Quando estiver a pilotar vários drones no mesmo local, pode começar a notar algum comportamento estranho. Voar com outras pessoas é comum, mas há algumas precauções que é necessário tomar para garantir que a interferência entre os drones e os comandos não cause quaisquer danos ou problemas significativos.
Drones podem interferir uns com os outros porque todos eles dependem das mesmas frequências de comunicação sem fios. Os drones seleccionarão automaticamente o canal com a menor quantidade de interferência, e a ligação com uma frequência de 5,8 GHz proporciona-lhe mais canais para evitar interferências.
Quando dois zangões voam juntos, usam o salto de frequência para evitar interferir com os sinais um do outro. Mesmo os protocolos sem fios proprietários para conectividade remota e sem fios, como o Ocusync do DJI, partilham algumas frequências com Wi-Fi e outras partículas de conectividade sem fios, como o Bluetooth.
Table of Contents
Porquê os zangões interferem uns com os outros
Existem dois tipos de Wi-Fi tipicamente oferecidos na tecnologia drone. Estas ofertas de Wi-Fi são de 2,4 GHz e 5,8 GHz. Estes números referem-se à frequência com que podem transmitir dados.
5 GHz de frequência proporciona uma comunicação muito mais rápida, mas o sinal não pode viajar tão longe. 2,4 GHz oferece uma ligação mais lenta mas um sinal mais estável em distâncias mais longas. Muitos drones ao nível do consumidor podem trocar entre 2,4 GHz e 5 GHz, e seleccionar o mais apropriado para a sua missão de voo irá reduzir as hipóteses de interferência do sinal.
Drones que utilizam Wi-Fi para transmitir dados tornam-se muito sensíveis a interferências de outras fontes de radiodifusão na mesma gama de frequências. A fonte mais comum de interferência são outras fontes de frequências de rádio mais poderosas.
A interferência Wi-Fi pode causar problemas de abandono e forçar o seu drone a regressar a casa ou a aterrar. Na pior das hipóteses, o seu drone pode perder o controlo e cair incontrolavelmente do céu.
Aqui estão todas as abordagens que pode fazer para minimizar as interferências ao pilotar o seu zangão.
O que se pode fazer para minimizar a interferência
Se quiser voar dois ou mais zangões juntos simultaneamente. Nesse caso, pode reduzir a quantidade de interferência, afastando-se um do outro, usando uma frequência e um canal com menos interferência. Também pode certificar-se de que tem uma linha de visão directa para o seu zangão e afastar-se de quaisquer potenciais reflectores de radiações Wi-Fi, tais como grandes paredes de betão.
Estar longe um do outro
Estar longe um do outro é uma das formas mais fáceis de minimizar a quantidade de interferência entre os zangões.
Wi-Fi a força do sinal pode ser um tópico complicado. A forma mais precisa como as pessoas o expressam é em milliwatts, mas pode acabar com uma carga de casas decimais devido ao Wi-Fi é devido à transmissão de potência super baixa.
Os sinais podem interferir, anulando-se mutuamente e provocando uma grande quantidade de ruído. Estar a cerca de 3 metros de outro piloto de zangões é a forma mais fácil de minimizar a quantidade de interferência entre os seus zangões. Isto, naturalmente, pressupõe que está a utilizar a mesma tecnologia para comunicar com os seus zangões.
DJI tem vindo a desenvolver software de comunicação proprietário para que possa comunicar em distâncias muito maiores.
Utilizar frequência de 5,8 GHz
Se estiver a pilotar vários drones no mesmo local, deve considerar a possibilidade de configurar a sua ligação Wi-Fi para 5,8 GHz. Esta gama tem significativamente mais canais Wi-Fi e muito menos sobreposições – 24 destes 45 canais não se sobrepõem.
É possível voar com mais confiança, uma vez que a mudança de canal dá ao zangão mais flexibilidade na escolha de um canal estável ao longo do voo.
O problema de usar 5,8GHz para se ligar ao seu drone é que não vai tão longe. Poderá descobrir que o seu zangão tem uma ligação instável se voar a mais de 500m de distância do controlador remoto a 5,8GHz. Para a maioria dos pilotos de drone, isto não é necessariamente um problema.
A escolha de 5,8 GHz também lhe permite voar em zonas urbanas onde os canais Wi-Fi estão particularmente ocupados.
