Quando se compra um zangão, os fabricantes declaram frequentemente um nível de resistência ao vento. Este valor é independente da velocidade máxima do drone e indica o nível de vento em que irá voar o seu drone em segurança.
O nível 5 é a resistência ao vento mais comum para os zangões. Significa que pode voar com o seu zangão a velocidades do vento até 10,7 m/s (24 mph) em segurança. Voar com ventos acima disto resultará em movimentos imprevisíveis dos zangões e um maior risco de acidentes.
Os fabricantes de drone declaram frequentemente a resistência do vento para um drone em termos de metros por segundo ou um nível. O nível é conhecido como a escala de Beaufort, e é uma medida empírica que relaciona a velocidade do vento com as condições observadas, seja no mar ou em terra.
Table of Contents
A escala de nível de vento
A escala Beaufort foi derivada em 1805 por um contra-almirante num navio da Marinha Real Irlandesa.
Aqui, na tabela abaixo, temos os níveis da escala de Beaufort e a velocidade do vento em metros por segundo a que cada nível se refere. Se o fabricante do seu drone citar níveis, use esta tabela para determinar se um drone seria ou não adequado para as condições de vento que experimenta na sua área local.
Níveis de vento
Se vive numa área particularmente ventosa, deve verificar as informações meteorológicas locais para obter o máximo de rajadas de vento que experimenta durante uma estação típica. Esta velocidade máxima irá informá-lo sobre o tipo de drone que precisa de comprar.
Na minha experiência, pilotar um zangão em condições muito ventosas resulta em avisos do zangão e que se deve aterrar o mais depressa possível. Como me tornei mais confortável a pilotar o meu zangão, rejeitei estes avisos e continuei com o meu voo ao mesmo tempo que exercia maior cautela e cuidado.
Muitos zangões vêm com uma resistência ao vento de nível 5 porque os fabricantes utilizam motores com uma potência de saída para resistir a um vento de 10,5 m/s. Motores de maior qualidade começam a aumentar o preço do zangão, e a maioria das pessoas não precisará de um zangão para combater ventos fortes.
Drones com resistência ao vento de nível 5
Resistência ao vento de nível 5 num zangão é muito comum. Os fabricantes determinaram que é necessário um nível 5 de resistência ao vento para a maioria dos utilizadores. Uma resistência ao vento de nível V significa que o drone pode suportar as velocidades do vento comuns encontradas durante a utilização casual.
O peso do drone, a potência de saída dos motores e a capacidade da bateria ou desempenhar um papel nas decisões do fabricante para tornar o drone acessível, mantendo um elevado desempenho.
Na tabela abaixo, partilho os zangões com uma resistência ao vento de nível 5.
A resistência do vento dos drones na tabela acima só está vagamente correlacionada com a velocidade máxima do drone. A resistência do vento depende da capacidade do zangão de responder às forças laterais do vento. Esta resistência depende de outros factores, incluindo a qualidade dos sensores e a programação do software que interpreta os dados e pode responder às forças laterais.
Se quiser um zangão com maior resistência ao vento, terá de olhar para o extremo superior dos zangões ao nível do consumidor.
Drones com maior resistência ao vento
Uma vez que a tecnologia dos drones se torna mais barata e a electrónica miniaturizada necessária para manter um drone num voo estável também se torna mais acessível, podemos esperar uma maior resistência ao vento de cada lançamento de drones.
Por exemplo, o recente lançamento do DJI Mavic três vem com uma maior resistência ao vento do que os seus predecessores, e a minha suposição e expectativa para o futuro é um aumento contínuo destes níveis de resistência ao vento.
Aqui estão três zangões com níveis seis a oito quando a resistência.
- Mavic 3 – Nível 6
- Parrot Anafi – Nível 7
- Autel Evo 2 Pro – Nível 8
se quiser saber mais sobre o melhor drone para ventos fortes, consulte o meu outro artigo, clique aqui, onde passo por todos os drones que têm uma resistência muito elevada ao vento e o tornam perfeito para pessoas que requerem filmagens de alta qualidade em condições meteorológicas particularmente difíceis.
