Não há muito tempo atrás, a única forma de capturar imagens aéreas em alta definição era utilizar um helicóptero com uma câmara grande e um operador de câmara. Os drones abriram o ar a amadores e pessoas sem acesso a aviões ou helicópteros. Embora esta nova capacidade se tenha aberto a todos, tem havido muita discussão sobre se os drones são seguros. Eles podem ou não ser mais seguros para algumas tarefas do que os helicópteros.
Drones são muito mais seguros do que os helicópteros para tarefas que exigem que se aproxime das infra-estruturas, objectos e aperte noutros locais apertados. São veículos não tripulados, o que significa que não está a arriscar a vida do piloto no caso de ocorrer um acidente.
Se a sua tarefa depender do levantamento de objectos pesados, de uma longa distância, ou de operar com ventos fortes, um helicóptero pode ser mais seguro do que um zangão.
Table of Contents
Depende da tarefa que está a fazer
Se um drone é ou não mais seguro que um helicóptero para uma determinada tarefa depende muito da tarefa que está a executar.
Drones são muito mais seguros quando têm de inspeccionar infra-estruturas tais como linhas eléctricas ou pontes. Podem chegar muito perto do item que está a investigar. A elevada manobrabilidade de um drone combinado com as suas características avançadas de software de voo significa que quase qualquer pessoa pode pilotar um drone com um elevado nível de segurança e protecção.
Em ventos fortes, o zangão move-se de forma muito menos estável através do ar. Este movimento extra é devido à potência muito inferior de cada motor. Os zangões não são capazes de levantar muito peso extra, a menos que tenham sido especificamente concebidos para o fazer.
As aeronaves também não são mais seguras do que um helicóptero se precisarem de percorrer longas distâncias ou transportar uma carga pesada. A distância adicional proporcionada pelos motores de combustão e a vantagem mecânica do seu tamanho e engenharia significa que é muito mais capaz de levantar e viajar ao longo de muitos quilómetros.
Dependente da tarefa que está a executar, eis porque é que os drones podem ser mais adequados para o que deseja alcançar.
Por que os zangões são mais seguros que os helicópteros
Para algumas tarefas, os zangões são muito mais seguros do que os helicópteros. Os zangões são fáceis de controlar devido aos sistemas de posicionamento por GPS e à tecnologia de auto-patinagem em muitos dos zangões ao nível do consumidor actualmente disponíveis. A facilidade de controlo combinada com o factor de forma leve e pequeno significa mover-se rápida e facilmente.
Mais fácil de controlar
Nos primeiros tempos da tecnologia dos drones, o piloto teria de manobrar continuamente os drones para permanecer num local fixo, ao mesmo tempo que compensava quaisquer factores ambientais que os estivessem a desviar do seu curso. O vento mais leve sopraria rapidamente o zangão para fora da rota.
Esta exigência exigia uma capacidade incrível, pois a única ligação com o zangão era uma ligação visual.
Teriam de olhar para a direcção que o zangão está a apontar e usar os joysticks para compensar qualquer deriva. Quando o zangão está a apontar na sua direcção, as direcções esquerda e direita são invertidas, e torna-se ainda mais difícil controlar intuitivamente o zangão. Requeria muita prática e horas e horas de experiência de voo.
No entanto, actualmente, os fabricantes de drones criaram uma tecnologia que é acessível ao público em geral. Eles querem que se divirta o mais possível enquanto pilota o seu zangão. Isto significa que incorporaram uma carga de automatização de voo extravagante, o que significa que pode estar a pilotar o seu drone em poucos minutos após abrir a caixa.
drones são relativamente fáceis de voar porque têm:
- As características de controlo de voo automatizado incluem a manutenção de altitude, descolagem e aterragem automáticas, waypoints, modo “follow me”, modo “follow me”, modo “follow me”, modo “headless”, e controlos manuais.
- Controlos remotos intuitivos
- características de voo automatizado e modos de filmagem inteligentes
- instruções no ecrã
- modos de principiantes
muitos sensores
Se quiser saber mais sobre se voar de drone é ou não fácil, veja o meu outro artigo – eu passo por tudo o que precisa de saber sobre voar de drone em segurança e com segurança.
