Muitas pessoas perguntam se os drones irão substituir os helicópteros para várias tarefas aéreas – muitos casos de drones a serem tocados como a próxima grande coisa para a entrega e outras actividades aéreas de nicho. Os zangões são melhores que os helicópteros por muitas razões, mas alguns aspectos da tecnologia dos zangões mantêm-nos atrás dos helicópteros.
Drones são melhores do que os helicópteros porque são muito menos caros, e os requisitos de formação e licenciamento são muito menos rigorosos. Pode-se usar um drone para tirar fotografias aéreas a uma fracção do preço da utilização de um helicóptero. São muito mais silenciosos e são úteis para uma vasta gama de indústrias.
Muitos dos meus amigos não são suficientemente ricos para comprar um helicóptero mas possuir um zangão está aberto a qualquer pessoa. Graças aos avanços na tecnologia dos drones, fotografias aéreas e levantamentos topográficos estão agora disponíveis para quase todos.
Se os drones ou helicópteros ou não são melhores para uma determinada tarefa depende muito do que se está a fazer. Os zangões não podem transportar pessoas ou cargas pesadas, mas começam a substituir os helicópteros em vários campos diferentes.
Aqui estão todas as razões pelas quais os zangões são muito melhores do que os helicópteros para uma série de pessoas e indústrias.
Table of Contents
Muito Menos caro
Comprei o meu primeiro drone – o ar DJI Mavic – em segunda mão da gumtree. Esta decisão significou que eu estava a pagar AU$800 por um drone que normalmente custaria mais de AU$1200.
Não importa o seu orçamento, existe certamente um zangão para corresponder ao seu preço.
Pode começar o seu hobby de drone a partir de apenas $50 e gastar muitos milhares de dólares quando souber exactamente o que quer do seu drone.
Na tabela abaixo, descrevi alguns dos drones mais populares e os seus preços. Poderá ficar surpreendido com o pouco que um zangão pode custar.
Trata-se apenas de uma selecção muito pequena de todos os diferentes zangões que estão disponíveis para compra. Uma coisa é certa. No entanto, todos os zangões que encontrar serão significativamente mais baixos do que um helicóptero. Os custos de manutenção e funcionamento em curso serão também uma fracção do que pode esperar se decidir comprar um helicóptero.
Uma opção para todos
A única coisa que adoro no meu drone é que ele é pequeno e portátil e tira fotos e vídeos de alta resolução.
Há muitos drones no mercado que oferecem tudo, desde câmaras de nível básico até câmaras de zoom de alta definição total com sensores e resoluções incríveis.
Não importa o que se procura num zangão, quase de certeza que o encontrará actualmente a ser fabricado. Se quiser um zangão com capacidades de lidar – fácil. Se quiser um zangão com capacidades de imagem térmica – não procure mais longe do que a térmica de Anafi Papagaio.
algumas indústrias serão completamente transformadas pela tecnologia dos drones à medida que se tornam mais acessíveis e os fabricantes acrescentam diferentes acessórios e capacidades a um drone.
Discutirei mais detalhadamente sobre isto abaixo.
Não é necessário piloto a bordo
Um helicóptero e um drone requerem um piloto, mas um piloto de drone permanece são e salvo no solo enquanto pilota o seu drone à distância.
Enviar um zangão para ganhos perigosos ou condições ambientais extremas não é o ideal. Ainda assim, é muito mais sensato do que arriscar a vida de um helicóptero ou piloto por uma missão de voo perigosa.
Nenhum piloto a bordo significa que o drone é incrivelmente pequeno e pode mesmo ser enviado para espaços confinados e inspecções no interior – algo impossível com o tamanho de um helicóptero.
Requisitos de licença fáceis
Tem de cumprir todos os requisitos de autoridade aérea e de elegibilidade básica para obter a sua licença de helicóptero. Deve frequentar a escola primária, fazer e passar um teste de conhecimentos escrito, fazer treino de voo até cumprir os requisitos mínimos e o seu instrutor assinar as suas qualificações. Depois, há também um teste prático que deve fazer e passar antes de ser autorizado a ser piloto de helicóptero.
Por outro lado, pilotar um drone significa muitas vezes fazer um simples teste depois de se familiarizar com as leis e regulamentos em torno de veículos aéreos não tripulados. Por exemplo, na Austrália, tive de passar um teste online muito simples que se centrava principalmente nos aspectos de segurança de pilotar um drone, tais como distância de outras pessoas, altura máxima de voo e afastamento de aeroportos e outras infra-estruturas governamentais.
Não custa muito fazer o exame de piloto de aeronaves, e é uma fracção do que se pode esperar pagar quando se aprende a pilotar um helicóptero.