O melhor zangão para ventos fortes
O Autel Evo 2 Pro é o zangão perfeito para ventos fortes. Este drone tem a velocidade máxima mais rápida de todos os drones que avaliamos neste artigo, 20 m/s, e pode suportar velocidades de vento de 17 a 20 m/s (que é uma força de vento de nível 8).
A velocidade máxima de voo do drone de 45 mph (ou 20 m/s) permite-lhe adaptar-se facilmente às alterações das condições do vento enquanto ainda se desloca rapidamente de e para o seu local de lançamento.
Uma outra característica que me agrada neste zangão é que ele pode evitar obstáculos de todos os lados. Tem 19 grupos de sensores, incluindo 12 sensores visuais, a câmara primária frontal, ultra-sons e outros sensores que lhe permitem criar um mapa tridimensional que utiliza para planear a sua viagem.
Isto, juntamente com o poder de processamento extraordinariamente rápido, significa que o seu zangão será capaz de o seguir em tempo real numa variedade de condições desafiantes.
O que acontecerá se voar acima da resistência ao vento declarada?
Voar o seu drone em velocidades do vento acima da resistência ao vento indicada pode resultar em vários problemas que podem aumentar a probabilidade de você bater com o seu drone ou ter um acidente grave.
Na minha experiência, a resistência ao vento do zangão declarada pelo fabricante é frequentemente muito conservadora.
Aqui estão todos os problemas que pode esperar encontrar se decidir voar em condições particularmente ventosas.
Muito mais movimento de zangão
a resistência dos zangões ao vento depende muito da capacidade do zangão de extrair energia suficiente dos seus motores. Não só tem de haver energia suficiente gerada, como o zangão tem de responder rapidamente. Quanto mais barato e menos potente for o zangão, mais movimento se pode esperar durante o voo.
Como o vento empurra o zangão de um lado para o outro, ele vai enrolar os motores em diferentes combinações para garantir que se mantém num local GPS fixo. Se o drone não tiver potência suficiente para superar a força que actua sobre ele do vento, irá derivar e demorar um momento a encontrar o seu caminho de volta ao local GPS que iniciou em.
O vento forte não é necessariamente um problema se for rajada porque o drone voltará à localização e altura GPS uma vez terminada a rajada. Um vento contínuo superior à resistência do vento faria com que o zangão andasse à deriva continuamente.
Foi um momento de pânico, mas consegui devolver o meu zangão em segurança antes que ele fosse levado pelos ares para o oceano.
Imagens desfocadas
É de esperar que o seu zangão tenha dificuldade em recolher fotografias a velocidades de vento mais elevadas. Os drones foram programados para a suspensão cardan a fim de contrariar velocidades de vento relativamente baixas. Se voar o seu zangão fora destes parâmetros, a câmara e o zangão não irão compensar a instabilidade extra enquanto tira uma foto de zangão.
Videos também se tornarão muito menos estáveis, e o gimbal terá dificuldade em criar filmagens suaves enquanto voa contra ventos fortes.
Aumento do risco de acidentes
A ventos mais fortes, há uma hipótese muito maior de que o seu drone se mova erraticamente e encontre diferentes erros, tais como velocidades elevadas do motor, drenagem rápida da bateria, avisos de vento forte e mais.
Muitos pilotos de drone ignoram estes avisos, mas em condições de vento forte, estes avisos devem ser levados a sério, e na maioria dos casos, é melhor regressar ao seu local de descolagem e aterrar o seu drone o mais rapidamente possível. A menos que tenha uma missão que precise de ser completada durante o seu voo, é sempre melhor voltar numa altura diferente.
Cheguei que regressar para completar uma missão num dia com condições de vento muito mais favoráveis resultou num melhor resultado para o zangão e o cliente.
Calor mais elevado gerado
Drones ficam quentes enquanto voam, e voar a altas velocidades de vento significa que a electrónica e os motores trabalham arduamente para manter o drone estável.
Calor incandescente pode potencialmente causar danos nos componentes internos, e se lhe disser que a velocidade máxima do motor foi atingida, o seu drone irá provavelmente sobreaquecer muito em breve.