Utilizar o canal de interferência mais baixo
Na sua aplicação, é provável que seja capaz de monitorizar todos os canais para interferência.
Por exemplo, na aplicação DJI GO4, é possível observar a interferência. Ao seleccionar a opção HD na aplicação, é possível visualizar o nível de actividade do sinal disponível em cada um dos canais. Deve-se observar com pouca ou nenhuma interferência. Pretende-se um canal sem barra e, idealmente, um canal sem barra em ambos os lados nos canais adjacentes
Um exemplo de utilização desta informação para escolher o melhor canal em ambos os canais de 2,4 e 5 GHz pode ser visto no vídeo abaixo.
Muitos pilotos de aeronaves escolhem voar exclusivamente no modo 5,8 GHz devido aos ruidosos ambientes urbanos em que voam.
Sem impulsionadores
Recomendamos que não se utilizem boosters ou telecomandos potentes quando voar com vários pilotos. A utilização de boosters ou telecomandos potentes pode causar sérias interferências com as ligações de outros pilotos de aeronaves.
O impulsionador de sinal do drone consiste num espelho parabólico que reflecte o sinal do controlador em direcção ao drone. Pode ser utilizado para permitir voar mais longe ou para combater a queda do sinal nas áreas ruidosas de Wi-Fi e 5G.
Normalmente, estes pratos são dobráveis e deslizam sobre a antena do controlador do zangão. São fáceis de transportar e proporcionam segurança adicional quando voam longas distâncias.
Se mais ninguém estiver a usar o amplificador de sinal, a sua potência melhorada pode facilmente confundir outros zangões na área.
Ganha o emissor mais forte. Este facto é utilizado na tecnologia de interferência para evitar que os zangões voem perto de áreas sensíveis. Se quiser saber mais sobre se é ou não possível encravar um sinal de um drone, consulte o meu outro artigo – clique aqui.
Jamming visa distorcer o sinal a um nível em que o receptor não o possa detectar completamente ou fazer com que algumas partes do sistema percam a sua integridade, resultando numa negação total ou parcial de serviço entre o drone e o controlador.
Linha de visão directa
Voa sempre o seu zangão numa linha directa de visão. Ter uma linha directa de visão significa que pode assegurar a máxima força de sinal entre o seu controlo remoto e o zangão.
Cobri que mesmo voando atrás de árvores e folhagem leve causou uma interferência significativa entre o meu controlador e o zangão.
Todos nos sentimos tentados a esgueirar-nos à volta de uma árvore, edifício, penhasco ou outros obstáculos, mas em muitos países, as leis e regulamentos de voo do drone devem estar sempre à vista do piloto.
Se acabar por perder a linha directa de visão para o seu zangão, está essencialmente a voar às cegas.
Voar às cegas significa que pode confiar 100% nos sensores do drone e nos sistemas de posicionamento visual para navegar com segurança no seu ambiente 3D. Mesmo para os pilotos mais experientes, esta é uma situação muito difícil.
É possível também perder o controlo do seu drone usando óculos voadores que emitem vídeo em primeira pessoa em tempo real. A utilização de óculos de protecção significa que não pode verificar rapidamente a posição actual do drone utilizando a linha de visão e só deve ser utilizado para drones de corrida ou outras aplicações de drones de nicho.
Afora das paredes e outros reflectores
Se estiver num ambiente urbano, há uma variedade de outras superfícies que podem reflectir imprevisivelmente o seu sinal Wi-Fi.
Por vezes, voo com o meu zangão com uma grande parede de betão atrás de mim. Esta grande parede de betão pode facilmente reflectir alguns dos sinais Wi-Fi que estou a utilizar para comunicar com o meu zangão de volta para o controlador. O sinal Wi-Fi reflectido pode facilmente causar interferência com o sinal e tornar-se reflectido para outros pilotos de zangão.
Há uma variedade de materiais que podem facilmente interferir com o seu sinal Wi-Fi. Estes incluem:
- metal – o metal é o material mais difícil de penetrar e pode facilmente reflectir e absorver sinais Wi-Fi.
- Muros de betão – o Wi-Fi não se mistura bem com paredes de betão. O sinal Wi-Fi é absorvido pelas paredes e também pode ser reflectido da sua superfície.