Posso chegar perto das infra-estruturas
drones são muito melhores do que um helicóptero para inspecção de infra-estruturas e para se aproximar e pessoal com áreas salientes tais como pontes e cabos eléctricos.
Um helicóptero produz muitas downdraughts para voar. O downdraught significa que chegar perto e por baixo de obstáculos é quase impossível devido ao volume de ar que precisa de ser deslocado para que um helicóptero se mantenha em voo. Por outro lado, um drone requer muito menos ar para ser movimentado e pode aproximar-se relativamente aos bens para inspecção.
Outra componente fantástica dos zangões é que podem ser programados para monitorizar activos e estruturas de forma autónoma usando programas e software sofisticados de inteligência artificial.
Uma empresa chamada SkySpecs é um exemplo de uma empresa que optimiza as operações e manutenção de parques eólicos. Eles desenvolveram drones personalizados e software de manutenção preditiva e algoritmos para responder a esta questão específica.
Os investigadores no Reino Unido deram este passo em frente e desenvolveram drones autónomos para inspeccionar locais de energia offshore. Na investigação conduzida pelo Centro de Robótica de Edimburgo, o seu objectivo era eliminar a necessidade de os seres humanos transportarem tarefas perigosas e dispendiosas, tais como a realização de abseiling turbinas e a deslocação a parques eólicos offshore em navios ou helicópteros.
Fácil de transportar
Drones são melhores que os helicópteros porque são muito fáceis de transportar. Para transportar um helicóptero de um lugar para outro, pode pilotá-lo ou colocá-lo na parte de trás de um camião.
O meu DJI Mavic Air é espantosamente compacto, uma vez que os braços são dobrados. O típico factor de forma do zangão pode ser espremido dentro de uma mochila ou mala, o que significa que pode levar o seu zangão consigo para qualquer lugar. Uma das melhores coisas de possuir um zangão é que ele é portátil e permite capturar as suas aventuras.
Baixo risco para o ambiente
Por causa do peso leve de um zangão, há um risco relativamente baixo para as pessoas nas proximidades, e há um risco muito baixo para o ambiente que rodeia a missão de voo.
Este dano pode ser catastrófico se a hélice do drone entrar em contacto com os seus olhos, mas para uma grande parte, não lhe pode fazer mal para além de um corte e contusão superficial.
Os investigadores da Universidade de Aalborg na Dinamarca têm vindo a testar os danos causados por uma gama de hélices. Têm vindo a utilizá-los para causar uma gama de danos na carne de porco (uma vez que é uma das coisas mais próximas do músculo e da pele humana). Também levaram as hélices para outros materiais como vidro e carros – tudo em nome da ciência!
Os cientistas descobriram que as lâminas de plástico estilhaçam-se praticamente ao impacto enquanto que as lâminas de fibra de carbono (conhecidas pela sua força) podem causar muito mais danos. Estes foram apenas os inícios de um estudo de investigação e estão a planear trabalhar mais com hospitais à medida que as lesões provocadas por zangões se tornam uma ocorrência mais comum.
Durante 2019 e início de 2020, usei o meu drone para fazer vlogging e mostrar às pessoas como era a minha rotina diária como fundador inicial. Até me imaginei um pouco como um Casey Neistat durante algum tempo!
A minha experiência com a lesão do meu zangão foi tripla:
- A contusão da lesão foi pior do que os cortes que tive.
- Não foi pior do que a altura em que tirei a parte superior do dedo com um ralador de queijo
- Estava tudo curado após duas semanas sem cicatrizes duradouras – apenas uma lição aprendida!
Da minha pesquisa online, esta é a minha compreensão da experiência da maioria das pessoas com lesões provocadas por zangões e ainda nenhuma prova de que possa tirar-lhe o dedo em qualquer sentido.
Adorei a dinâmica que deu aos meus vídeos – mas à medida que nos habituamos cada vez mais a voar e nos sentimos mais à vontade para nos aproximarmos do zangão – é aí que é mais provável que nos magoemos. Tal como eu experimentei:
Muito mais silencioso
Drones são significativamente mais silenciosos do que os helicópteros. A curtas distâncias, os helicópteros requerem auscultadores e protecção auricular. Os drones são significativamente mais silenciosos do que os helicópteros porque são mais pequenos e utilizam a energia fornecida por uma bateria eléctrica.
O som de um zangão está em qualquer lugar entre o zumbido de uma abelha e o dano inferior de uma motocicleta em marcha lenta. É muito menos intrusivo e não leva tão longe. Voar com o meu zangão aproximadamente 100 m acima do solo torna-o quase inaudível.
Peças de substituição de tampões
Drones são melhores que um helicóptero para fotografia e outras actividades sem carga porque a manutenção e as despesas com peças de substituição são muito menores.
