A sobrevoar a sua casa e propriedade pode ser muito frustrante. Talvez o seu vizinho tenha um zangão, e eles sobrevoam a sua casa regularmente. Estão autorizados a fazer isso? Esperemos que possa falar com eles de forma civilizada e levá-los a considerar a sua privacidade e preferência para que não sobrevoem a sua propriedade. Infelizmente, alguns vizinhos e pilotos de drone não ouvem este pedido, e poderá encontrar-se num impasse muito frustrante com um piloto de drone.
A maneira mais fácil de parar um drone a sobrevoar a sua casa é falar com o piloto do drone e pedir-lhes que evitem o espaço aéreo acima da sua propriedade. Se eles não ouvirem, pode fazer uma queixa à polícia local. Tomando as suas próprias mãos, pode aterrar em água quente por danos materiais.
É muito tentador tomar a questão nas suas próprias mãos, abatendo-a no zangão ou apanhando-a com uma rede ou outro dispositivo. Quanto mais tempo o problema durar, mais poderá considerar a utilização de uma táctica mais agressiva. Infelizmente, se decidir tomar o assunto nas suas próprias mãos, pode acabar por ser acusado de danos a bens pessoais e responsável pelo custo da substituição do drone.
Table of Contents
O que diz a lei sobre impedir um zangão de sobrevoar a sua casa
A maioria dos estados dos Estados Unidos da América permite que os proprietários de terras usem força razoável para ejectar os invasores.
Se um drone está ou não a invadir depende de o seu estado ou área local ter aprovado leis que definem o espaço aéreo acima da sua propriedade como protegido. Esta zona protegida é por vezes conhecida como zona tampão.
Outra coisa a considerar é se o drone estava ou não a voar a uma altitude que limitava o pleno gozo da sua terra. Essa é a definição do Supremo Tribunal dos EUA da “zona tampão”
protegida.
Se puder fazer um argumento razoável de que acredita que o drone estava a invadir, a questão seguinte é se uma força razoável constitui ou não um dano ao drone.
Porque a lei está lentamente a alcançar as realidades da tecnologia dos drones, esta questão terá de ser resolvida e argumentada por um advogado. Existem muito poucos casos neste momento que possam orientar os tribunais sobre se é ou não criminoso danificar o zangão de alguém sobre a propriedade privada.
Exemplos jurídicos de todo o mundo
Na Austrália, algumas acções de operadores de drones podem ser consideradas ofensas criminais. Por exemplo, em Queensland, Austrália, é ilegal registar alguém sem o seu consentimento se estiver num local privado ou a realizar um acto privado. Isto significa que se estiver a sobrevoar a casa deles e os capturar no seu jardim, pode ser considerado um lugar privado.
Drones também pode sobrevoar áreas que podem ser consideradas como invasão de propriedade. A invasão envolve a interferência com os seus direitos de usufruto privado da terra, o que significa que a sua casa e a sua aterragem à sua volta estão protegidas de voos com drone.
O jogo contínuo do gato e do rato entre a tecnologia do drone e o precedente legal continuará, sem dúvida, no futuro. Mas não há dúvida de que pilotar um zangão para capturar alguém num local privado sem o seu consentimento é certamente uma violação da privacidade. Praticamente todos os países legisladores concordam com este facto.
Fale com o piloto
A primeira coisa que deve considerar se quiser impedir alguém de sobrevoar a sua casa é falar com o piloto se quiser pedir-lhe para parar de sobrevoar a sua propriedade.
Bastante frequentemente, o nosso vizinho ou alguém da vizinhança está a sobrevoar a nossa propriedade com o seu drone. A menos que viva perto de um local de beleza natural, é muito provável que alguém na sua vizinhança esteja a causar os problemas.
Tive frequentemente constatado que as interacções de drones com o público em geral podem aquecer muito rapidamente. Aproximar-se do seu vizinho e pedir-lhe que pare de sobrevoar a sua propriedade pode rapidamente transformar-se numa discussão sobre leis e regulamentos locais. Mesmo que lhes seja permitido sobrevoar a sua propriedade, pode ser a sua preferência que eles não o façam.
Asking educadamente implica seguir estes passos:
- por favor, certifique-se de que é claro sobre exactamente o que não quer que eles façam. Quer que eles parem completamente de sobrevoar a sua propriedade? Ou não quer que o façam em certas alturas?
- Passar directamente por cima do que quer e ver o seu tom ajudará. Compreenda que esta pessoa não está a fazer algo para o incomodar, e dar-lhe o benefício da dúvida ao aproximar-se significará que o seu tom é mais amigável.