A bateria também vai ficar muito quente, pois a energia é necessária muito mais rapidamente. A troca de energia da bateria para o drone liberta calor. Certifique-se de que a bateria arrefeceu completamente antes de tentar recarregá-la. As baterias de polímero de lítio são particularmente vulneráveis a danos causados pelo calor elevado.
Felizmente, voar com vento forte e fresco pode dissipar alguma da energia gerada durante o voo. No entanto, se for um dia quente e ventoso, é mais provável que o seu zangão fique perigosamente sobreaquecido.
Mais erros de suspensão cardan
O gimbal é uma parte importante do seu zangão e está sempre a tentar ultrapassar a instabilidade de voo.
Estou certo que voei de avião quando o vento era excepcionalmente forte, e ignorei os avisos de vento forte para continuar a voar. Quando olho para a vista em primeira pessoa do voo, isto é tipicamente claro.
O zangão vai estar a saltar e a lutar para combater o vento à medida que mudo de direcção, resultando em tremores, solavancos e movimentos bruscos no filme.
Se estiver a voar frequentemente em circunstâncias especialmente ventosas, é provável que receba também notificações relativas à sobrecarga da suspensão cardan.
Owners de alguns drones da série DJI Mavic também relataram que se pegarem no drone depois de este ter aterrado e o manobrarem rápida e erraticamente, podem receber um aviso de sobrecarga de drone.
Se quiser saber mais sobre a superação de problemas de sobrecarga de cardan, consulte o meu outro artigo, clicando na imagem abaixo.
Dicas para voar com ventos fortes
Aqui estão algumas dicas simples para garantir que o seu zangão regressa em segurança e que não corre o risco de se ferir.
Fica longe de actualizações
Drones são particularmente bons a contrariar os movimentos laterais, mas não são muito bons com aceleração para cima e para baixo. Afaste-se das correntes de ar nas arribas e outras superfícies verticais, porque o seu zangão vai ficar ajustado para cima e para baixo e terá dificuldade em contrariar a força.
Os ventos são facilmente forçados a um movimento vertical quando encontram características geológicas e outras superfícies verticais.
Desligar modos restritivos
Alguns drones vêm com modos restritivos, tais como o modo principiante. Estes restringem frequentemente as velocidades superiores e a capacidade do drone de responder a forças laterais.
Assegure-se de que não voa com qualquer modo restritivo activado, pois limitará a sua capacidade de responder rapidamente aos movimentos imprevisíveis causados pelo voo de um zangão com vento forte.
Dar espaço extra às árvores
Um zangão está continuamente a tentar manter um caminho de voo estável.
Isto significa que reage tão rapidamente quanto o software pode identificar anomalias nos sensores, enrolando os motores para contrariar o movimento. Verifique o meu outro posto, Why Do I Need to Calibrate My Drone, para obter informações adicionais sobre a calibração de sensores. Clique aqui para chegar ao artigo sobre preocupações pouco conhecidas.
Como resultado, quando voar com ventos fortes, deve dar um amplo cais de obstáculos na área de voo. Recomendo ficar a pelo menos 5 metros de distância de quaisquer árvores, muros, ou outras barreiras.
Cuidado com os detritos
É normal que a descida das hélices desloque algum do lixo e coisas leves nas proximidades durante a descolagem ou aterragem.
Uma plataforma de aterragem será um dos métodos mais eficazes para salvaguardar o seu zangão, protegendo-se ao mesmo tempo enquanto este descola e aterra.
Em caso de dúvida, lembre-se de aterrar o seu zangão o mais depressa possível, pois isto assegurará que o seu zangão está protegido e pode voar outro dia.
Sumário – Nível 5 de resistência ao vento
Este artigo já passou por tudo o que precisa de saber sobre resistência de amigos de nível V e porque é uma das resistências de vento mais comuns no mercado.
Resistência ao vento de nível V protegê-lo-á das velocidades do vento normalmente encontradas, e se quiser um zangão com uma velocidade do vento mais elevada, deve olhar para um zangão com uma maior velocidade máxima e potência de saída.
Não se esqueça de voar com o seu zangão em ventos que excedam os números de resistência ao vento dos fabricantes, pois podem ocorrer vários problemas e aumentar as hipóteses de ter um acidente.