhas variará dependendo do país.
Por isso, ficar bem longe de qualquer infra-estrutura da rede eléctrica é imperativo, e porque é ilegal vestir-se no passado – é para sua segurança.
Cair em pistas
Seu zangão pode cair nos carris.
É muito improvável que o seu zangão caia do céu ou voe incontrolavelmente para longe. No entanto, não importa quão pequeno seja o risco, todos os riscos devem ser contabilizados. Cair nos carris significa que é provável que se sinta obrigado a recuperar o drone ou, o drone pode danificar as infra-estruturas à medida que cai.
O meu zangão nunca caiu do céu, e penso que desde que seja um bom piloto e faça todas as verificações pré-voo, o risco é muito pequeno.
Invadir leis
A ilegalidade de entrar em áreas privadas seguras – tais como linhas ferroviárias – significa que se decidir sobrevoar uma linha ferroviária e tiver de entrar para recolher o seu drone, terá de enfrentar um processo penal grave.
Eu nunca me senti obrigado a voar num local onde pudesse acabar com um registo criminal. Se não tiver a certeza acerca das leis de transgressão do seu país, recomendo vivamente que contacte as autoridades locais para esclarecer quaisquer preocupações que tenha.
Increased birdlife
A construção de linhas ferroviárias prejudica tipicamente o ambiente natural. Isto acontece porque os habitats são destruídos, e as colisões com comboios causam a morte da vida selvagem. Um estudo realizado em 2015 concluiu que, apesar do nível de ruído de uma linha ferroviária, a abundância de aves e o número de espécies eram mais elevados perto da linha ferroviária.
O facto de haver mais aves à volta de uma linha ferroviária significa que é uma colmeia de actividade, e a probabilidade do seu zangão entrar em contacto com uma ave é significativamente aumentada.
Ajudaria se considerasse manter-se afastado de áreas de alta actividade ornitológica, uma vez que é pouco provável que o seu zangão sobreviva a um ataque significativo de aves. Isto, em combinação com as leis de transgressão e os perigos de se aproximar de uma linha ferroviária, deverá ser uma das principais razões para se manter afastado.
Por que pode querer pilotar um zangão sobre uma linha férrea
Embora haja muitas razões para se manter afastado de uma linha ferroviária, os drones podem ser usados de várias formas únicas e interessantes para fornecer dados valiosos às empresas ferroviárias e agências governamentais.
Infra-estrutura
Drones pode ser utilizado para recolher informações importantes sobre as condições e problemas de traçado das infra-estruturas.
As linhas de caminho de ferro são enganosamente complicadas e consistem em vários componentes que precisam de trabalhar em conjunto para criar uma linha ferroviária segura e eficaz.
Inspecções de via foram realizadas utilizando humanos para caminhar ao longo da pista e anotar quaisquer problemas. A utilização de drones pode remover os humanos da equação e cobrir muitos mais quilómetros de via no mesmo espaço de tempo.
Os zangões podem produzir dados valiosos de alta resolução muito rapidamente. Podem também transportar várias câmaras com vários sensores para recolher infravermelhos, nuvens 3D, e outros dados volumétricos.
Conformidade
A certeza de que está em total conformidade com os regulamentos envolve um planeamento e observação meticulosos. Os zangões podem rapidamente obter uma vista aérea de todos os seus bens e infra-estruturas para se certificarem de que cumprem as leis e regulamentos locais.
Gestão de activos
A via de todas as partes móveis de um sistema ferroviário pode ser muito complicada. Os drones proporcionam uma forma de monitorizar os bens e identificar quaisquer bens que se encontrem deslocados ou em falta.
A capacidade de um zangão proporcionar uma visão única do seu pátio ferroviário e dos principais componentes da infra-estrutura é uma poupança significativa de tempo e custos para as linhas ferroviárias.
Segurança
Em todo o mundo, há muitas pessoas a tentarem entrar à socapa nas linhas ferroviárias para viajar pelo país.
Drones pode ser uma parte importante na identificação de pessoas e na invasão de propriedade, utilizando o seu sinal único de infravermelhos, fazendo-as sobressair como um farol. Os drones também podem ser equipados com dispositivos de comunicação como altifalantes para comunicar aos potenciais invasores os perigos do que estão a fazer.
Sumário
Neste artigo, revimos tudo o que precisa de saber sobre se pode ou não voar um drone sobre uma linha ferroviária.
Na maioria dos países desenvolvidos, a resposta é um cobertor no.
Cresume-se a uma combinação de vias férreas sendo um local sensível e o facto de serem áreas incrivelmente perigosas para voar. A alta voltagem utilizada nas linhas eléctricas pode facilmente arcar para objectos e pessoas próximas, fazendo fluir corrente significativa através de objectos próximos.
Eu recomendo vivamente que não se aproxime de uma via férrea com o seu drone, a menos que tenha as aprovações e medidas de segurança adequadas para a sua segurança e a do seu drone.