- Estar preparado para o não. Quando pedimos algo a alguém, não estamos muitas vezes preparados para ouvir um não. Os nossos egos podem rapidamente atrapalhar e começar uma luta. Se disserem não, é altura de olhar para outras opções. Pode também dizer-lhes os seus próximos passos se não pararem de sobrevoar a sua propriedade.
Posso o meu vizinho voar um zangão sobre a minha casa?
É provável que o seu vizinho não esteja a infringir nenhuma lei ao sobrevoar a sua casa. Desde que o zangão não o esteja a assediar, aproximando-se das pessoas ou infringindo quaisquer leis de transgressão ou privacidade, eles podem sobrevoar directamente a sua casa.
Um zangão que voa repetidamente sobre a sua casa pode ser considerado uma invasão, a menos que voe a uma altitude muito elevada. Poderá pedir ao seu vizinho que suba à altitude máxima legal antes de sobrevoar a sua propriedade.
Uma altitude elevada irá garantir que não será incomodado pelo ruído ou pelo local do drone, e irá empurrar o drone suficientemente alto para que não possa detectar qualquer detalhe de pessoas ou propriedades.
Aplique para uma zona de interdição de voo
Se tiver uma área de beleza natural perto da sua casa, poderia considerar a candidatura a uma zona de interdição do espaço aéreo. Infelizmente, as zonas de interdição de voo não estão actualmente disponíveis para que as pessoas possam candidatar-se a propriedade privada.
No entanto, suponha que se encontra perto de parques nacionais, escolas, ou outras áreas sensíveis. Nesse caso, poderá contactar a sua autoridade local de administração de voos e pedir-lhes que coloquem uma zona de interdição de voo em redor da área de interesse.
Geofencing utiliza GPS e sinais de satélite de navegação para evitar que os drones voem automaticamente perto de áreas seguras. Quando tentei descolar em áreas de geo-fencing, o meu drone recusa-se a lançar.
Fiz o meu drone descolar utilizando os sinais e controlos manuais programados em alguns modelos de DJI. No entanto, assim que o drone descolar e perceber que se encontra numa zona restrita por GPS, aterrará o mais depressa possível.
Asking your local flight authority to create a no-fly zone around an area near your house will act as a deterrent for drone pilots.
Se quiser saber mais sobre geofencing, consulte o meu outro artigo onde passo pelos melhores drones sem geofencing – clique aqui para ser levado para o artigo.
Ponte sinais e panfletos
Tem direito a colocar sinais de “não voar” à volta da vossa propriedade.
Talvez os pilotos de drone não estejam familiarizados com a sua área local e estejam a sobrevoar regularmente a sua propriedade. Pode dizer às pessoas a sua preferência colocando sinais altamente visíveis nos limites da sua propriedade que afirmem claramente que não é permitido o sobrevoo por drone.
Existem muitos fabricantes de placas industriais em linha que lhe venderão com prazer placas de zona de zangão.
A presença de um sinal não torna ilegal sobrevoar a sua propriedade, mas sinaliza aos pilotos de drone que a sua preferência é que se mantenham afastados dos limites da sua propriedade.
Utilizar um Jammer
É possível bloquear um sinal de drone utilizando um sinal de perturbação para perturbar a comunicação entre o piloto do drone e o drone. Se quiser saber mais sobre se é ou não possível interferir com um sinal de drone, consulte o meu guia completo – clique aqui para ser levado ao artigo.
Jammers trabalham enviando um sinal muito mais potente do que o controlador remoto. É possível bloquear sinais de rádio e dados de voo, assim como qualquer ligação de vídeo. O bloqueio visa distorcer o sinal a um nível em que o receptor é completamente incapaz de o detectar ou de conseguir uma avaria do sistema.
Existem muitas leis e regulamentos que se podem sobrepor à tecnologia de interferência de zangões e muitas leis de comunicação que cobrem a interrupção das frequências de comunicação abertas ao público:
código dos EUA
Este código significa que a pessoa que opera o bloqueador terá de ser licenciada e autorizada pelo governo federal.
Se utilizar um bloqueador de zangão num zangão, arrisca-se a fazer cair o zangão do céu e, portanto, causar danos materiais e danos pessoais. Este nível de interferência poderia abrir a oportunidade para as pessoas o processarem com base nos danos que pode causar utilizando um bloqueador de zangão.