Drones requerem normalmente hélices e baterias novas regularmente. Mudar as suas hélices com mais frequência do que pensa ser necessário é importante para voar de forma segura e incontrolável através do ar.
O horário de manutenção e substituição de um helicóptero é muito mais rigoroso porque transporta pessoas e é muito mais pesado do que um zangão. Existem regras e regulamentos muito rigorosos em torno do horário de manutenção de um helicóptero, o que é importante para a manutenção da segurança aérea.
Utilizável para uma série de indústrias diferentes
Drones são adequados para uma enorme variedade de indústrias diferentes.
Se os drones irão ou não substituir os helicópteros depende da tarefa que os helicópteros desempenham em cada indústria e se a tecnologia dos drones oferece ou não uma vantagem em termos de segurança ou custo.
Se quiser saber mais sobre se os zangões vão ou não substituir os helicópteros, pode consultar o meu outro artigo – clique aqui – onde passo por todas as diferentes indústrias em que os zangões estão a revolucionar as tarefas e a segurança.
Drones estão a ter impacto numa vasta gama de indústrias e campos tais como:
- Arqueologia – Um estudo publicado em 2018 analisou a utilização de lidar de zangões para aumentar a qualidade da documentação das características arqueológicas e das suas propriedades físicas.
- Fototografia de bens reais – A tecnologia dos zangões está a tornar-se mais barata, e as câmaras que os zangões transportam são muito mais resistentes e capazes do que nunca.
- Agricultura – A pulverização de culturas é um uso muito comum da tecnologia dos zangões. Os zangões podem voar directamente sobre as culturas – minimizando a pulverização excessiva nos campos vizinhos e operando de forma autónoma – manobrando para cima e para baixo filas de culturas sem atenção contínua do piloto.
- Monitorizar a vida selvagem – Os zangões são também superiores aos helicópteros quando monitorizam a vida selvagem. O superior é porque são muito portáteis, têm a capacidade de fazer zoom em áreas específicas do ambiente, têm baixo ruído em comparação com um helicóptero.
- Procura e salvamento – um zangão consumidor foi capaz de localizar um montanhista. Ele e o seu parceiro de escalada foram separados enquanto escalavam o pico mais alto do mundo – Broad Peak nas montanhas de Karakoram no nordeste do Paquistão.
Algumas coisas que os zangões não podem fazer
Felizmente, os zangões não são a resposta para cada caso de utilização. Lutam quando é preciso transportar pesos pesados a longas distâncias e permanecer no ar por muito tempo.
Transportar pessoas
Drones não são capazes de transportar pessoas neste momento. Até a tecnologia dos drones ficar mais segura e mais acessível, os helicópteros serão sempre o modo de transporte vertical dominante para o transporte de pessoas.
Lift objectos pesados
O mais popular no mercado são as asas de DJI Spreading e DJI Agras MG-1 que podem transportar até 11 kgs cada uma. Mas o máximo que um drone comercial pode transportar neste momento é de 18kg. Essa proeza é realizada pela Freefly Systems ALTA 8.
Se quiser levantar cargas pesadas é muito mais adequado utilizar um helicóptero do que um zangão. Têm muito mais potência, e alguns drones podem levantar até 44.000 lbs.
Ficar no ar durante horas
Helicópteros são muito melhores a viajar grandes distâncias devido à sua fonte primária de energia se quiser viajar grandes distâncias com o seu veículo aéreo.
A capacidade de uma bateria de drones é severamente limitada devido à tecnologia, e a densidade de energia é muito mais baixa do que a da gasolina.
Drones só podem viajar a cerca de 10 km de distância do seu controlo remoto, mas provavelmente ficarão sem bateria para regressar a casa em segurança. Estes problemas fazem com que a viagem média de longa distância se realize a uma distância entre um e 2 km do piloto.
A palavra final
Neste artigo, analisámos porque é que os zangões são melhores do que os helicópteros para alguns usos. Use esta lista para compreender as emocionantes possibilidades que pode abrir ao comprar um drone por várias razões, incluindo fotografia e inspecção. No entanto, tem de estar ciente da limitação dos zangões.
Drones são apenas uma ferramenta e são limitados pela tecnologia actual.
Como a tecnologia dos drones continua a melhorar, os drones irão provavelmente ultrapassar os helicópteros em muitas áreas diferentes. A corrida está a decorrer para entregas de zangões e outras tarefas aéreas rápidas, tais como a entrega de órgãos. Muitos empresários e start-ups em todo o mundo estão a concentrar-se numa série de problemas diferentes.
Não tenho dúvidas de que a tecnologia dos drones, sejam eles de asa fixa, quad, ou de descolagem e aterragem vertical, se desenvolverá lentamente para que possam vencer os helicópteros numa gama de tarefas e aplicações de nicho.