- Gesso e metal – muitas estruturas modernas usam metal em gesso como estrutura para guerras interiores e exteriores.
- Ladrilhos de cerâmica – os sinais Wi-Fi podem ser facilmente reflectidos usando ladrilhos de cerâmica.
- Janelas e vidro – muitos edifícios modernos usam uma combinação de janelas e vidro, o que é um reflector perfeito para sinais Wi-Fi. As janelas de baixa emissividade são um dos piores culpados. Têm uma película metálica muito fina no topo para ajudar no consumo de energia, e podem reflectir ainda mais sinais do que uma janela transparente.
- Espelhos – quaisquer espelhos no ambiente são altamente reflectores. Os espelhos têm uma camada fina de metal no vidro e podem reflectir os sinais Wi-Fi de forma incrivelmente eficaz.
- água – qualquer grande quantidade de água no ambiente pode absorver o sinal Wi-Fi e reflectir e refractar o sinal Wi-Fi, fazendo com que este se torne mais ruidoso. Se quiser saber mais sobre voar sobre a água em segurança, pode consultar o meu outro artigo – clique aqui.
Outros emissores fortes de radiofrequência na área também podem interferir com qualquer sinal de drone Wi-Fi.
Perigos de interferência
Os perigos de ter um sinal fraco ou ruidoso podem causar colisões, perda de controlo, aterragem automática ou regresso a casa.
Colisões
Se perder o controlo do seu zangão quando outros zangões estão por perto, pode resultar numa colisão. Ao pilotar o seu zangão, deve ter sempre o cuidado de se manter afastado de obstruções e outros objectos voadores.
Como está a voar, o seu zangão irá experimentar uma gama de potências de sinal do seu comando. Se o seu zangão mudar acidentalmente para um canal que já tenha um zangão, terá de tomar decisões usando o seu software autónomo de inteligência artificial.
Even embora seja improvável que o seu drone entre em contacto com outro na área, a probabilidade aumenta se perder a conectividade com o drone devido a interferência ou desconexão do sinal.
Perda de controlo
a perda total de controlo é uma realidade se o seu sinal de drone se tornar fraco ou ruidoso. Muitos dos drones a nível de consumidor agora no mercado podem regressar à posição de descolagem desde que as coordenadas GPS tenham sido armazenadas com precisão.
Se não estiver a pilotar um zangão de consumo de alto nível, o seu zangão provavelmente perderá o controlo e irá à deriva com o vento. Alguns zangões principiantes não têm características de auto-estabilização e irão flutuar incontrolavelmente ou cair do céu se o sinal se perder e estiverem a ficar sem bateria.
Tem sempre atenção aos sinais de aviso que aparecem nas aplicações para que possa estar ciente de qualquer problema de sinal à medida que aparecem.
Auto aterragem
Drones que sofrem uma perda completa de sinal irão muitas vezes aterrar automaticamente onde estão ou regressar a casa. Se o seu zangão decidir aterrar onde quer que esteja actualmente, poderá perder o seu zangão, pois poderá estar sobre água, arbustos, ou árvores.
Se o seu drone aterrar numa área que não esteja aberta ao público, poderá ser acusado de invasão se o drone aterrar automaticamente numa área privada e segura.
Para garantir que o seu drone aterra em segurança, deve certificar-se de que a localização GPS do drone foi definida com precisão na descolagem e que não é actualizada ao longo de todo o voo. Em alguns drones, pode dizer ao drone para regressar ao controlo remoto, o que é particularmente útil se tiver mudado de localização ao longo de todo o voo. Esta mudança de localização acontece tipicamente quando se está a utilizar o zangão para se localizar.
Podem os zangões interferir uns com os outros? Resumo
Neste artigo, revimos tudo o que precisa de saber sobre se os zangões podem ou não interferir uns com os outros.
Porque os drones dependem frequentemente dos mesmos métodos e frequências de comunicação, podem facilmente interferir uns com os outros se estiver demasiado próximo de outro piloto de drones ou se utilizar uma gama de frequências com canais limitados. Estando longe um do outro, certificando-se de que não existem materiais que possam facilmente reflectir os sinais Wi-Fi, utilizando uma gama de frequências com um elevado número de canais e reduzindo as interferências de quaisquer outras frequências de rádio, assegurará que o seu voo da aeronave será um voo seguro.