Comprar um zangão pode ser ao mesmo tempo emocionante e assustador. Isto porque os zangões podem ser relativamente caros, e as oportunidades de os danificar parecem não ter fim. Quando comprei o meu DJI Mavic air 2 pela primeira vez, tive muito cuidado para não voar fora da minha capacidade durante muito tempo. Isto porque mesmo o mais pequeno dos incidentes pode causar a ruptura de um drone.
Drones são muito fáceis de quebrar porque são feitos de materiais leves que se quebram facilmente ao impacto. Os drones movem-se rapidamente através do ar, reduzindo a margem de erro durante um voo, aumentando a probabilidade de colisões.
Os drones de consumo mais populares no mercado também têm muitas peças dobráveis. Os braços de um zangão dobram-se para dentro do corpo para facilitar o transporte. A abertura e o fecho contínuos destes pontos pivot aumentam a quantidade de desgaste, o que pode causar pontos fracos mesmo com o mínimo de impactos.
Existem duas formas de os zangões se partirem:
- durante a utilização – Pousos pesados, condições de vento imprevisíveis, e pilotos inexperientes são as causas número um de quebras de zangões.
- Armazenamento – uma das formas mais comuns de danificar o meu zangão é durante o armazenamento e transporte. Os componentes da bateria e as secções plásticas do zangão são fáceis de quebrar, atirando a sua mochila pesadamente ou deixando-a cair acidentalmente sobre uma superfície dura.
É muito fácil esquecer o zangão quando este é um saco enquanto que, enquanto está a voar, a sua total atenção está em proteger o zangão e voar em segurança. Pelo menos é essa a minha experiência!
Table of Contents
São zangões frágeis?
Drones são relativamente frágeis devido aos materiais utilizados para a construção. Os drones precisam de ser fabricados a partir de materiais leves, que também são resistentes ao impacto e capazes de resistir a temperaturas de funcionamento elevadas.
A armação do zangão é tipicamente feita de uma liga de magnésio que contém aproximadamente 90% de magnésio, 9% de alumínio, e 1% de zinco. O magnésio é uma escolha popular para as armações do zangão porque é mais leve que o alumínio. Esta parte é provavelmente a parte mais forte de todo o zangão.
Na parte superior da armação do drone é uma cobertura de plástico resistente ao impacto que protege os componentes internos do drone e as peças electrónicas. Esta concha é de poliestireno de alto impacto ou de um acrilonitrilo butadieno-estireno. O plástico é o componente mais fácil de partir do zangão.
Não são apenas os materiais que tornam um zangão frágil. As forças altamente alavancadas que actuam no corpo e no braço podem concentrar a energia do zangão em pequenas áreas.
Coisas que tornam os zangões frágeis
Muitas coisas podem tornar um zangão mais frágil. Esta fragilidade é uma combinação da forma como os zangões podem mover-se através dos seus e dos materiais de que são feitos. Além disso, os pilotos iniciantes de drones podem mover-se rapidamente fora da sua zona de capacidade, tornando os acidentes e incidentes muito mais prováveis, aumentando a probabilidade de um drone ficar danificado.
Podem mover-se muito depressa
Drones pode mover-se incrivelmente rápido através de uma superfície. A velocidade vertical da maioria dos drones é limitada e, abaixo, partilho convosco alguns dos drones mais rápidos comercialmente disponíveis.
O drone a nível de consumidor mais rápido desta lista é o drone DJI FPV que se pode mover a 39 m/s. Esta velocidade será muito intimidante se for um principiante, e mesmo os erros mais pequenos podem resultar numa colisão catastrófica.
Quanto mais rápido o seu drone se mover, menos provável é que possa responder com rapidez suficiente a obstáculos ou problemas durante o seu voo de drone.
Eu recomendo que se habitue à capacidade do seu drone muito lentamente, mudando primeiro o drone para o modo iniciante e só o desligando quando estiver satisfeito com a forma como o controlo remoto e o drone interagem entre si.
Não semelhante aos veículos de controlo remoto terrestres, um zangão pode mover-se em todas as direcções. Demorei algum tempo a perceber como navegar melhor acima e abaixo do zangão, e ter uma linha de visão directa em todos os momentos parece ser a forma mais fácil de permanecer o mais seguro possível.