Poderá ser capaz de bloquear um sinal de drone comprando um controlo remoto de drone e utilizando um amplificador de sinal para confundir qualquer drone próximo. Contudo, é pouco provável que isto funcione se o drone não estiver significativamente mais perto de si do que o piloto.
Catch it in a net
Se não quiser um drone a sobrevoar a sua casa e quiser minimizar os danos do drone, poderá usar várias tecnologias envolvendo redes.
Apanhar um zangão numa rede significa que não danificará o zangão, e que não se despenhará em qualquer pessoa ou propriedade. Para utilizar uma rede de forma eficiente, é necessário disparar a rede para o ar com um pára-quedas para retardar a descida ou comprar um drone para voar a rede em direcção ao drone desleal. A propósito, a ironia desta última frase não é desperdiçada em mim.
Even cientistas examinaram a utilização de redes transportadas por outros zangões para apanhar zangões desonestos. Interceptar o alvo e devolvê-lo ao solo em segurança requer muita perícia e prática. Se houver um zangão a sobrevoar a sua propriedade, é pouco provável que queira desenvolver as capacidades de pilotagem necessárias para o fazer.
Aferindo-o para baixo
É possível que se sinta muito tentado a disparar o zangão para fora do céu. No entanto, é preciso ter muito cuidado com as legalidades em torno do disparo de um veículo não tripulado, pois é ilegal em muitos estados e países.
Abate a um zangão também tem outros perigos associados à utilização de uma arma de fogo. Eu não recomendaria esta linha de acção a ninguém que procure remover um zangão da sua propriedade.
É ilegal derrubar um zangão?
É ilegal derrubar um zangão do ar. Causar danos a propriedade privada utilizando um projéctil para derrubar um drone pode torná-lo responsável pelo custo de um drone de substituição e por quaisquer danos causados pelas suas acções.
Só lhe é permitido usar força razoável para ejectar os invasores. Seria necessário argumentar que o drone estava a causar uma invasão significativa da privacidade e invasão de propriedade, resultando no uso de força razoável para mitigar essa ameaça.
Para compreender o que um zangão pode ver a diferentes distâncias, consulte o meu outro artigo aprofundado onde passo por tudo o que um zangão pode ver – isto pode dar-lhe mais uma base sobre o que um zangão pode ver e se conta ou não como uma invasão de privacidade. Poderá ficar surpreendido com o pouco que um zangão consegue ver a várias distâncias.
Drone queixas
Uma das últimas opções que tem se alguém não parar de sobrevoar a sua propriedade é apresentar várias queixas aos agentes locais responsáveis pela aplicação da lei e aos funcionários do conselho.
Nos Estados Unidos, pode apresentar uma queixa visitando esta página web.
Em muitos países, é possível apresentar uma queixa com base em vários critérios. Estes critérios incluem a denúncia de alguém pela operação insegura do drone, queixas de ruído, e preocupações de privacidade e segurança. Muitas jurisdições permitem-lhe apresentar queixas online, por telefone, ou por correio.
Se suspeitar que alguém infringiu o regulamento de voo do drone, deve apresentar uma queixa o mais depressa possível. Poderá reparar que os zangões voam a mais de 30 m de distância das pessoas. Podem estar a voar em espaço aéreo restrito ou à noite, praias sobrepovoadas, parques, casas, ovais desportivas, ou locais públicos.
Recording the incident on your phone will also help you provide evidence to the local authorities.
Como impedir que os zangões voem sobre a sua casa – Resumo
neste artigo, revimos tudo o que pode fazer para impedir que os zangões voem sobre a sua casa. A melhor e mais eficiente forma é abordar o piloto ofensor e pedir calmamente que evitem sobrevoar a sua propriedade. Muitos pilotos de zangões querem fazer a coisa certa, e de bom grado evitarão a sua propriedade. Se isso acontecer regularmente, recomendo a compra de alguns sinais de drone que indiquem claramente que não devem sobrevoar os limites da sua propriedade.
Disparar o zangão sob qualquer forma não é o melhor curso de acção. A menos que possa provar sem sombra de dúvida que o drone estava a invadir ou a violar a sua privacidade, derrubá-lo do céu resultará numa acção penal e torná-lo-á responsável pela substituição do drone e por quaisquer outros danos que possam ter ocorrido.
O piloto do drone ainda deve sobrevoar a sua propriedade recolhendo provas e depois relatar o piloto do drone às autoridades será a forma mais longa mas eficaz de impedir os pilotos do drone de sobrevoar a sua casa e propriedade.