Veículo não tripulado
O facto de um drone ser um veículo não tripulado significa que é muito mais seguro do que um helicóptero em caso de acidente.
Manobrar grandes veículos com pessoas dentro deles pode ser muito perigoso para algumas tarefas.
Drones são muito mais seguros e eficazes do que os helicópteros para inspecções de linhas electrificadas e serviços de electricidade. Os helicópteros têm grandes downdraught e podem facilmente mover linhas eléctricas e outros objectos em movimento livre na sua trajectória de voo.
Se alguma coisa acontecesse, acabaria por ter um grande incidente. Os drones têm um risco limitado porque são mais pequenos, não tripulados, e são menos susceptíveis de causar danos mesmo no mais extremo dos acidentes.
Não estou familiarizado com quaisquer acidentes mortais causados por voos com drones ou missões com drones.
Limitadas velocidades
Drones têm uma velocidade máxima muito inferior à de um helicóptero. A actividade dos drones tende a ser localizada em torno da área do piloto devido à força do sinal de ligação.
A velocidade média de um helicóptero é de cerca de 160 mph até 260 km/h. Esta velocidade máxima é de aproximadamente 140 nós. Esta velocidade de topo é afectada por muitas coisas, incluindo o tamanho do helicóptero e o que transporta.
Esta velocidade máxima para um drone é limitada a drones de corrida e drones especificamente concebidos para velocidade.
A série de drones DJI, até há pouco tempo, continha drones de câmara e nada mais.
Em 2020 o DJI lançou o seu primeiro drone de corrida, o DJI FPV, e é, de longe, o drone mais rápido do DJI. Foi concebido como um drone de corrida, mas transporta algum hardware de câmara impressionante e pode ser controlado por um controlador de movimento DJI.
Aqui estão todas as velocidades verticais e grandes que podem ser alcançadas por cada um dos lançamentos mais populares e mais recentes de DJI drone.
Vê-se que o zangão DJI FPV é muito mais rápido que qualquer outro tipo de zangão. Curiosamente, ainda transporta uma câmara de muito alta definição – 4K a 60 fotogramas por segundo. Assim, pode captar algumas filmagens incríveis do seu voo. A alta taxa de fotogramas é muito importante, uma vez que viaja mais rápido, uma vez que proporciona uma experiência de visualização agradável e suave para a audiência do vídeo.
Muito mais leve
Não é preciso muito para notar que um zangão é significativamente mais pequeno e mais leve do que um helicóptero. A logística de mover um zangão de um local para outro é relativamente trivial. Pode embalá-lo na sua bagagem e transportá-lo numa mochila para o seu destino de missão de voo.
Por outro lado, um helicóptero é muito grande e requer toda uma quantidade de planeamento logístico para chegar onde tem de estar.
O peso mais leve de um zangão significa que os potenciais danos colaterais são muito menores num acidente.
Dê uma vista de olhos aos acidentes de pequenos helicópteros no vídeo do YouTube abaixo.
Vemos que os danos colaterais são muito elevados e que há danos extremos causados ao helicóptero, bem como a tudo o que se encontra nas áreas circundantes.
Um zangão na mesma situação não causará tantos danos devido ao seu tamanho muito compacto e peso leve.
Less downdraft
Outro aspecto muito importante da segurança de um drone é a quantidade de downdraught causada pelas hélices e rotores.
Um veículo que tem um rotor cria um downdraught. Quanto maior for o veículo, mais forte é o downdraught criado.
Só tenho notado realmente um downdraught quando tenho estado a voar directamente sobre a superfície da água ou a sobrevoar directamente a superfície da água. O meu zangão só consegue mover pó leve, seixos, e relva. Por outro lado, um helicóptero pode mover muito mais objectos pesados, o que pode fazer com que sejam soprados para as pás do rotor principal ou para o rotor de cauda.
Por que os zangões não são mais seguros que os helicópteros
Existem muitas situações em que um drone não é mais seguro de usar do que um helicóptero. Estas situações são normalmente devidas às limitações de potência de um zangão. Sempre que utilizar um zangão e o empurrar para os limites da sua potência ou capacidade, pode esperar que um zangão se torne inseguro e não adequado para utilização.