Drones estão a começar a vir com capacidades de detecção de 360° como característica padrão. No entanto, os drones mais antigos não têm esta capacidade, e pode ser assustador mover-se numa direcção em que não se tem sentidos. Por exemplo, o meu zangão não tem quaisquer sensores de lado. Esta falta de sentidos significa que, se estou a fazer panning, preciso de ser extra cuidadoso.
Materiais leves
Os materiais leves a partir dos quais é feito um zangão também contribuem para a fragilidade.
A parte mais frágil do zangão é a carapaça. A concha esconde todos os componentes e fios electrónicos e encaixa bem na estrutura do zangão.
Uma armação de drone e uma hélice são feitas principalmente de plástico poliestireno de alto impacto e um baixo butadieno estireno sem ensaio.
Poliestireno de alto impacto (HIPS)
O poliestireno de alto impacto é utilizado em zangões como o DJI Phantom e é tipicamente utilizado na concha.
Porque o estireno não se mistura com alguns outros polímeros, forma uma matriz em vez de uma mistura completa dos materiais. Esta actividade peculiar significa que quando o material é colocado sob tensão, as microfissuras formam-se, e a energia da fenda propagadora é transferida para partículas de borracha.
A transferência de energia para a borracha misturada no poliestireno significa que é resistente ao impacto.
Acrylonitrilo butadieno-estireno (ABS) – Drones série Mavic
ABS é feito por reacção de estireno, acrilonitrilo, e polibutadieno. Estes podem ser misturados em vários rácios dando uma propriedade física diferente para cada mistura. A adição de acrilonitrilo torna o ABS mais forte do que o poliestireno puro. O acrilonitrilo também pode contribuir para a resistência química, resistência à fadiga, dureza e rigidez, protegendo contra as temperaturas mais elevadas sob as quais os drones podem operar. O estireno dá ao plástico uma superfície brilhante e impermeável e melhora a dureza, rigidez, e capacidade de processamento.
Muitos materiais de corpos de zangões são criados através de uma técnica de moldagem por injecção, que pode ser feita muito rapidamente num processo de fabrico contínuo.
Pontos de alavancagem elevados
Devem à natureza do voo do zangão, precisam de ter braços que mantenham as hélices afastadas do corpo do zangão. As hélices precisam de estar suficientemente afastadas do corpo do zangão para produzir uma esquerda significativa sem interagir com a carapaça principal.
A hélice e os motores salientes significam que os braços do drone saem do corpo do drone. Este factor de forma cria uma ligação relativamente frágil entre o zangão e a armação. Forças da aterragem são transferidas através do braço para o corpo do zangão. A ligação é colocada sob uma grande tensão.
As armas de drone são um dos componentes mais prováveis do drone a quebrar e os mais difíceis de reparar.
Se quiser saber mais sobre os materiais utilizados e como reparar um braço de zangão partido, consulte o meu outro artigo – como reparar um braço de zangão partido – clique aqui para ser levado para o artigo.
Peças dobráveis
Quando recebi o meu zangão pela primeira vez, quis levá-lo para todo o lado. Levei-o em longas viagens, aviões, e em cada longa caminhada que fiz durante os últimos anos.
Para aumentar a portabilidade, os fabricantes de zangões incluem frequentemente braços e hélices dobráveis. Os braços dobráveis significam que cada vez que se quer voar, é necessário alargar os braços. Alguns zangões também necessitam de braços alargados para aceder a componentes internos como a bateria ou a caixa de suspensão cardan.
A abertura e fecho contínuo das peças do zangão cria um desgaste adicional nas articulações plásticas do zangão.
Sou sempre muito cuidadoso ao abrir e fechar o zangão e certifico-me de que só o movo na direcção da articulação pivotante. Por exemplo, o meu DJI Mavic Air tem juntas de abertura e rotação para os braços dianteiro e traseiro, respectivamente.
Pequenos componentes electrónicos
No interior de um drone, há muitas resistências e condensadores minúsculos numa placa de circuito que se podem partir facilmente após o impacto. Os componentes electrónicos de uma placa de circuito de um drone são maquinados com precisão. A placa de circuito impresso suporta mecanicamente e liga electricamente os componentes electrónicos usando pistas condutoras e outras características.
Os componentes electrónicos também podem ser acedidos directamente através de respiradouros e outras vias aéreas através da armação do drone. Esta estrutura aberta permite a entrada de humidade, que pode corroer os componentes electrónicos sensíveis no interior do zangão.
Se é impacto ou humidade, os componentes electrónicos são certamente muito frágeis.
Não piloto o meu zangão se houver o menor risco de chuva ou neve. Asseguro-me de que os componentes internos são protegidos da humidade a todo o custo.
Aprender a aterrar em segurança protegerá o drone de qualquer incidente de aterragem, e em caso de dúvida, carrego no botão de regresso a casa para que o drone regresse a mim em segurança.
Como tornar o seu zangão menos frágil
não há muito que possa fazer para tornar o seu zangão menos frágil, além de reforçar os componentes de maior risco. Se estiver a fazer o seu drone, pode facilmente reforçar os componentes usando decalques e autocolantes. Em alternativa, se tiver comprado um drone de câmara de consumo, terá provavelmente dois decalques e autocolantes e habituar-se-á a reparar as suas fissuras.
Alguns fabricantes oferecem um plano de actualização que lhe permite enviar o drone de volta se sofrer quaisquer acidentes e danos no seu drone. Se quiser saber mais sobre o plano de actualização de cuidados do DJI, consulte o meu outro artigo, onde comparo e contraste os pacotes de actualização de cuidados do DJI e de cuidados do DJI.
Utilizar decalques
utilizar decalques que foram especificamente concebidos para o seu drone é uma forma fantástica de reforçar alguns dos componentes mais frágeis do corpo do drone.
O plástico combinado com o adesivo torna-o a forma perfeita de espalhar a energia de impacto por toda a estrutura. Esta distribuição de energia significa que, após o impacto, a moldura tem menos probabilidades de rachar ou fivela.
Pode comprar decalques que envolvem toda a moldura ou apenas um pequeno componente dos braços ou do corpo. Tem de se certificar de que nenhum dos decalques extras interfere com as partes móveis e não acrescenta peso significativo ao zangão.
Reinforço
Porque os braços são algumas das partes mais frágeis de um zangão, pode comprar escoras e outros reforços de plástico para limitar o seu movimento.
O reforço extra significa que a força é distribuída uniformemente por outros componentes do zangão, tornando-o menos susceptível de partir a articulação.
Tambem se pode adquirir outros amortecedores de silicone para componentes do zangão e outros protectores que se encaixam no corpo do zangão. Pode comprá-los para proteger a bateria, as lentes, a câmara fotográfica, a suspensão cardan e outros componentes.
As hélices dobráveis em alguns modelos de zangões também podem ser relativamente frágeis durante o transporte e armazenamento. As hélices protectoras de silicone são uma forma fantástica de manter as partes dobráveis do zangão seguras e protegidas durante o transporte.
Digite no Google o modelo do seu drone com a protecção de que necessita, e ficará surpreendido com o número de opções à sua disposição.
São zangões fáceis de despenhar?
Para os pilotos inexperientes, os zangões são fáceis de despenhar. Os fabricantes de drones querem que voem o mais rapidamente possível ao receberem o pacote. Apresentar-se lentamente às diferentes características do zangão e expandir lentamente a sua capacidade será a forma mais simples de proteger o seu zangão.
DJI modo iniciante foi desenvolvido especificamente para pessoas que não querem esperar para pilotar o zangão mas nunca pilotaram um zangão antes. Os fabricantes de zangões estão bem conscientes de que a excitação de comprar um zangão significa que muitas pessoas o retirarão da caixa e voarão numa questão de minutos – desde que a bateria esteja carregada.
Modo de iniciador limita o potencial de um novo piloto danificar o drone ou outras pessoas, colocando restrições aos limites de voo e às características disponíveis.
Se quiser saber mais sobre o modo iniciante do DJI e como desligá-lo, veja o meu outro artigo – clique aqui – onde passo por tudo o que precisa de saber sobre o modo iniciante.
Os zangões partem-se facilmente? Resumo
Este artigo cobriu tudo o que precisa de saber sobre as quebras de zangões e os componentes mais frágeis que deve procurar. É possível reforçar o seu drone usando vários métodos, mas aprender a pilotar o seu drone lenta e firmemente aumentando a sua capacidade é a forma mais fácil de proteger o seu novo e frágil gadget.