Payload sizes
Os zangões de gravidade podem transportar coisas mas…
O mais popular no mercado são as asas de DJI Spreading e DJI Agras MG-1 que podem transportar até 11 kgs cada uma. Mas o máximo que um drone comercial pode transportar neste momento é de 18kg. Essa proeza é realizada pela Freefly Systems ALTA 8.
As coisas vão melhorar rapidamente, e os cientistas e engenheiros estão sempre a ultrapassar os limites do que é possível. A Top Flight Technologies desenvolveu um híbrido gás/eléctrico que pode transportar e voar durante mais de duas horas e meia! Além disso, o arranque está a desenvolver silenciosamente um zangão híbrido de 100 quilowatts que pode levantar 100 quilos – o suficiente para transportar um humano ou dois – por até três horas.
É difícil saber o que um zangão pode levantar na natureza versus o que o fabricante diz. Aqui está uma comparação de alguns dos mais populares zangões comerciais e drones fabricados para levantar coisas pesadas! Ficará surpreendido com a quantidade exacta de alguns dos zangões mais pequenos que conseguem levantar!
Se quiser levantar cargas pesadas é muito mais adequado utilizar um helicóptero do que um zangão. Têm muito mais potência, e alguns drones podem levantar até 44.000 lbs.
Capacidade de alcance
se quiser voar mais de aproximadamente 2 km, deve usar um helicóptero do que um zangão.
O alcance de um drone é limitado pela sua duração de bateria e tecnologia que o liga ao controlo remoto. Um helicóptero pode voar durante aproximadamente 2,5 a 5 horas antes de ter de parar e reabastecer. Este tempo traduz-se tipicamente em aproximadamente 250 milhas, o que significa que podem voar muito mais longe do que muitas pessoas imaginam.
Drones estão limitados à linha de visão directa para o piloto em terra, o que significa que a capacidade de alcance é muito menor do que a tecnologia permite.
Se quiser transportar coisas pesadas numa grande distância, os helicópteros são muito mais seguros de usar.
Adverse weather
Os níveis de resistência ao vento do drone dependem da velocidade máxima do drone e de quaisquer limitações de velocidade máxima que o drone tenha. A velocidade máxima de muitos drones é limitada pela velocidade máxima e não pela velocidade relativa do vento. Assim, por exemplo, se voar com um vento de cauda forte, a velocidade máxima do zangão permanecerá a mesma.
Na tabela abaixo, recolhi as velocidades superiores e as resistências máximas ao vento dos melhores drones actualmente disponíveis no mercado. Este quadro inclui drones de nível de consumidor, bem como drones profissionais, que os filmes de Hollywood utilizavam para filmar as suas incríveis filmagens.
*calculado 2/3 de velocidade máxima
Acima de uma força de vento de sete (17 a 20 m/s) é demasiado rápido para um zangão voar. No entanto, isto é para a parte superior dos zangões comerciais e profissionais, e a regra geral é que não se deve voar o zangão com ventos superiores a dois terços da velocidade máxima de voo.
Os helicópteros podem voar com ventos fortes, incluindo ventos laterais e de cauda. Se houver uma tempestade particularmente forte, a direcção do vento pode mudar subitamente, tornando perigoso pilotar um helicóptero.
Helicópteros são muito mais seguros para voar em condições meteorológicas adversas do que os zangões.
Sumário
Neste artigo, revimos tudo o que precisa de saber sobre se os drones são mais seguros do que os helicópteros parados
Existem muitas considerações ao decidir se um helicóptero é melhor que um drone para uma determinada tarefa.
Se estiver a ultrapassar os limites do seu drone para alcançar um resultado, é muito provável que seja mais seguro utilizar um helicóptero nesse caso. Os zangões são limitados pela potência que podem emitir através dos seus motores e têm uma capacidade de elevação reduzida.
Se pretende captar fotos e vídeos de perto da infra-estrutura industrial. Nesse caso, um drone é muito mais seguro, uma vez que é não tripulado, produz uma pequena quantidade de downdraught e, em caso de acidente, causará muito menos danos às áreas circundantes.